TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do artigo educação fisica infantil

Por:   •  27/11/2017  •  Artigo  •  8.061 Palavras (33 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 33

 A uma singularidade no ensino na Educacao Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianopolis (RMEF), a rede desenvolveu na disciplina de educaçao fisica atividades especificas do bercario à pré-escola, se tornando especialistas nesta área.

Assim sendo este estudo foi realizado tendo em vista os problemas encontrados nas discussão travadas na educação física e educaçao infantil, na elaboraçao de aula de educação fisica especifica para idades de zero a seis anos, o maior problema encontrado é que a formaçao curricular dos docentes são para atuarem da 1° a 4° serie do ensino fundamental, e não há  uma preocupação para formaçao de profissional para atuarem na educação de zero a seis anos como foi dito anteriormente.

Como não há uma formação especifica  para atuarem nesta area, há uma necessidade de uma mundança na grade curricular para especialização deste profissionais respeitando as especificidades culturais e economicas da populacao brasileira marcada por suas inumeras e conhecidas diferencas e desigualdades.

por exemplo, na Holanda, o curriculo da Educacao Infantil desdobra-se em duas alternativas: o

"brincar" e o enfoque academico). Na Alemanha, Dinamarca, Itália e no Reino Unido, esta tambem tem sido uma tematica que Vem sendo alvo de constantes debates.

E neste debates alguns defende o ensino mais formal como modelo mais proximo da escola, e outros  os principios da pedagogia ativa, voltada para a experiencia e para o interesse da crianca. No brasil por exemplo, tem um ensino mais espontaneo, onde é permitido  brincadeiras  livres,  e o professor é apenas um observador, isto na 1° serie.

A pesquisa foi baseada no tema “educação fisica na educação infantil”, assim foi analisados a origem, o desenvolvimento e o funcionamento da disciplina na pré escola.

No modelo atual da escola mostra-se que não tem uma educaçao fisica infantil  especifica para esta faixa etaria. Outro fator que diferencia profissionais é que o setor privado é exigente no curriculo do profissional fazendo uma certa pressão no setor publico. Sendo que o profissional com melhor qualificação tem um status superior na carreira, e verificamos assim que o setor privado se preocupa mais com a educação fisica na pré escola.

No mercado nos 70 e 80 foi onde escolinhas particulares se sobressairam pois ofereciam aos pais inumeras atividades fisicas para seus filhos e assim abriram novos campos para o profissional, mesmo sendo precaria a formação dos cursos de licenciatura quanto ao trabalho com crianças pequenas. Mas foi visto a necessidade maior de melhorar este campo de atuação, com a venda de uma variadade  de atividades para crianças de zero a seis anos.

As mudanças são fundamentais conforme as exigencias do mercado capitalista, assim as escolas necessitam sempre econtrar novas formas de acompanhar essas mudancas do mercado,  transformando 0s profissionais da educacao em "especializadas" em conhecimentos especificos.

HISTÓRIAS DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: UM CAMINHO DE PONTOS E VÍRGULAS

esta abordagem de pesquisa tem como principal objetivo explicar as transformacoes que ocorrem em uma disciplina ao longo do tempo, tornando possivel identificar e analisar os fatores mais diretamente ligados as mudancas de conteudo e metodos de ensino.

Quando o conhecimento exposto pelos professores é pegagogizado  distinguem aquilo que aprendido na escola daquilo que aprendido na familia, na sociedade...Cada disciplina atribui urn peso específico ao conteúdo  Explícito.

 E necessario considerar que se constroi o conhecimento a medida que varios dados da realidade, ern confronto corn o saber sistematizado e oportunizado pelo professor, propiciam uma nova sintese do lado do aluno. (Soares et al, 1992)

A analise metodologica incluiu as seguintes etapas:

  1. Origem da disciplina ou atividade: como surgi a disciplina?
  2. Função da discliplina ou atividade: questionar as finalidades das disciplinas.
  3. Funcionamento da discliplina ou atividade: As evidencias que podem ser apontadas.

Co-existencia de diferentes profissionais no curriculo: riscos, conflitos e controversias

Após discursos das profissionais envolvidas e  programas elaborados, foi possivel analisar a origem, o desenvolvimento e funcionalidade da RMEF, na pré escola, assim podendo elaborar uma nova proposta profissional no curriculo. Ainda que existe um conflito dentro do mercado pois não esta bem definido o papel de cada profissional, invandindo assim uma o papel  da outra, onde ocorre uma grande disputa pelo espaço de  trabalho e status profissional entre a professora “especializada” e a professora de ensino geral. Quando a professora de sala entendiam que educação física seria quando a criança necessitavam de movimentar se e brincar e assim sendo a mesma poderia realizar essas atividades sem a necessidade de uma profissional especialista.

Mas ao mesmo tempo não se tinha apta ao trabalho por tres motivos: uma jornada de tabalho muito puxada, onde as mesmas se sentiam cansadas tanto mentalmente quanto fisicamente, e assim dificultando que as mesmas fossem pacientes para realizarem  este tipo de atividades. Por ter uma grande cobrança dos pais em relaçao de preparar as criancas para a 1° serie não sobrava tempo para as mesmas trabalhar outra atividade ao não ser a parte do processo de aquisição de conhecimento. E por ultimo não tinha formaçao suficiente para trabalhar a parte do movimento das crianças.

Desta maneira percebeu – se que a papel da professora da sala de aula trabalha se com a mente da criança, da cogniçao já a profissional especialista ou seja profissional de educação fisica trabalha com o corpo, o movimento. Outra diferança é que aa professoras de sala realizam suas atividades na maioria das vezes na sala já a professora de ed. Fisica realizam seu trabalho no patio.

E foi percebido a necessidade do trabalho em equipe das profissionais para o bom desenvolver da escola, para que assim haja também a confiança e paresse o conflito de modo geral.

Na RMEF, os conflitos que, aparentemente, seriam em tomo do tempo, do espaco pedagOgico e das especificidades do conhecimento avancaram, tambem, pela competicâo financeira, decorrente de jornadas de trabalho e remuneracäo diferenciadas.

E umas dessas causa seria que a professora de educação fisica possuiam o nivel superior já as professoras de sala possuiam somente o 2° grau, o que aumentava o conflito por status e e poder.

E meio a esta disputa de poder e status não houve uma definiçao  o que a professora especializada deveria trabalhar com a criança de quatro a seis anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.6 Kb)   pdf (303.9 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com