TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/4/2016  •  Artigo  •  5.893 Palavras (24 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 24

A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

NILZA ALVES DE SOUZA¹

ELIETE FONSECA MORAES¹

                                                  MARIA JUSSARA RODIGHERO¹

 ELIANA CLAUDIA GRACILIANO²

Eliete, Nilza e Maria, tudo bem? A nota foi 8,5. Abraços Profª Eliana ate a Banca... Parabéns!

RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo principal ressaltar a importância do lúdico na aprendizagem infantil. O lúdico é de suma importância na educação infantil, pois faz com que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa e divertida e a criança se sente motivada a realizar as atividades propostas. Através da ludicidade, é possível conhecer e aceitar os valores diferenciados aproveitando inúmeras ocasiões sugeridas na sala de aula que podem favorecer a autoestima, o respeito às regras e a compreensão dos valores. O estudo permitiu compreender que o lúdico é significativo para a criança poder conhecer, compreender e construir seus conhecimentos tornar-se cidadã deste mundo, ser capaz de exercer sua cidadania com dignidade e competência. É de extrema importância que a criança descubra e construa por si mesma os significados por meio de jogos e brincadeiras. Para tanto o educador deverá proporcionar um ambiente acolhedor, bem como objetos e recursos que ofereçam situações desafiadoras motivando perguntas e respostas, estimulando a criatividade e a descoberta de acordo com a necessidade de cada criança. É importante que os educadores, resgatem as brincadeiras para despertar a criatividade de cada um, sendo vista como um processo de desenvolvimento corporal que explora a capacidade do ser humano dentro do contexto escolar.

Palavras-Chaves: Lúdico, Criança, Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

 

A presente pesquisa é de caráter bibliográfico, onde o foco principal é apresentar a relevância do lúdico no ensino aprendizagem na educação infantil. O ato de brincar sempre esteve presente no cotidiano da criança, é um ato tão espontâneo e natural quanto o andar e o falar.

Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo demonstrar o quanto os jogos e brincadeiras são peças primordiais no processo ensino aprendizagem, pelo qual traz consigo resultado surpreendente no trabalho de estimulação e que podem preparar a criança no convívio social. Considerando que os jogos e brincadeiras podem ser fundamentais no desenvolvimento emocional e intelectual da criança, quando bem cultivado irá contribuir no futuro, para a eficiência e o equilíbrio do adulto. 

 Por meio da brincadeira a criança explora o mundo a sua volta, descobre e constrói significados sobre objetos e coisas e desenvolve suas habilidades.sabe-se que a escola é um lugar de descobertas e porque não inserir os jogos e brincadeiras nos conteúdos administrados, tornando assim as aulas mais ricas e prazerosas, onde as crianças se sintam motivadas em entrar na sala de aula.

Embora saibam que muitas instituições fazem uso dos jogos e brincadeiras como simples divertimento não reconhecendo o valor que esses jogos e brincadeiras influi em novas descobertas de criar e recriar, ampliar horizontes e descobrir novos conhecimentos.

Pelo jogo, a criança aprende a ter regras, responsabilidade, atitudes e autonomia que, aos poucos, vão assumindo formas mais definidas. As regras são estabelecidas pelos outros e por elas mesmas.

É através dos jogos e brincadeiras que, a criança experimenta, descobre, inventa, exercita, obedece a regras e confere suas habilidades. Diante dessa pesquisa pode se entender que o lúdico é a forma mais espontânea da criança entrar em contato com a realidade e descobrir que o mundo é uma troca de situação que resolve no dia-dia.

A aula tem o lúdico como um dos métodos de aprendizagem, é uma aula que está voltada para aos interesses do aluno sem perder seu objetivo. Jogos e brincadeiras segundo Oliveira (1985, p.74), “{...} é um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural. Estimula a critica, a criatividade, a socialização, sendo, portanto reconhecidas como uma das atividades mais significativas – se não a mais significativa – pelo seu conteúdo pedagógico social”.

Este trabalho tem como objetivo buscar a interação e socialização das crianças de uma forma prazerosa, contribuindo para uma aprendizagem significativa, despertando a curiosidade das crianças e que elas se sintam motivadas a ir em busca de novas descobertas.

1 O JOGO COMO PROCEDIMENTO DIDÁTICO

Diante de um jogo, crianças e adolescentes dão o melhor de si: planejam, pensam em estratégias, agem, analisam e antecipam o passo do adversário, observam o erro dele, torcem, comemoram - ou lamentam - e propõem uma nova partida. Todo esse interesse faz dele um valioso recurso, que pode ser incluído nas aulas com dois objetivos: ensinar um conteúdo ou simplesmente ensinar a jogar. 

Nem todos os educadores, no entanto, veem os jogos de regras com bons olhos, muitas vezes porque eles geram competição. Para Macedo, a disputa é benéfica e deve ser incentivada na escola. "A palavra competir indica que os oponentes se orientam para a mesma direção, que é ganhar. Ambos perseguem um resultado, uma melhor competência, e esse processo implica colaboração, cooperação e respeito mútuo e à regra."

A inclusão de jogos na escola demanda planejamento. Antes de disponibilizá-los para a garotada, analise a variedade e a quantidade disponível para avaliar se todos podem brincar ao mesmo tempo ou se é necessário fazer um rodízio. Além disso, os jogos devem ser atraentes e bonitos e ter bom acabamento. "É na intensidade, na fascinação, na capacidade de excitar que residem a própria essência e a característica primordial do jogo", diz Johan Huizinga (1872-1945) .

2 JOGO E CULTURA

O ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre manifestou uma tendência lúdica, isto é, um impulso para o jogo. Alguns autores vão além, afirmando que o jogo não se limita apenas á humanidade seria anterior, inclusive ao próprio homem, pois já era praticado por alguns animais. Johan Huizinga (1971, p. 3) diz que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (222.7 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com