TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Jogos Indígenas

Por:   •  24/3/2019  •  Ensaio  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

ORIENTAÇÕES DOS JOGOS DA CULTURA INDÍGENAS

Justificativa[pic 1]

Nasce um novo conceito de se fazer, conhecer e se estabelecer uma relação de igualdade com a sociedade envolvente. “Somente o esporte possibilitará esse momento de respeito às diferenças e de promover a diversidade cultural étnica que caracteriza os indígenas brasileiros” (Carlos Justino Terena).

Na busca de apresentar aos alunos um pouco da cultura indígena e fazê-lo analisar a importância desse povo na sua história de vida social que anda mais impregnada nos costumes do que todos imaginam e respeitando a Lei nº (...)

Objetivo:

Promover jogos baseado na cultura do povo indígena e na preservação do meio ambiente, com cunho pedagógico para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Patamares.

Objetivos específicos:

  • Melhorar as atividades motoras básicas, como saltar, agachar, agarrar, arremessar.
  • Condicionar o desenvolvimento da lateralidade.
  • Melhorar a capacidade de Equilíbrio corporal.
  • Trabalhar com a criatividade.
  • Trabalhar a colaboração e socialização dos alunos.
  • Vivenciar a relação do jogo.
  • Promover momentos de integração.

4.0 – Metodologia

Cada turma será dividida em quatro equipes. Cada equipe escolherá uma tribo brasileira. Durante as aulas de Educação Física as equipes realizarão as etapas determinadas  pelo professor e respeitarão os prazos de entrega (no prazo, até 100% da nota, atrasados, até 50% da nota).

Etapas:

 - Responder, individualmente, o questionário de noves questões apresentado pelo professor após a aula expositiva dos Jogos da Cultura Indígenas. Entrega: uma semana após a apresentação. Valor 3,0 (AV1)

 – Em grupo, pesquisar sobre a tribo escolhida respeitando os tópicos apresentado na aula. NÃO SERÁ PERMITIDA CÓPIA NA INTEGRA DE SITES DA INTERNET. Entrega: Semana de 06 a 10 de março de 2017. Valor 3,0 (AV1).

3º - Paródia: O grupo deverá apresentar soluções que auxiliem no combate (ao) e nas denúncias ao preconceito sobre o índio e sobre os jogos indígenas, através de paródia a ser apresentada para os colegas da escola.

A paródia deverá ser inédita, escrita em língua portuguesa, segundo a variante linguística culta, baseada em ritmo de música brasileira à escolha do grupo. Na data marcada para a apresentação, o grupo deverá cantar a paródia, utilizando-se de criatividade para encenar, tocar e/ou dançar. Lembrem-se de que a paródia é um gênero textual que prima pela recriação cômica, satírica ou jocosa de uma obra já existente. Considerando a seriedade do tema tratado, procurem utilizar-se da paródia para dar incentivo ao debate e à divulgação sobre os Jogos da Cultura Indígenas. Valor 3,0 (AV1).

 – Cada integrante do grupo deverá se pintar o rosto de acordo com as características da sua tribo em todas as aulas de Educação Física que tiverem Jogos Indígenas. Entrega: todas as aulas práticas da disciplina. Valor 3,0 (AV2).

 – Participar dos jogos realizados nas aulas de forma ativa e respeitando o tema central dos Jogos da Cultura Indígenas. Poderá haver o revezamento de integrantes de acordo com as regras de cada atividade. Os alunos que por motivo de doença ou força maior, devidamente justificado, garantirá sua participação através da convecção do Relatório de Observação (entregue no inicio do ano) até o final da aula. Entrega: Todas as aulas práticas do conteúdo trabalhado. Valor 6,0 (AV2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com