TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhadas na Aula de Educação Física Através de Brincadeiras e Jogos

Por:   •  22/4/2021  •  Monografia  •  3.470 Palavras (14 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

b

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SIQUEIRA, Vanessa Gonçalves de. Esporte e dança: trabalhadas na educação física através de brincadeiras e jogos. 2017. 14 Fls. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Rolim de moura, 2017.

RESUMO

A organização do trabalho procura compreender as ações do brincar e do lúdico no processo de desenvolvimento da criança e de como o professor de educação física trabalha junto à instituição.Expõe o papel do professor de educação física como socializador, permitindo às crianças de aprendizagens diversificadas, para que possam desenvolver uma identidade própria. Teve como objetivoverificar como ocorre o processo de introdução da educação física nas escolas principalmente na educação infantil. Identificar os fatores influentes e as ocorrências de desistência das pessoas em realizar uma atividade física. Relacionar pontos importantes sobre os diversos esportes e como podem ser inseridos na educação.Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado estudos através de um levantamento bibliográfico. As fontes utilizadas se deram por meio de pesquisas bibliográficas, em livros dispostos na biblioteca, nas bases de dados da scielo, revistas e internet. Quanto aos fins, considera-se descritiva, pois a discussão central é conhecer a influência do professor no processo de construção do aluno e de como isso pode vir a interferir vida social de muitas pessoas. O presente trabalho foi dividido em partes. Primeiro, faz-se uma breve abordagem sobre o brincar e os jogos sendo trabalhadas na educação física. Mostra também conceitos de atividades lúdicas, pois o lúdico é descrito como elemento integrador ás estratégias da educação infantil que satisfaça as necessidades e os interesses das crianças. Finalizando, expõe o papel do professor de educação física como socializador, permitindo às crianças de aprendizagens diversificadas, para que possam desenvolver uma identidade própria.

Palavras-chave: Educando com amor, musica na educação física, cultura musical, educação física, meninos e meninas.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        5

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        7

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        7

1.5        OBJETIVOS        8

2        REVISÃO DE LITERATURA        8

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        10

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        11

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

6        REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

A organização do trabalho procura compreender as ações do brincar e do lúdico no processo de desenvolvimento da criança e de como o professor de educação física trabalha junto à instituição. “O brincar é natural na vida das crianças. É algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo, prazeroso e sem comprometimento”. (SILVA & SANTOS, 2009, s.p.).

O presente trabalho foi dividido em partes. Primeiro, faz-se uma breve abordagem sobre o brincar e os jogos sendo trabalhadas na educação física, pois quando a criança brinca realiza muitas descobertas sobre o mundo que a cerca e sobre si mesma, bem como aprende a relacionar-se com o outro e ao mesmo tempo trabalhando também seu desenvolvimento motor muito importante nessa fase.

Com o avanço educacional, autores descrevem o aluno como agente do seu processo de conhecimento, passando a ser um desfia ao desempenho do professor, exigindo dele novas competências. Os jogos podem ser trabalhados com fins educativos sendo eficientes se usarem com criatividade, podendo ali trocar ideias e conhecimentos, de expressão lúdica de acordo com a realidade com a qual trabalha, segundo os interesses e expectativas dos alunos, buscando criar condições que os incentivem a buscar seus limites, de compreender a complexidade da realidade, de aprimorar sua capacidade comunicativa e ampliar de forma significativa, sua inserção no espaço em que vive.  (SILVA, 2007)

Ainda o mesmo autor afirma que:

Quando os jogos educativos são utilizados como recurso pedagógico com um fim que não se encerre em si mesmo, eles perdem o caráter do brincar pelo brincar, pois a sua atenção deve estar voltada para os efeitos e resultados dando prioridade à aprendizagem. Aqui a atividade lúdica busca interagir com os conteúdos que estão sendo trabalhados pelo professor funcionando, nesse contexto, como um instrumento que vai tornar o ensino-aprendizagem uma atividade prazerosa, que facilite o aprendizado dos alunos em uma perspectiva que este possa pôr em jogo toda a sua capacidade intelectual nesse processo.(SILVA, 2007, p. 23)

Por sua vez, mostra também conceitos de atividades lúdicas, pois o lúdico é descrito como elemento integrador ás estratégias da educação infantil que satisfaça as necessidades e os interesses das crianças, favorecendo a elas a descoberta na relação do conhecimento entre elas e o mundo, além de propiciar no desenvolvimento de suas capacidades físicas, verbais, intelectuais, não deixando de valorizar suas experiências e diferenças sendo trabalhado juntamente com os jogos em seu contexto.

No entanto não pode deixar de ressaltar a importância do professor e da escola valorizara as vantagens de uma metodologia voltada para a utilização do lúdico como recurso facilitador no processo de ensino, uma vez que, através de uma atividade como brincadeira, musica, dança, esporte, seja la qual for a atividade a criança é capaz de aprender valores como respeitar, a refletir, a compreender e valorizar o outro e as respeitar seus limites. (SILVA, 2007, p. 21)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (202.1 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com