TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE DINÂMICA DE GRUPO

Por:   •  8/4/2016  •  Resenha  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ

CURSO DE PSICOLOGIA

TRABALHO DE

DINÂMICA DE GRUPO

MARINA DIAS PEDRO

                                            RIBEIRÃO PRETO – SP

2016

MARINA DIAS PEDRO

TRABALHO DE

DINÂMICA DE GRUPO

Trabalho apresentada a disciplina, Antropologia, sob orientação da Prof.ª Lilian Claudia.

RIBEIRÃO PRETO – SP

2016

Resumo

             Classificação geral dos grupos

Existem diferentes tipos de grupos, no entanto podemos dizer que o que diferencia um grupo de outro é a sua finalidade.

A partir da finalidade á qual se destina é possível estabelecer a camada de pessoas que irá compor o grupo e o procedimento no qual será utilizado pelo coordenador.

De acordo com as finalidades do grupo, podemos classifica-lo mediante ao que ele é destinado, os grupos operativos, por exemplo, consideram-se fatores conscientes/inconscientes, nos quais regem a dinâmica de qualquer grupo e se manifestam através da mente, corpo e mundo exterior.

Nos grupos operativos a atividade do coordenador deve ficar centralizada na tarefa proposta, ou seja, se algum fator inconsciente do individuo vier a se manifestar atrapalhando e ameaçando a integração do mesmo, é que o coordenador deve interferir.

Já os grupos psicoterápicos notadamente valorizam os aspectos inconscientes dos indivíduos e da totalidade grupal.

Um exemplo de grupo psicoterápico no qual podemos mencionar é a corrente psicodramática, na qual propícia ao individuo se autoconhecer, a partir da reconstituição de seus estágios primitivos, também possibilita uma maior analise do “eu e o outro” entre outras etapas da dinâmica.

Nos dias de hoje é importante reconhecer que ambas as formas de trabalho em grupo devem ser valorizadas e reconhecidas, enquanto objeto de constante analise e estudo.

Os grupos a partir de suas finalidades ajudam na resolução de problemáticas a partir da técnica e da prática.

O apoio dos Institutos formadores de coordenadores e as entidades possuem papel fundamental neste crescimento, promovendo o estimulo a ética enquanto profissionais e também uma maior divulgação das atividades grupais.

Atributos desejáveis para um coordenador de grupo

Ser um coordenador de grupo é um fator fundamental e importante na evolução e eficácia de qualquer tipo de grupo, seja ele de que natureza for.

Todos nós temos características próprias de nossa personalidade e muitas vezes coordenar com êxito vai exigir determinados atributos específicos de cada grupo e sua finalidade.

Todas as ressalvas nos levam ao direcionamento de que o coordenador não precisa ser perfeito, porém existem características que ele precisa possuir nas situações grupais enquanto profissional da área.

É imprescindível que o que é passado aos membros do grupo seja positivo e verdadeiro, incluindo informações coerentes e éticas. Ser um facilitador na comunicação ajudará para que os membros do grupo entendam melhor o que se é proposto e desta forma serem ajudados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com