TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha texto O aluno em ambientes virtuais

Por:   •  26/7/2017  •  Resenha  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Câmpus Londrina

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

RESENHA: Cap. 4: O Aluno em ambientes virtuais

A educação ao passar dos anos sofreram inúmeras mudanças, mas nada será eficiente se o docente continuar com os mesmos hábitos que no passado. A reestruturação da educação só é possível quando estiver construída uma teoria ou modelo alternativo que de alguma maneira integre o passado com as novas mudanças de hoje.

O autor explica que os resultados dessas mudanças ainda é incerto. Sabem-se que com a inclusão de novas tecnologias da informação e seu conhecimento (TIC) trazidas às salas de aula, houve alguns impasses entre os docentes. Mesmo que o professor regente não aceite, já estão incorporadas na mente dos alunos, a maneira que interferiu a forma de trabalhar, comunicar-se e pensar.

Em uma escola, tal situação é observada. Um grupo de docentes estão utilizando os TIC de uma mateira rotineira enquanto a maioria mal chega a ser um usuário competente.

De acordo com a perspectiva vigotskiana, as ferramentas inventadas e implantadas para o cotidiano, não apenas transformam o meio, como também as práticas daquele que as utilizam, e consequentemente transformam os modos de agir e de processar os pensamentos. Mas quando essas ferramentas estão no centro dos processos de comunicação e aprendizagem, podem acabar formatando a mente dos envolvidos. E é natural, que uma transformação tão radical traga também inúmeros conflitos, na sociedade e na sala de aula. Observa-se assim, que hoje há uma dificuldade dos docentes para que haja envolvimento da turma para com a aula, especialmente quando a exposição verbal continua sendo o método mais utilizado. Muitos dos professores reclamam que os estudantes chegam às salas de aula despreparados e com baixo desempenho nos conteúdos mínimos exigidos. Esses estudantes, muitas vezes a despeito de seus professores, estarão adquirindo as competências que de fato vão precisar para o mundo que os espera? Essa é o problema de pesquisa do artigo.

As mudanças nos processos de socialização educacional, como as mudanças na família, trabalho, lazer e objetivos de vida dos progenitores, delegou uma parcela de suas responsabilidades à escola e aos meios de comunicação (TV e internet). Houveram também mudanças nas concepções epistemológicas do indivíduo, ou seja os projetos vitais de cada indivíduo também vem sofrendo mudanças, que no qual acarreta sob necessidade de resultados imediatos (imediatismo). O indivíduo passou a viver no presente e a não mais adiar os desejos e decisões, e essa tendência é confrontada com os processos da educação que visam o pensamento, a análise, a paciência, antes dos resultados. Essa visão da educação vai de encontro com a formação e mercado de trabalho, que necessitam de trabalhadores capazes de continuar aprendendo, atualizando-se à medida que as mudanças acontecem.

As mudanças nos projetos de vida da sociedade, ou seja a evolução do indivíduo (aluno) passa a ter com o contato direto com as TIC, definem os indivíduos ambientados virtualmente pelo modo que as utilizam, dando às novas práticas e rotinas sociais que configuram o cidadão nessa nova sociedade (em rede). Os alunos nascidos nessa nova sociedade, preferem receber as informações cruas, e então selecioná-las aquilo que é de interesse, ou seja, seus critérios de busca são pouca sofisticadas e a compreensão é alcançada basicamente por meio do domínio temático da disciplina. Sua competência se limita a localizar o conhecimento, comunicar ou comentar e então compartilhar no mesmo momento, analogicamente falando, como um usuário do Facebook.

Essa rapidez de informações, aumenta a facilidade de troca, venda ou compra de trabalhos e provas, tornando a função do professor, um investigador digital, e que provavelmente seria mais eficaz variando os métodos de ensino e avaliação de modo que essas transações fossem até mesmo desejáveis, como por exemplo às baseadas na resolução de problemas com a ajuda de um determinado tipo de material.

Mudanças nas funções cognitivas também são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com