TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Motivação e desmotivação dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio

Por:   •  5/5/2018  •  Resenha  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  2.105 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRITICA DO ARTIGO

Artigo: CHICATI, Karen Cristina; MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Revista da Educação Física/UEM-Maringá, 11 n.1, p.97-105, 2000.

Motivação e desmotivação dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio.

O assunto abordado no texto é a motivação ou a falta dela por parte dos alunos nas aulas de educação física no ensino médio. Tendo como base uma pesquisa feita através de um questionário, que mostra que o motivo disto é que os alunos desde o ensino fundamental vem recebendo sempre os mesmos conteúdos , destacando-se o desporto, usando como metodologia o comando e o ensino aberto, apesar da autonomia dos alunos nas aulas, tendo a presença e a aula teórico/prática como avaliação. Alguns alunos demostram interesse pelas aulas e os que não mostram, dizem que isso se dá pelo fato da própria aula ser desmotivante, ou pela falta de local e material adequado. Evidencia-se assim a desmotivação dos alunos nas aulas de Educação Física no ensino médio.

De acordo com o texto, o período da adolescência alonga-se cada vez mais e segundo Enderle (1998) isso ocorre pelo fato da diminuição da infância, por razões econômicas , ideológicas e culturais advindas da tecnologia.

Esses fatores fazem com que os adolescentes passem por mudanças prematuras, ocasionando em conflito de ideias , crise de identidade e dúvidas. E no senário atual da sociedade, a escola tem o fundamental papel de auxiliar esses jovens no esclarecimento de dúvidas, tendo assim o professor, a tarefa de tonar-se agente motivador , com a missão de direcionar os alunos, em vista dos avanços tecnológicos e do conhecimento universal.

Ainda segundo o texto, o trabalho do professor de Educação Física será ainda maior, pois seus conteúdos exigem maior motivação, e os alunos nem sempre estão prontos para algum tipo de atividade física.

Diante desse senário, surgem vários questionamentos : será que as aulas de educação física estão sendo motivadoras? O profissional de educação Física vem se mostrando dinâmico e motivador? o método empregado nas aulas, são diversificados? Os conteúdos curriculares estão sendo contemplados?

Segundo Falcão (1989) para conseguir atingir a motivação interna do aluno , a escola deve buscar o desenvolvimento da atividade mental , no próprio aluno, pois o que vem acontecendo atualmente é a transformação do estudo num meio de obter notas , elogios e presentes.

Witter e Lomônaco (1984) afirmam que a falta de motivação do professor afeta diretamente o aluno, pois é o docente a pessoa de maior contato com os discentes na escola. Sendo assim ele tem grande responsabilidade para com a motivação deles.

Segundo Magill ( 1984 ) o professor é responsável pela aprendizagem, e deverá ter o conhecimento dos fatores benéficos e maléficos na aprendizagem dos alunos, tendo em vista um melhor aproveitamento e aprendizagem duradoura.

Visando o texto, fica evidente a falta de motivação dos alunos nas aulas de educação Física no ensino médio. Contudo, causa disso é a não diversificação nos conteúdos ministrados, fato que ocorre desde as séries do ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com