TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Medidas e Avaliação Física

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

Ciclo de Aprendizagem 1

IRIS PACHECO

RA - 1188781

São José dos Campos

2015

Primeira Atividade no Portifólio

Trabalho apresentado a Disciplina de Preparação Física Geral , Docente Especialista Silas C. Teixeira, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

São José dos Campos

2015

Descrição da atividade 

Com base na Unidade 1 e leituras propostas, nos Conteúdos Digitais Integradores da mesma unidade, realize um breve resumo com as suas palavras (sem copiar do material, de obras físicas ou virtuais) dos princípios científicos do treinamento utilizando no máximo 10 linhas em cada princípio: 

• Princípio da Individualidade Biológica.

Podemos afirmar com esse princípio que cada ser é único, sendo que cada um apresenta uma estrutura física, mental onde aparecem suas particularidades e habilidades específicas. Cada pessoa tem seu jeito de ser e absorver do meio onde vive características. Cada indivíduo apresenta dois fatores: o genótipo, que seria suas características por suas condições genéticas e o fenótipo que seria tudo aquilo que é adquirido e aprendido depois do nascimento. No treinamento esportivo, cabe ao treinador identificar essas potencialidades de cada indivíduo e conseguir executar um plano de treinamento específico elevando ainda mais sua capacidade física e tentando eliminar alguma deficiência que este apresente.

 • Princípio da Adaptação.

Seria a diferença individual de assimilação de estímulos que o indivíduo apresenta por ação de agentes internos e externos. A homeostase é um fator diretamente ligado a esse princípio, pois ela é responsável pelo equilíbrio do organismo e quando o indivíduo passa por estímulos, estes geram respostas onde o corpo estará sempre trabalhando para se adaptar. Com o treinamento esportivo, buscamos sempre como treinadores,  provocar essas reações para desenvolver  ajustes nas performances dos atletas.

• Princípio da Sobrecarga.

Para melhorarmos nossa condição física no treinamento, devemos procurar um estímulo maior do que estamos acostumados a fazer para que nosso corpo reaja. A sobrecarga nos treinos, o volume e intensidade nos exercícios exigem um equilíbrio onde somado ao tempo de recuperação se tornam fatores essenciais para que aumente a resistência e melhore o aproveitamento e o rendimento. Cabe ao educador físico saber fazer essa dosagem de sobrecarga para melhorar tanto um atleta quanto uma pessoa que só busca o bem estar físico.

• Princípio da Interdependência Volume-Intensidade.

Esse princípio fala a respeito da sobrecarga, inter-relacionando e desenvolvendo as capacidades físicas especificando assim quando aumentar a intensidade no exercício, devemos diminuir o volume e quando diminuirmos a intensidade, aumentasse o volume. O Treinador deverá adequar, de acordo com a fase que o atleta está, por exemplo um treino próximo de uma competição que deverá sofrer ajustes nesse treinamento.

• Princípio da Continuidade.  

Esse princípio explica que o treinamento deve ir sempre evoluindo e para que isso ocorra, o indivíduo não pode interromper com intervalos grandes sua intensidade de treino. Ocorrendo essa continuidade, o treinador físico irá proporcionar adaptações e a manutenção de cargas adequadas ao organismo do atleta, acarretando uma melhora na sua performance. Já se houver uma pausa grande, o rendimento volta pro início, onde o organismo deverá se adaptar novamente ao ritmo de treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com