TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

3.1 Escola Técnica SENAI-PE

Fundada a mais de setenta anos, o SENAI-PE desenvolve atividades voltadas para geração e melhoria da mão de obra, assim como a prestação de serviços para indústria. Na área de educação o SENAI-PE, forma profissionais nos níveis de capacitação, qualificação, técnico e, mais recentemente, em nível superior.

3.2 Qualificação Profissional

Os trabalhos realizados na qualificação profissional têm por objetivo formar e qualificar a mão de obra da construção civil.

Nesta modalidade os alunos que realizam o(s) curso(s) assistem a aulas teóricas e práticas, e recebem treinamentos e capacitação para desenvolver as atribuições e competências previstas na ementa do curso. Assim, o aluno concluinte do curso é certificado e está apto para atuar como profissional da indústria da construção civil.

3.3 Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

Como docente da Escola Técnica SENAI Água Fria, conduzo o aprendizado dos alunos do curso de eletricista instalador predial de baixa tensão, auxiliando-os a desenvolver as competências de um profissional da área de eletricidade.

O curso acontece em cinco módulos, donde são desenvolvidas aulas teóricas e práticas, e os alunos que desenvolverem as competências previstas em cada módulo, serão aprovados e certificado pelo SENAI-PE, como profissional da área.

O primeiro módulo é denominado Introdução. Em 20 (vinte) horas os alunos recebem aulas de matemática básica, linguagem e comunicação, e conceitos sobre relações humanas e do trabalho.

O segundo módulo é o de QSMS (qualidade, saúde, meio ambiente e segurança). Importantíssimo para integração do profissional ao sistema de gestão de qualidade que hoje a grande maioria das empresas de construção civil desenvolve. Em 16 (dezesseis) horas os alunos adquirem os conhecimentos sobre sistema de gestão de qualidade e o seu papel para o desenvolvimento e na busca da qualidade. Saúde e segurança conscientizando-o principalmente sobre a importância da prevenção. E meio ambiente na qual o mesmo faz parte e tem dever de preservá-lo para os presentes e para geração futura.

Básico de eletricidade é o terceiro módulo, e é neste módulo onde o aluno começa a receber os conceitos que diz respeito à função que ele irá desempenhar na obra. Jugo o módulo de Básico de Eletricidade como sendo o mais importante para formação de uma boa mão de obra, pois é neste momento em que diferenciamos a qualidade da mão de obra, isso porque o aluno simplesmente não só aprende a desenvolver a ligação de um determinado equipamento elétrico ou de alguma instalação elétrica, mas sim ele passa a entender o porquê de realizar essa atividade daquela maneira. Vale ressaltar que as tecnologias estão sendo sempre inovadas e novos equipamentos surgem no mercado, e o aluno que de fato aprendeu a interpretar as informações dos fabricantes dos materiais elétricos e dos conceitos necessários para realizar a instalação de determinado dispositivo vai saber desenvolver a ligação de qualquer um deste equipamento existente no mercado ou outro novo que possa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com