TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese Linguagem e expressões corporal

Por:   •  4/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP

ESCOLA DA SAÚDE

EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO. 1MA

LINGUAGEM E EXPRESSÕES CORPORAL

MOSSORÓ - RN

2017

Na aula de Linguagem Profissional em Saúde ministrada no dia 01/06/17 no curso de graduação de Educação Física (Bacharelado) na Universidade Potiguar em Mossoró/RN, foi abordado o assunto de Linguagem e Expressão Corporal, onde foram aplicadas algumas dinâmicas podendo-se obter o conhecimento da importância dessa linguagem feita através de gestos e expressões corpóreos no nosso cotidiano.

Expressão corporal é a manifestação de sentimentos ou de sensações internas, tanto quanto de conteúdos mentais, por meio de movimentos representativos ou simbólicos do corpo. A linguagem do nosso corpo é a comunicação não-verbal, pois utilizamos gestos, posturas e movimentos. Os instrumentos mais comuns da expressão corporal são: o corpo, a voz, o som, o ritmo, o gesto, a postura, o movimento, o espaço, o tempo.

As dinâmicas foram utilizadas de forma organizada podendo assim passar os conceitos fundamentais para que haja a devida comunicação sempre de forma respeitosa gerando assim um ciclo de confiança.

O professor em sala de aula utilizou 3 dinâmicas que tiveram como objetivo mostrar como o trabalho em grupo pode ser importante quando encontrado obstáculos na comunicação e que essas diferentes formas de comunicação podem nos ajudar em nossa área profissional.

Como estudante e futuro profissional na área da Educação Física, entendi o quanto essa linguagem é importante para minha profissão, tornando capaz a comunicação com pessoas que tenham dificuldade de se expressar por meio determinada linguagem e até mesmo identificar o que a mesma possa estar sentindo em determinado momento através de suas expressões corpórea. No local em que trabalho, existe uma aluna que tem uma deficiência auditiva e verbal, uma surda muda, e me vi numa situação de certa dificuldade para me comunicar com ela por não ter um certo domínio da linguagem usada pela mesma, no caso a linguagem usada era a de Libras, após essa situação abri os olhos para novas formas de comunicação evitando assim ocorrer novamente a mesma situação. Hoje já consigo me comunicar não muito bem, mas com uma fluidez que permite a existência de um diálogo com a aluna.

Nas academias não é visto com frequência pessoas que tenham alguma dificuldade de comunicação, muitas vezes por falta de conhecimento e preparo dos profissionais encontrados no estabelecimento, causando assim muitas vezes o constrangimento da pessoa com dificuldade e até mesmo do profissional por não conseguir entender uma linguagem diferente da sua. O respeito também foi muito bem abordado, pois nas academias é utilizada uma sala privada para que seja realizada a avaliação física, que tem como pré-requisito estar com o mínimo de roupa possível, uma vez nessa sala, é necessário que o profissional seja ético e trabalhe de forma respeitosa com o aluno/ cliente, o que irá gerar um ciclo de confiança.

A linguagem e expressão corporal não se limita apenas a expressões faciais ou gestos com as mãos, podemos perceber também como uma determinada pessoa está se sentindo naquele momento muitas vezes por seu comportamento, como uma pessoa com os braços cruzados, ou com ombros contraídos ou até mesmo aquela pessoa que naturalmente se inclina em sua direção quando percebe algo de seu interesse. Nas academias, é essencial percebermos essas expressões, pois muitas vezes podem vir a mostrar quando uma pessoa possa não está se sentindo bem para que posamos fazer a devida intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com