TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Pré escola de natação

Por:   •  16/5/2017  •  Resenha  •  3.507 Palavras (15 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 15

PRÉ-ESCOLA DE NATAÇÃO

RESUMO

Trabalho apresentado ao curso de Educação Física da Faculdade Albert Einstein, para a disciplina de Introdução aos Esportes Aquáticos.

Orientador: Prof.

RUBIATABA / GO

2015 / TURMA A

CAPÍTULO 1

Acompanhando o Desenvolvimento

Os professores de Educação Física devem se preocupar em adequar as atividades para atingir os objetivos determinados, sem prejudicar o desenvolvimento da criança.

Elaborar uma progressão, a partir da adaptação a agua, passando posteriormente a aprendizagem e, consequentemente, ao aperfeiçoamento e treinamento.

É necessário conhecimento adequado, compatível com a faixa etária, para que as modificações provocadas pelo desenvolvimento das atividades sejam adequadas e constantemente avaliadas.

O professor de Natação deve considerar a individualidade como princípio básico. A idade, sexo e maturação atuam em conjunto com a psicomotricidade, determinando todo trabalho de adaptação, aprendizagem e demais consequências das atividades.

Além desses fatores, soma-se a experiência do professor, pois, com sua sensibilidade, dará equilíbrio consciente entre a tentativa de chegar á adaptação ou outro objetivo proposto.

Antes de entrarmos em análise mais profunda, há também necessidade de expor características do desenvolvimento mental (inteligência), físico (motor) e sócio afetivo (emocional) da criança, desde seus primeiros dias até por volta dos 6 (seis) anos, em uma rápida análise dos estágios de desenvolvimento.

As situações da devida adequação acompanham o desenvolvimento da criança também na natação; permitem á criança vivenciar noções de intensidades diferentes, velocidades irregulares, domínio corporal no meio ambiente diferente (água), além de desenvolver uma maior sensibilidade em suas percepções relacionadas com o espaço, tempo e objetivos a que estão sendo submetidas.

A faixa etária da pré-escola, trabalho de base em natação, situa-se entre 3 e 6 anos, podendo ás vezes existir uma diferença de mais ou menos um ano.

CAPÍTULO 2

Analisando uma escola de natação

Hoje em dia existem locais específicos para as aulas de natação. No entanto alguns pontos devem ser observados: custo, aparência, recepção, vestiários, uniformes e piscina.

O tamanho da piscina deve estar em torno de 5 a 8 m de largura por 7 a 12m de comprimento. A profundidade, ideal deve ser crescente, iniciando com 0,30 m, posteriormente com 0,45 m e 1 m, passando-a para o declive ale 1,3 m;

A temperatura ideal em torno de 32 °C, para a faixa etária dos 3 a 5 anos, a fim de facilitar a descontração muscular da criança. Para idades superiores, devendo permanecer entre 29 e 30 °C devido ao desgaste das atividades, intensidade e permanência na água.

O material pedagógico pode ser utilizado para auxiliar o professor e para descontrair as crianças nas aulas iniciais, devendo ser diversificados e antitóxicos.

O número de alunos para cada professor dependerá das atividades propostas, da idade e também do nível de aprendizagem que a criança tiver.

Crianças de 3 e 4 anos, em piscina com profundidade máxima de 0,75m, seria em torno de quatro crianças por professor, sem a utilização de flutuadores de braços; com flutuadores, em piscinas com profundidade superior a 0,75m, esse número deverá ser diminuído para três.

Para crianças de 5 e 6 anos o número poderá ir até seis por professor, sem a utilização de flutuadores, em uma piscina com profundidade máxima de 0,75 m. com flutuador.

A duração das aulas para crianças de 3 e 4 anos, não deverá ultrapassar a 30 minutos, sendo a aula propriamente dita somente de 25 minutos, deixando o final para a recreação e ou descontração, obviamente supervisionadas pelo professor.

Para 5 e 6 anos, a duração das aulas não deve ser superior a 45 minutos, sendo 35 minutos de atividades dirigidas e o restante para recreação.

O melhor horário das aulas para as crianças de 3 e 4 anos seria entre 9:00 e 10:30 h no período da manhã e 15:00 e 17:00 h a tarde.

Crianças de 5 e 6 anos, seria, para o período da manhã, entre 8:00 e 11:00 h e á tarde entre 15:00 e 18:00 h.

Frequência semanal na fase inicial seria de três e no mínimo duas vezes por semana. É importante evitar aulas duplas, como normalmente acontece.

CAPÍTULO 3

O professor

O professor deverá ter concluído o curso de Educação Física. Ter conhecimento suficiente para desenvolver uma aula de natação; Saber nadar corretamente os quatro estilos e ter condicionamento físico compatível para a atividade; Conduzir os alunos, durante as aulas em diferentes faixas etárias, tentando aprimorar uma qualidade ainda não desenvolvida, devendo ser consciente e progressivo; Ter liderança e ascendência com os alunos; Ser o primeiro a chegar, para poder recepcionar os alunos e ser o último a sair, depois de despedir-se da turma; manter todos os materiais organizados e em ordem; ser criativo, e eficaz na solução de possíveis problemas; Ser prestativo, auxiliar sempre que necessário; vestir-se adequadamente, usando o uniforme da escola (se possuir), mesmo que entre ou saia da água; Evitar falar demais, sendo breve e objetivo para que os alunos o entendam facilmente; Tentar ser e ter toda a atenção possível da parte dos alunos; Conhecer bem seus alunos, principalmente por nome; Estar sempre disponível para fazer demonstração das atividades com o aluno mesmo nos dias frios; E principalmente gostar do que está fazendo e fazê-lo bem.

O material pedagógico pode ser utilizado para auxiliar o professor e para descontrair as crianças nas aulas iniciais, devendo ser diversificados e antitóxicos.

O professor, ao receber a criança, devera dirigir-se ao responsável para as apresentações e fazer considerações complementares: Reforçando as informações com maiores detalhes nos procedimentos das aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com