TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do artigo: Considerações sobre a presença do esporte na educação física infantil: reflexões e experiências

Por:   •  26/10/2018  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UNIDADE IBIRITÉ

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Larissa Alemar Vilela Lana

                        

Resenha do artigo ‘Considerações sobre a presença do esporte na educação física infantil: reflexões e experiências’ ¹

Ibirité
2018


Resenha do artigo ‘Considerações sobre a presença do esporte na educação física infantil: reflexões e experiências’

Os autores retratam no artigo a complexa discussão da abordagem e inserção do esporte na educação infantil, ressaltando que dificilmente ele compõe o currículo dessa etapa de ensino e acerca de sua importância para construções culturais. Discutem, ainda, sobre a supervalorização de seu objetivo competitivo, além da baixa variação entre as práticas esportivas. Além disso, é notado que essa etapa da educação visa em maior parte a prática de jogos e brincadeiras sem a tematização do esporte ou fins higienistas e eugenistas buscando movimentos restritos, correção dos corpos e melhoria da raça.

Acerca das intervenções pedagógicas atuais, os autores corroboram sobre a ampliação da autonomia infantil e valorização do papel do professor nessa função, o que pode contribuir para um incentivo excessivo de criatividade e espontaneidade, desconsiderando portanto a sistematização do ensino e enfoque nas práticas esportivas. A proposta de problematizar as práticas de movimento e do corpo, trata de utilizar também mas não somente a Educação Física, de maneira que elas sejam ressignificadas pelas crianças.

Um dos exemplos demonstrados pelos autores no artigo sobre a inserção das práticas esportivas nas aulas de Educação Física na Educação Infantil foi de uma professora que levou às crianças de 3 a 6 anos de idade a oportunidade de recriar as ideias que já haviam construído sobre a Educação Física, uma vez que aprenderam diversas práticas, compreenderam a importância e a diversidade delas, além de vivenciarem a criação de novas regras e situações no esporte. Outro caso apresentado demonstrou a relevância de se trabalhar com os futuros professores de Educação Física as formas de inserir essa realidade dos esportes nas etapas iniciais de ensino, fazendo uso de esportes mais tradicionais (handebol, futebol, basquetebol e voleibol) a fim de destacar suas peculiaridades e possíveis modificações para o aprendizado. Em ambos os casos, estão presentes a construção e constituição do esporte como práticas educacionais e culturais e ampliação dos saberes na Educação Infantil.

Os autores concluem, portanto, que é de extrema importância que o esporte seja abordado na Educação Infantil de maneira integrativa as demais diversas práticas para compor e construir as culturas corporais do movimento e levar às crianças diferentes formas de manifestação e expressão. Deve-se, assim, fugir das limitações corporais, da singularidade de determinada prática, dos objetivos disciplinares da educação do corpo, da imposição de regras e da exacerbação da competitividade, inclusive disseminada pela mídia.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com