TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – FACS

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/BACHARELADO

Nome: Franklin de Oliveira Souza

Período: 8º Educação Física (Bacharel)- Universidade Vale do Rio Doce-         UNIVALE.

Professor: William José Martins de Lima,

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado (programas de promoção da saúde e hospitais) - Grupo Único.

Desde a regulamentação da profissão, através da Lei 9.696/1998, e com a atuação do Sistema CONFEF/CREFS,o profissional de Educação Física vem conquistando cada vez mais espaço no mercado, através do trabalho ético, obtendo assim um maior reconhecimento e a valorização pela sociedade.

        Essa valorização não se limitou apenas às áreas de Educação e Esporte, mas despertou também a área da Saúde para a importância dos Profissionais de Educação Física, ao reconhecer que o exercício físico vem se tornando cada vez mais necessário para uma vida saudável.

        O Ministério da Saúde (MS), atento aos fatores determinantes de saúde e principalmente aos altos índices de sedentarismo no Brasil, incluiu a atividade física no Sistema Único de Saúde (SUS), como fator primordial para melhorar a qualidade de vida da população. Iniciou assim uma série de ações para promoção da saúde e prevenção de doenças através do exercício físico, e incorporou os Profissionais de EF no quadro de profissionais da Saúde.

        Desde então, o Ministério da Saúde salientou a importância da prática de atividade física, principalmente com a divulgação da Política Nacional de Promoção da Saúde (2006).

        Assim, a fim de conhecer como funciona a atividade do Profissional de Educação Física nas Unidades dos NASF, Eu Franklin de Oliveira Souza, residente na rua: Rodolfo de Abreu, 429, Bairro São Paulo; meu telefone é (33) 988714918. Sou acadêmico do  8º Período do Curso de Educação Física (Bacharel), realizei meu estágio conforme foi proposto pelo professor WILLIAM JOSE MARTINS DE LIMA, da Disciplina Estágio Curricular Supervisionado (programas de promoção da saúde e hospitais) - Grupo Único , da UNIVALE/GV, , propôs que os alunos, em grupo, acompanhasse as aulas destes profissionais e vivenciasse este trabalho, com no mínimo 06 horas aulas diárias e 30 horas semanais de observação, sendo que este trabalho foi registrado em relatório, fotografia, será acompanhado deste formulado dentro do contexto da ABNT, conforme adiante se vê.

O estágio foi realizado  na Academia da Saúde – NASF, com sede na Rua: Astolfo Silva –Centro, nº 80 B, Complemento, município de Mendes Pimentel UF: MG, sendo representada por Priscylla Carvalho dos Reis Rodrigues, Profissional de Educação Física, portadora da Identidade nº MG 14288285, CPF Nº 101.196.66626 sendo a representante legal, na forma da lei.

A unidade de saúde é dividida estruturalmente da seguinte forma:  um cômodo grande para dar as aulas, um recepção, dois banheiros, um área externa onde fica guardado os materiais do governo. Todos os dias tem  aula, onde  o público atendido são mais ou menos de 50 a 60 mulheres de meia idade para baixo, elas apresentam o cartão do SUS, onde a Educadora afere a cada aula a pressão de todos os alunos hipertensos e de quem deseja tal atendimento.  Os profissionais que compõem as equipes do NASF preenchem seis categorias distintas, seguindo as normas da portaria: fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico, nutricionista, preparador físico e psicólogo. Estas categorias foram escolhidas por causa da demanda reprimida de pacientes para essas áreas e pelos diversos agravos à saúde crônicos, incapacitastes e sociais dos territórios definidos no município. Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (e SF), as equipes de atenção básica para populações específicas, e com o programa academia da saúde.

Mas nesta unidade de saúde atualmente a realidade é outra, sendo  composta somente pela Coordenadora/ professora: Priscylla Carvalho dos Reis Rodrigues, a mesma relata  que o Governo não envia verba para a manutenção e compra de materiais para trabalhar com as pessoas que necessitam do atendimento, mesmo assim, ela faz o planejamento dividindo as atividades, promovendo atividades mais descontraídas para dar mais estimulo as alunas, e por incrível que pareça a professora é responsável em fazer o planejamento do  É SUS todo mês. De acordo com a professora, em questão da verba que não está sendo passada é uma realidade enfrentada por vários municípios. Mas no município de Mendes Pimentel o prefeito pagar o custeio com o dinheiro da prefeitura, porque não está na inscrição da academia da saúde.    

De acordo com o Educador Físico, não há restrição de público, mas contudo o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), exige que no quadro de pessoas assistidas estejam inclusas, pessoas com tais patologias. Esta participação não é obrigatória e assim, fica mais difícil conscientizar as pessoas da prática da atividade física e isso ocorre quase sempre através de convite gentis das Agentes de Saúde e outras vezes das amigas, grupos da terceira idade e outros. Os exercícios se dão com intensidade moderada. Percebemos que o professor ensina aos alunos como realizar o exercício, explicando o porquê está executando, indo até este e auxiliando na forma correta de erguer, pegar ou elevar o membro trabalhado, isto promove uma forma eficaz de internalizar como fazer a atividade, até se estiver sozinho para realizá-lo.

        Independente de qual seja a atividade oferecida, percebemos que mais que atividade física, os alunos buscam interação, vida ativa, movimento. Querem ser úteis, estar de bem com elas e com os outros, esperam com muito entusiasmo a próxima aula, e buscam uma forma de viver mais e a cada dia melhor. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. O alongamento tem sempre uma determinada amplitude de movimento, nesse caso Norkim e White (1997, p. 59) define alongamento “A quantidade de movimento de uma articulação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (474.9 Kb)   docx (359.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com