TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supervisão de Estágio em Serviço Social - Desafios Para a Formação e o Exercício Profissional

Por:   •  17/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha crítica

MARIA,A. Elementos constitutivos da concepção de supervisão de estágio. Supervisão de estágio em Serviço Social - desafios para a formação e o exercício profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez,2010. (119- 148)

O estágio supervisionado é um momento onde o aluno, realiza uma   reflexão crítica acerca  dos acontecimentos que trazem impactam ao campo social e como isso influencia diretamente no fazer profissional.  A supervisão do estágio é feita pelo supervisor de campo e o supervisor acadêmico. Onde juntos orientam o aluno para a prática do estágio.

Essa supervisão é realizada com base em aparatos legais, como as Diretrizes Curriculares, Lei de Regulamentação da Profissão  e o Codigo de Etica. Devendo  estar ligada ao projeto político profissional , que orientará a supervisão de forma técnica e social, que possibilitará a capacidade de reflexão de ambos os supervisores,  com os alunos acerca da capacidade de resposta as demandas sociais; nos diferentes espaços de intervenção do Assistente Social.

O estágio se constitui um espaço de duplo aprendizado, para o orientando e o orientador, onde o supervisor de campo, tem que estabelecer uma interlocução com a instituição de cada aluno, para que com o plano de ensino da instituição, e o projeto profissional o supervisor seja capaz de  exercer uma orientação capaz, de ensinar as atribuições, competências e habilidades de um assistente social.

É no cotidiano profissional, que o aluno compreende a  dificuldade do fazer profissional, onde através do desenvolvimento de habilidades é que o aluno, enquanto estagiário consegue transformar o seu conhecimento em serviços,  que vão atender a demanda do Serviço Social. Tanto a Lei de Regulamentação da profissão, quanto o Código de Ética, protege o estagiário, dentro das instituições que atua, para que o mesmo não seja intitulado como empregado, e sim como estagiário.

Sendo de extrema importância o estagiário, ter uma autonomia nas decisões e intervenções acerca das demandas presentes na instituição, bem como o apoio pedagógico do supervisor para que essas decisões sejam tomadas de forma livre e autônoma pelo estagiário. Sendo o Estágio Supervisionado uma atividade obrigatória, para a formação em Serviço Social, segundo a Diretrizes Curriculares. Espaço qual abrange a relação da teoria com a realidade, para se ter uma intervenção crítica.

O trabalho do supervisor de campo e acadêmico, no contexto neoliberal atual, se constitui um desafio. O assistencialismo presente nessa ideologia, põe em risco o caráter propositivo e interventivo da profissão, dando espaço somente a prática imediatista.

Outro fator de análise, é posicionamento e ação do supervisor de campo, sobre a problemática social e política existente na sociedade. O projeto ético político da profissão, possibilita a superação e intervenção com um olhar crítico as demandas existentes. O supervisor com suas ações em consonância com o projeto político da profissão, irá fornecer um espaço de estágio pautado na autonomia do estudante, que possibilita a formação da sua atitude crítica.

Dentro do processo de trabalho da supervisão de estágio, é uma atividade privativa do Assistente Social, porém em ambos as supervisores essas atividades se constitui um sobretrabalho. O supervisor acadêmico, além de cumprir essa supervisão que se constitui uma disciplina, tendo sua remuneração baseada em horas-aulas, o esforço em visitar os campos de estágio, bem como o trabalho realizado em domicílio; não é computado no seu salário. Quanto ao supervisor de campo, as atividades por ele realizada, juntamente com a instituição e o supervisor acadêmico, a respeito do aluno não é somado ao se salario.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com