TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social: desafio e oportunidades em face ao mundo contemporâneo

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.890 Palavras (16 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]                               

                                           Pólo de Apoio de Juazeiro do Norte – CE

                                                          Serviço Social

                  Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do serviço Social III

               

                       Maria Roneide Alves de Souza                          RA 442811

                       Rebeca Filgueira Da Silva Oliveira                    RA 441824

                       Talicia Santana Soares                                        RA 442165

                     

               “Serviço Social: desafio e oportunidades em face ao mundo contemporâneo.”

               

                                                  Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

                                                 Juazeiro do Norte-CE, 08/11/2014.

                                                       RESUMO

     

         De acordo com os relatos citados nas referencias bibliográficas desse estudo acadêmico iremos mencionar a importância do assistente social e as condutas das praticas sociais adotadas pelo mesmo no desenrolar de sua rotina institucional e a politica publica sendo instrumento de base para a confecção do serviço social. Temos o comparativo entre a filantropia e o serviço social interagindo com suas próprias características individuais atrelando as construções das suas pratica socais. Mencionamos os setores de atuação enriquecendo o trabalho com os campos e o amparo no setor da saúde.

                                                     ABSTRACT

             According to reports in the references of this academic study will mention the importance of the social worker and conducts social practices in the same course of their routine institutional and public policy is the basic instrument for making social service interacting with their own individual characteristics tying the constructions of their social practices. Mentioned sectors of activity enriching the wok with the fields and the support in the health sector.

                                                  INTRODUÇAO

A cidadania no Brasil esta em permanente construção e são um referencial aqueles que buscam seus direitos, e luta pela igualdade. Pensar o serviço social nos leva a pensar nos desafios da profissão, sua verdadeira finalidade e no compromisso com os usuários, através de uma leitura critica da realidade. Assim, o objetivo do presente trabalho é o de analisar teoricamente o espaço do plantão enquanto sendo propicio para o desenvolvimento de alternativas de ação serviços imstuticionais; buscando através das ações cotidianas efetivarem os princípios e diretrizes preconizadas no código de ética profissional.

           A IMPORTANCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE

        O desafio do assistente social nos dias de hoje é desenvolver propostas de trabalho criativas e inovadoras, que seja capaz de concretizar direitos socais da população usuária. Dessa forma podemos dizer que nossa perspectiva de ação tinha enquanto objetivo, a busca pela efetivação dos direitos sociais dos usuários na saúde publica, visando à ampliação dos canais de participação no âmbito institucional.

        O assistente social possui na atualidade as experiências que outros profissionais das áreas absorvem ao longo dos anos, nos dias de hoje a sua atuação profissional é modificada colocando-se em conta a necessidade das exigências e das contradições da sociedade capitalista, entre tanto nem sempre foi assim, o serviço social era basicamente influenciado pela igreja católica.

“(...) um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo.”. (2001:20)

      Pesquisado em uma fonte concordamos que o assistente social se insere em uma realidade complicada e contraditória, tendo limites em suas atuações, diferenciando daquela instituída tradicionalmente. Cabe ao assistente social saber lidar com o sistema de regras e procedimentos explícitos e regularizados, tendo como eixo norteador o projeto politico- profissional do serviço social, para então enxergar novas alternativas profissionais.

       Como já foi dito antes a prática do assistente em campo tem inúmeros limites e obstáculos para um agir comprometido com os princípios e diretrizes do código de ética profissional. No entanto também traz possibilidade para uma praticam inovadora e diferenciada daquela tradicionalmente instituída no âmbito institucional.

       Os maiores empregadores de assistentes sociais no Brasil são os órgãos públicos, que absorvem cerca de 80% da categoria. O bacharel em serviço social é bastante valorizado nas áreas da saúde e da educação, sendo contratadas para atuar em prefeituras, entidades assistenciais, órgãos do sistema judiciário e da saúde, centros comunitários, ONGs, escolas fundações, centros de pesquisa e universidades. Muitas empresas buscam o assistente social a fim de desenvolver projetos sociais.

         Entre tanto, de um ponto de vista mais pessoal, o exercício do serviço social é uma estrada de mão dupla, ou seja, o profissional ao agir em prol de pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda tende a se sentir valorizado e útil em poder amenizar o problema de alguém alheio a ele. Poder ajudar pessoas que não tiveram talvez, a mesma sorte ou oportunidade que ele teve, pode trazer sentimento de gratidão e satisfação, já que esta dando seu tempo e seus esforços para um bem maior, ali ele pode perceber que seus problemas talvez não sejam tão grandes quanto aparentam ou que não são impossíveis de serem resolvidos. Em suma a pratica do assistente social consiste em um processo de prover indivíduos de conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar e transformar o meio em que vivem.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com