TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistores

Resenha: Resistores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Resenha  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 5

Resistores

Resistores são dispositivos que oferecem resistência à passagem de elétrons.

Resistor utilizado em eletrônica

Os resistores são encontrados em diversos aparelhos eletrônicos como, por exemplo, televisores, rádios e amplificadores.

Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: ora transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito, ou seja, oferece resistência à passagem de elétrons.

Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável. Quando os resistores apresentam resistência variável passam a ser chamados de potenciômetros ou reostatos.

Encontramos resistores mais comumente nos chuveiros elétricos, nos filamentos das lâmpadas incandescentes, em aparelhos eletrônicos, etc.

Basicamente os resistores são representados da seguinte maneira:

Representação de resistores

Podemos então definir a resistência elétrica da seguinte maneira:

Onde:

R – é a resistência elétrica medida em ohm (Ω)

U – é a tensão medida em volt (V)

i – é a corrente elétrica medida em ampère (A)

Por Domiciano Marques

Graduado em Física

Equipe Brasil Escola

Condutividade-Resistividade-Condutância

Curso de Eletrônica

Autor: fegargai@gmail.com

CONDUTIVIDADE RESISTIVIDADE RESISTÊNCIA E CONDUTÂNCIA

O presente artigo tem como objetivo definir vários termos usados em áreas como a eletricidade, eletrônica e a física entre muitas outras. Vamos entender o que é Condutividade, Resistividade, Resistência e Condutância.

CONDUTIVIDADE Elétrica (σ).

Esta pode definida simplesmente como a facilidade ou capacidade de um material em poder conduzir um valor determinado de corrente elétrica.Sua unidade é medida em [(Ω.m)-1]. No Sistema Internacional de Unidades, é medida em siemens por metro.

A condutividade elétrica é simplesmente o inverso da resistividade (ρ). Ou seja, quanto maior a resistividade, menor será a condutividade. Observe a seguinte expressão matemática:

σ = 1/ρ

Os materiais são classificados como condutores quando a sua condutividade é maior que 104/Ω.m, semicondutores se sua condutividade estiver no intervalo entre 10-10/Ω.m e 104/Ω.m e isolantes se sua condutividade for menor que 10-10/Ω.m.

Em temperatura ambiente a prata é o melhor condutor elétrico tendo sua condutividade elétrica um valor de 108% frente ao cobre(Cu) com 100%, o Ouro com 70% e o alumínio com valor de 60%.

A prata é ótimo condutor, mas o cobre é o mais aplicado pela melhor relação custo/benefício.

RESISTIVIDADE

Quando um fluxo de elétrons passa através de um determinado tipo de material sofre uma resistência , chamada de resistência específica ou resistividade. Durante o deslocamento destas cargas ocorrem interações (perturbações) entre os elétrons na cadeia de átomos. Isto causa alguma resistência ao movimento destes elétrons.Observe a seguinte figura de uma rede cristalina.

Os valores de resistividade dos materiais são obtidos por verificação da resistência elétrica com 1 metro de comprimento e 1mm2 de secção. Quanto mais baixa for a resistividade mais facilmente o material permite a passagem de uma carga elétrica. A unidade SI da resistividade é o ohm metro (Ωm).

Matematicamente, esta resistividade elétrica é dada por:

ρ = R.S/l

Podemos observar que a resistividade é proporcional à resistência elétrica R e a área de seção transversal S do material e inversamente ao comprimento do material em questão.

Podemos também definir a resistividade como o inverso da condutividade eléctrica σ, do material.

Valores da Resisitividade ou Resistência Específica de alguns materiais:

Material Resistividade (Ω-m) a 20 °C Coeficiente

Prata

1.59×10−8 .0038

Cobre

1.72×10−8 .0039

Ouro

2.44×10−8 .0034

Alumínio

2.82×10−8 .0039

Tungstênio

5.60×10−8 .0045

Niquel

6.99×10−8 ?

Latão

0.8×10−7 .0015

Ferro

1.0×10−7 .005

Estanho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com