TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do filme - Mcfarland

Por:   •  25/10/2017  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  9.752 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Educação

Departamento de Educação Física

Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Treinamento desportivo

Docente: Admilson Santos

Discente: Vagner Barbosa

Relatório do filme

“Mcfarland”

Salvador

2017

Mcfarland USA

McFarland USA é um drama baseado na história real de um grupo de jovens humildes de uma comunidade rural dos EUA que, graças à chegada de um novo professor de educação física na escola local, formam uma equipe de corrida cross country. Essa cidade, aliás, era a mais pobre da 'América' na época em que o professor Jim White (interpretado pelo ator Kevin Costner) assume como treinador. Mostra o dia a dia de famílias de imigrantes, da dureza do trabalho, da falta de perspectivas e da distância que aquela gente humilde e pobre vivia do 'sonho americano'. A realidade é bem outra. É cheia de preconceitos, dificuldades, um choque de realidade imenso para ele. Além de lecionar biologia e educação física, Jim White também é assistente do treinador do time de futebol americano da escola, porém isso dura apenas 01 dia. Não deixando que esse “fracasso” inicial abale seu recomeço na nova escola, Jim acaba notando um dom que não era explorado nesses jovens garotos: a resistência na corrida. Devido à difícil realidade deles, a maioria dos jovens acordava mais cedo para ir para o campo de colheita, depois corriam para a escola e voltam para o campo correndo após a aula.

E assim, vendo o potencial desses jovens, Jim junta um grupo de sete garotos para um time de cross-country, em uma oportunidade que mudaria a vida deles para sempre.  Depois de muito treino eles vão para as seletivas e para o campeonato estadual. No decorrer do filme, o durão e indiferente Jim White acaba nos conquistando por entender sua importância na vida dos garotos e se tornar um grande motivador, mostrando que as dificuldades que encontram no atletismo não é nada comparado às dificuldades das vidas deles. Graças a Blanco, como é chamado carinhosamente pelo seu time, o time de cross-country de McFarland se tornou campeão estadual por 13 anos e atualmente ele ainda treina o time dessa escola. E vejam que legal: os sete meninos do time original de cross-country foram os primeiros de suas famílias a irem para a faculdade e terem uma carreira além dos campos de colheita. E mesmo assim, voltaram para a cidade para mudar a vida de outros jovens, treinando sempre com os times mais novos para motivá-los, para mostrar que é possível mudar de vida.

Métodos de treinamento

 Métodos contínuos. São aqueles que envolvem a aplicação de cargas contínuas caracterizadas pelo predomínio do volume sobre a intensidade. Propiciam basicamente o desenvolvimento da resistência aeróbica, da resistência muscular localizada e do ritmo

Periodização

Não consegui identificar claramente a periodização utilizada por Jim White no filme,

mas basicamente percebi que os treinamentos eram feitos em ritmo de pré competição e competição.

Trabalho de força

Embora não seja a valência física mais importante que foi mostrada no filme, a potência muscular influencia no rendimento global do atleta porque tem a ver com o sustento da velocidade final. Como já sabemos, potência e velocidade estão intimamente ligadas, uma vez que, por definição, potência é igual à força x velocidade. Nos treinamentos vistos no filme, a transposição de obstáculos, como troncos de árvores e pequenos riachos, que obrigavam os atletas a saltar, estimula o desenvolvimento da força explosiva. Na prática, em determinadas corridas de rua não é raro o uso dessa valência quando o corredor tenha que se desvencilhar de pequenos obstáculos como saltar para a calçada e voltar para a pista, saltar sobre buracos na pista, acelerar para passar na frente de alguém ou até mesmo desviar de transeuntes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (256 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com