TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica sobre Qualidade de Vida

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  2.618 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

        Pentáculo do Bem-Estar – Qualidade de vida no trabalho

                                                Talyta Ellen

                                                Borman Antonio

                                                Bismark Loiola


Qualidade de vida no trabalho – Pentáculo do Bem-Estar

        A presente resenha tem por base o tema qualidade de vida, o Pentáculo do bem-estar. O impacto do estilo de vida dessa nova geração, levanta a questão sobre como estamos priorizando nossa saúde, física e mental. Pautando a falta de tempo pra cuidar no corpo e da mente, o estresse diário, e o desgaste; determinam motivos para justificar a falta de atenção aos sinais do nosso corpo causados pela inatividade física, alimentação inadequada e outros hábitos de vida errôneos. O Pentáculo do bem-estar se coloca como uma visão ampla de onde estão nossas faltas e onde corrigir.

De acordo com nahas, O Pentáculo do Bem-Estar (PBE) é uma demonstração gráfica dos resultados obtidos através do questionário do perfil do estilo de vida individual, que inclui características nutricionais, nível de estresse, atividade física habitual, relacionamento social e comportamentos preventivos, sendo demonstrada em figura no formato do Pentáculo (estrela), com intuito de facilitar a visualização dos seguimentos abordados (NAHAS, 2003).

[pic 2]

Representação do Pentáculo do Bem-Estar.

Dissertaremos sobre cada extremidade  representativa, pautando cada tópico e onde se encaixam.

 Atividade Física

De acordo com a WHO, a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. A inatividade física (falta de atividade física) foi identificada como o fator de risco para a quarta maior mortalidade global (6% das mortes em todo o mundo). Além disso, inatividade física é estimada como sendo a causa principal de aproximadamente 21-25% dos cancros do cólon e da mama, 27% de diabetes e aproximada mente 30% da carga isquêmica cardíaca doença. O sedentarismo é considerado um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, tendo como uma de suas principais consequências, as doenças cardiovasculares (AROUCA, 2003).

 Essas doenças tornam-se um paradigma que relaciona a exposição ao efeito, entendendo exposição como uma rede multicausal de fatores determinantes das doenças.

          Estudos demonstram que a prática regular de atividade física durante 90 a 120 minutos semanais também promove a melhora da composição corporal, a diminuição de dores articulares, o aumento da densidade mineral óssea, a melhora da utilização de glicose, a melhora do perfil lipídico, o aumento da capacidade aeróbia, a melhora de força e de flexibilidade, a diminuição da resistência vascular entre outros.

        Como fator necessário para o Bem-Estar, a atividade física é indispensável para o bom funcionamento dos órgãos e músculos do corpo humano, proporcionando um aumento na qualidade de vida significativa.

Controle do Estresse e Relacionamento Social

Em um mundo corriqueiro e agitado no qual vivemos exige uma vigilância constante de nossa forma de agir para não sermos levados pela corrente e nos tornarmos frágeis às coisas mais importantes da vida. Pessoas estressadas estão mais sujeitas a distrações e acidentes e produzem pouco, por isso saber o que o estresse é necessário.

A palavra estresse tornou-se de uso corriqueiro, difundida por meio dos diferentes meios de comunicação. Usa-se como sendo a causa ou a explicação para inúmeros acontecimentos que afligem a vida humana moderna. A utilização generalizada, sem maiores reflexões, simplifica o problema e oculta os reais significados de suas implicações para a vida humana como um todo (GOLDBERG, 2001).

Segundo Mcgrath (1970), citado por Weinberg e Gould (2001), o estresse pode ser entendido como um desequilíbrio acentuado entre condições físicas e psicológicas, estando sugestionado a falhas.

 Para Lima (2003), o estresse ocupacional está relacionado com a função exercida, provocando uma reação do organismo às agressões físicas e psicológicas.

 Com relação ao controle do estresse em um estudo realizado por Geraldes (2006) demonstrou que o grupo que pratica atividade física cotidianamente (74%), reserva 5 minutos por dia para relaxar e que 52% dos indivíduos equilibram o tempo entre trabalho e lazer. Este mesmo estudo mostrou que as mulheres são mais preocupadas com o relacionamento social.

    Os indivíduos necessitam de partilhar em seu meio social, seja profissional ou familiar, de momentos de lazer, onde desligam-se dos problemas do cotidiano (DUMAZEDIER ,1973). Estudos mostram que exercícios regulares diminuem índices de estresse, ansiedade e depressão (GOLDBERG, 2001; WEINBERG; GOULD, 2001).

Comportamento Preventivo

    Nahas et al (2000) cita como um importante comportamento preventivo conhecer a pressão arterial e os níveis de colesterol. Quando esses controles não são realizados, o individuo fica mais suscetível aos problemas cardiovasculares, podendo ocorrer um acidente e levá-lo até a morte.

    Quanto ao uso de álcool e fumo, no estudo realizado por Geraldes (2006) 100% dos indivíduos estudados apresentaram um comportamento preventivo positivo nesse aspecto. Em relação ao comportamento preventivo no trânsito, esse mesmo estudo revela que 96% afirmaram colaborar para a diminuição da probabilidade em se envolver em acidentes.

    Pereira et al (2008), avaliando a atividade física quanto fator de comportamento preventivo, demonstrou em seu estudo que 94,1% das mulheres e 44% dos homens, que praticavam atividade física com regularidade preocupavam-se em manter níveis pressóricos e perfil lipídico em níveis desejáveis. Verificou-se também, que os indivíduos do sexo feminino, tendem a não fumar ou ingerir álcool, ou seja, se previnem contra o tabagismo e o alcoolismo. 

    Minayo (1992) nos diz que o resultado das combinações da boa condição alimentar, de habitação, de renda, de emprego, de transporte, entre outros é determinam a “saúde”. Se não houver equilíbrio destes itens podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.

Nutrição

Seja por um estilo de vida saudável ou para eliminar peso, a preocupação com os alimentos é constante na rotina das pessoas. Por isso é importante saber comer e dar relevância ao que se come. Uma nutrição adequada pode prevenir doenças e tornar a vida mais saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (231.3 Kb)   docx (100.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com