TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE OS JOGOS INDIGENAS

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Como os índios imprimem os significados as praticas esportivas que compõem os Jogos ?

 Eles são escolhidos entre todos, sendo considerados “o melhor”. Eles se vestem como se fossem para guerra, usam seus trajes típicos, pintam a cara, o corpo, usam seus cocar, de acordo com a cultura de sua tribo. Disputam os jogos passando por cima de dores, do seus próprios limites, pois o mais importante para eles não é ganhar ou perder e sim que estão representando sua tribo, seu povo.

  1. Como foi negociado as modalidades nos jogos?

Atividades Tradicionais :  vinculada as tradições de diferentes povos indígenas , esportes referente a cultura indígena que eles estão “acostumados a praticar” naturalmente, como ARCO E FLECHA, CANOAGEM, ARREMESSO DE LANÇA E CABO DE FORÇA ( nosso famoso CABO DE GUERRA);

Atividades Demonstrativas: apresentações de “jogos” específicos de um povo participante, esportes que uma determinada tribo esta “acostumada a praticar” de acordo com sua cultura, com por exemplo ZARABATANA que os povos MATIS E KOKAMA conhecem e aplicam em sua aldeia.

Atividades Não tradicionais: vinculadas aos jogos olímpicos modernos, esportes que os povos não estão acostumados a praticar culturalmente, como por exemplo NATAÇÃO (travessia).

Atividades culturais: danças, rituais, artesanato, etc.

  1. Quais os aspectos distintivos que marcam as modalidades esportivas – praticas corporais indígenas com as modalidades olímpicas?

Os índios tem modalidades que são praticadas só por eles, da cultura deles, e as modalidades olímpicas, são jogos que levamos para eles, que foge as tradições que eles estão acostumados a praticar. O que torna muito mais difícil, pois eles não tem a noção de limite, da forma de como praticar tais jogos, como por exemplo a NATAÇÃO onde iniciou a atividade com 15 e apenas 2 ou 3 conseguiram finalizar, pois muitos se afogaram.

  1. Como esses jogos tem sido institucionalizado – como se vinculam noticias e imagens dos jogos?

Nos dias de hoje ainda não se encontram matérias, ou divulgações em jornais, revistas e TV dos jogos indígenas. Eu mesmo fiquei sabendo através da aula, no qual me interessei bastante, pois os índios podem ter grande importância cultural no nosso país. Acho que falta um pouco de conscientização governamental a fim de melhorar essas divulgações e dar mais importância a cultura indígena.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com