TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas curriculares vivenciadas no Ciclo de Alfabetização

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 3

TURMA: PEDAGOGIA TESOURO

NOME: Maria Jose Gonçalves Amorim

Professora: Esp. Evony Castelo Branco

ATIVIDADES

  1. Como você enquanto profissional da educação vê a relação entre teoria e pratica, com os conteúdos aplicados ao ensino das ciências Humanas no Ciclo de alfabetização?

R= Vejo a relação entre teoria e pratica nas ciências humanas, como um campo de conhecimentos formados pelas varias ciências que tem como objetivo de estudar as relações entre os seres humanos e destes com a natureza, em determinado tempo e espaço, sendo aplicadas em conjunto de teoria e pratica no ciclo de alfabetização que, ao dialogarem com conceitos de outras ciências, ampliam a compreensão das crianças sobre o mundo social.

  1. Faça uma analise da inserção do Ensino das Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização.

R= No meu ponto de vista foi muito importante essa inserção do ensino das ciências humanas na alfabetização, pois desde pequeno as crianças vão se aperfeiçoando a vida adulta e do mundo, sem contar que na alfabetização já tinha muitas praticas de ciências humanas que, agora consta na teoria.

  1. Será que a vivencia de praticas escolares pautadas na reflexão, na problematização, na interpretação e localização de acontecimentos, na construção de narrativas situadas espacial e temporalmente, não propiciaria às crianças, já no Ciclo de alfabetização, as ferramentas para compreensão do mundo social e para construção de modos de ser, de sentir e de agir?

R= Entendemos que estas são questões complexas, mas percebi também que essa complexidade emerge do enredamento que configura as sociedades atuais, para as quais teremos que propor transformações a partir da formação das novas gerações. A convivência social contemporânea supõe a formação de pessoas criticas criativa, solidariam afetiva e, sobretudo, comprometida com a mudança social. Assim aqui os conceitos tratados tempo/espaço, cultura e relações sociais assumem objetivo de discutir sobre o ensino e a aprendizagem desses conceitos.

  1. De que forma as políticas curriculares dialogam com as praticas curriculares vivenciadas no Ciclo de Alfabetização
  1. Que conteúdos estariam compondo as experiências de ensino e de aprendizagem dos conhecimentos das Ciências Humanas nessa fase do desenvolvimento infantil?

R= as Ciências Humanas, representadas nos currículos da Educação Básica pelos conhecimentos da História, da Geografia, da Sociologia e da Filosofia, e, nos anos iniciais, pelo ensino de Geografia e História

  1. Seria possível pensar o ensino desses conhecimentos em contraposição a idéia de transmissão de conteúdo?

R= Os jogos e brincadeiras podem ser utilizados como ferramentas estimuladoras, facilitadoras e enriquecedoras que através do lazer e com prazer estimulam satisfatoriamente todo o processo de aprendizagem do indivíduo. Cabe ao professor propiciar através dos recursos adequados às necessidades de sua escola jogos e brincadeiras com intuito de garantir aos alunos um aprendizado eficaz. Desta forma percebemos que a ludicidade é uma necessidade do ser humano. Em qualquer idade, mas, principalmente na infância, na qual ela deve ser vivenciada de maneira a desenvolver suas potencialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com