TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento do ser humano através dos jogos e brincadeiras segundo, Jean Piaget.

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 2

O desenvolvimento do ser humano através dos jogos e brincadeiras segundo, Jean Piaget.

O nascimento das primeiras reflexões em torno da importância do brinquedo na educação começa na antiga Roma e na Grécia e sofre variações ao longo dos séculos como forma de preparo para a vida futura. Na época, onde ainda não se discutia o emprego do jogo como recurso para o ensino da leitura e do cálculo, foi evoluindo e trazendo a adoção de práticas educativas que prevalecem até hoje.

A Psicologia Infantil, que desabrocha, no século XX, com a produção de pesquisas e teorias que discutem a importância do ato de brincar para a construção de representações infantis, ganham espaço nos estudos e pesquisas de caráter psicogenético, encabeçados por Jean “Piaget, epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.”.

Segundo Piaget, O desenvolvimento do ser humano começa desde sua geração no ventre da mãe, iniciando-se a exploração sinestésica, com jogo de sensações produzidas por seu corpo em desenvolvimento, pelo corpo da mãe e algumas percepções externas, tornando-se a primeira brincadeira da criança.                                                

Em relação aos jogos e brincadeiras, Piaget acredita ser essencial na vida da criança, desenvolvendo os principais objetivos da educação: como na formação de indivíduos criativos, inventivos e descobridores, transformando-as em pessoas criticas e ativas, fazendo da atividade lúdica um berço obrigatório e indispensável na pratica educativa. Sendo assim a criança interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas, construindo estruturas mentais onde prevalece a assimilação e se apropria daquilo que percebe da realidade, desenvolvendo seu lado cognitivo, motor, físico, afetivo e psicossocial.

Os jogos e brinquedos, além de facilitar a aquisição dos valores humanos em sua formação, é um excelente meio didático, sendo utilizado para se alcançar êxito no ambiente escolar.

                                                                         https://www.youtube.com/watch?v=1jiHPjbsAx8 

                                                                                                   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com