TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistores

Tese: Resistores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 4

2-Resistores

Resistor e um dispositivo elétrico muito usado em eletrônica com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), sua finalidade e obstruir a passagem de corrente elétrica através de seu material. A essa obstrução damos o nome de ohm.

Para um resistor ser ideal e necessário ter uma resistência elétrica que a tensão ou a corrente elétrica permaneça constante os resistores podem ser fixo ou variável.

O valor de resistência do resistor não é a única coisa para considerar ao selecionar um resistor para uso em um circuito. A "tolerância" e as avaliações de energia elétrica ao qual oresistor se submeterá também são importantes.

A tolerância de um resistor denota a variação do valor da resistência. Por exemplo, uma resistência com±5% tolerância indica um resistor que está dentro de ±5% do valor de resistência especificado.

A máxima potencia de um resistor é especificado em Watts. A potencia de um resistor é calculado usando o quadrado da corrente multiplicado pelo valor da resistência do resistor, obtendo-se assim a potencia que irá se dissipar no mesmo (I2) x (R). Se a máxima potencia ao qual o resistor é taxado for excedido, ficará extremamente quente, e pode até mesmo provocar queimadura quando nele encostamos. A potencia dos resistores em circuitos eletrônicos são tipicamente taxados em sua grande maioria como 1/8W, 1/4W, e 1/2W.

3-Resistores Ôhmicos e não Ôhmicos

Em um resistor ôhmico mantido a uma temperatura constante a voltagem aplicada é diretamente proporcional a corrente que o atravessa, ou seja, a resistência se mantém sempre a mesma independente da tensão ou corrente aplicada.

Em um resistor não ôhmico o valor da resistência varia conforme mudamos a tensão que o atravessa, pois a temperatura nele aumenta proporcionalmente a voltagem.

4-Resistores fixos são aqueles ao qual não e possível mudar o valor de sua resistência são eles:

Resistor de fio: e usado em aplicações que requerem alta dissipação de potencia, e feito de um fio metálico usualmente uma liga de níquel-cromo, e enrolado sobre um núcleo de cerâmica.

Resistor de filme metálico: valores de resistência elevados são mais facilmente obtidos, são feitos de deposição a vácuo de uma fina camada metálica sobre um substrato de baixa expansão térmica.

Resistores de carbono: Têm baixo custo, mas tem a desvantagem de uma variação relativamente alta da resistência com a temperatura, e feito com uma película fina de carbono (filme) é depositada sobre um pequeno tubo de cerâmica.

Rede de resistor em linha (SIL): É feito com vários resistores de mesmo valor, tudo em um invólucro. Um lado de cada resistor esta conectado com um lado de todos os outros resistores internamente

5-Resistores variáveis são aqueles que sua resistência pode ser ajustada por movimento mecânico, temperatura, variação de tensão elétrica, luminosidade.

Reostato: e um resistor variável com dois terminais sendo um fixo e outro deslizante. Geralmente são utilizados com altas correntes.

Potenciômetro: e um tipo de resistor variável comum, sendo comumente utilizado para controlar a saída de um sinal.

PTC (Coeficiente de temperatura positiva): e um resistor dependente de temperatura , quando a temperatura se eleva, a resistência do PTC aumento.

LDR (resistor dependente da luz): e uma resistência que varia de acordo com a intensidade luminosa incidida, a resistência diminui com o aumento da intensidade luminosa.

O "retângulo" com terminais é uma representação simbólica para os resistores de valores fixos tanto na Europa como no Reino Unido; a representação em "linha quebrada" (zig-zag) é usada nas Américas e Japão.

Resistor variável Varistor PTC NTC LDR Potenciômetro

6-Identificação do valor nominal do resistor:

Os resistores são identificados por um código de cores ou por um carimbo de identificação impresso no seu corpo.

O código de cores consiste de 4 ou 5 anéis coloridos que seguem a norma de código de cores para resistores fixos IEC-62, como segue abaixo:

6.1-Resistores de 4 anéis:

COR

1º ANEL

2º ANEL

3º ANEL

Preto

-

0

x1

Marrom

1

1

x10

Vermelho

2

2

x100

Laranja

3

3

x1000

Amarelo

4

4

x10.000

Verde

5

5

x100.000

Azul

6

6

x1.000.000

Violeta

7

7

x10.000.000

Cinza

8

8

x100.000.000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com