TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Spinning - historia e os benefícios para a sociedade

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  2.349 Visualizações

Página 1 de 5

SPINNING

HISTORIA

Aos 4 anos, Jonathan Goldberg ganha sua primeira bicicleta. Nascido na África do Sul, conviveu durante muitos anos com o apartheid. Sensibilizado pelas diferenças sociais, participava de provas de ciclismo conquistando prêmios que eram transformados em ajudas para pessoas de baixa classe social. Discriminado pelos colegas de escola por ser um menino disléxico, Jonathan percebeu que só a bicicleta poderia ajudá-lo a vencer seus limites, despertando aos pouco seu lado aventureiro e sentindo-se cada vez mais fascinado pela imagem de ser saudável. Suas grandes inspirações foram sua mãe Yogui, seu pai- corredor e campeão de squash, o mestre Bruce Lee e um ciclista francês Eddy Mercks.  Aos 24 anos, chegou a Los Angeles - USA onde foi assaltado perdendo tudo que tinha, dinheiro, documentos e seus sonhos, enfim de um turista encantado passou a ser um morador de rua em Venice Beach. Com a filosofia do pensamento positivo, sabia que se sobrevivesse a tudo aquilo, enfrentaria qualquer coisa na vida. Já em seu primeiro emprego conseguiu destaque em uma academia em Los Angeles pois traria consigo uma bagagem de mais de 4 anos como personal trainer na África do Sul. Em 1987 chegava a hora de realizar um grande sonho voltando a pedalar e participar da prova de ciclismo Race Across América, porém sem sucesso. Foi então que a partir daí iniciou-se um programa de treinamento controlado e monitorado por um frequencímetro, objetivando uma melhor performance para a mesma prova que ocorreria em 1989. Havia chegado o inverno, e para não se afastar de casa, criou manualmente na garagem de sua casa, uma bicicleta estacionária com a mesma geometria de sua bike (chamou de YellowBeast). Reproduziu alguns exemplares onde convidou amigos para treinarem com ele, ao som de muita música e rock, claro! pois sua segunda paixão sempre foi a guitarra.  Ao terminar a RAAM em 89, sensibilizou-se com o resultado positivo, nascendo a partir daí o programa e a filosofia Johnniana de treino, virando um negócio mundial e ele se tornou: JOHNNYG criador do JOHNNYG SPINNING Programme e da bicicleta estacionária, tão copiada por milhares de empresas nos anos 90.Spinning vem do Inglês, ato de pedalar ou girar.

INTRODUÇÃO

Com a violência e as deficiências estruturais predominantes e espalhadas pelo mundo, como por exemplo: roubo, latrocínio, falta de espaço, altimetria, terrenos irregulares para a prática do ciclismo, o Spinning ganha a cada dia espaço e força pelo mundo, pois anda na contra mão de todas estas adversidades, oferecendo comodidade e segurança em ambientes fechados aos seus praticantes.

OBJETIVO

O principal objetivo é o aumento do condicionamento cardiovascular, através do controle da frequência cardíaca, seguido pela redução do percentual de gordura, podendo variar de indivíduo para indivíduo, com isso um treinamento chega atingir entre 500 a 800 calorias.

NORMAS DE SANGURANÇA

Mesmo sendo o Spinning uma atividade intensa e de alto gasto calórico, é considerada segura e prazerosa, desde que o indivíduo respeite as normas de segurança, durante as aulas. Para isso é necessário que o mesmo saiba seus limites máximos e mínimos de frequência cardíaca de treinamento, realizando assim o teste de esforço na avaliação física, enfim o professor deve com frequência perguntar aos seus alunos se estão se sentindo bem.

A PREPARAÇÃO PARA O TREINAMENTO

Ter um boa noite de sono, alimentação adequada com base em carboidratos (fonte de energia) e proteínas é fundamental para um bom rendimento durante o treino. É importante que o praticante inicial chegue 5 minutos antes, e receber informações técnicas como por exemplo: das diferenças estruturais mecânicas e anatômicas de uma bike indoor, comparadas a outros tipos de bike, facilitando sua adaptação e adequação ao treinamento. Roupa leve, toalha, bermuda almofadada, garrafa com água, tênis com solado resistente ou específico que acopla-se ao pedal são itens importantes e fundamentais para a pratica do Spinning.

O TREINAMENTO

As aulas devem ser estruturadas em períodos de treinamento, de acordo com as etapas de condicionamento proposta como zona de energia. O ponto chave do Spinning é observar sua zona alvo de treinamento individual, tabela subjetiva de esforço e pedalar de forma biomecânica mente correta e ininterrupta tendo como simulações pisos planos, subidas, descidas, variações de terreno, exigindo resistência, força e velocidade durante um período de 45 a 60 minutos. Com todas estas variações temos exercícios como: Pedalar sentado simulando o plano, depois pedalar sentado com carga aplicada na bike, o próximo passo seria pedalar em pé simulando subidas, depois de ter adquirido as habilidades de sentar e ficar em pé o aluno aprende o próximo passo, o jump (saltos), que compõem uma técnica mais avançada e ótima comparada.                                                         Em relação aos ganhos No treinamento, são praticamente os mesmos comparados a outros tipos bikes existentes, pois o treinamento é basicamente dos membros inferiores e de alguns músculos da região do CORE, dando estabilidade a algumas articulações e coluna vertebral, no entanto para a musculatura dos membros superiores, é necessário um treinamento complementar de musculação, ou outra atividade que proporcione trabalhar adequadamente as respectivas musculaturas de forma eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com