TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tradução de Artigo

Por:   •  22/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 10

Assimetria da pressão plantar e risco de lesões por estresse no pé jovens jogadores de futebol.

Objetivo: Investigar a presença de assimetrias de pressão plantar entre jovens atletas de futebol.

Design: Observacional.

Cenário: Laboratório.

Participantes: Trinta jovens adolescentes divididos em grupo de futebol (n = 15) ou controle pareado

grupo (n = 15).

Principais medidas de desfecho: A pressão plantar média foi determinada para sete regiões diferentes do pé.Os dados foram comparados entre o pé preferido e não preferido, e entre os grupos, durante descalço em pé sobre um sistema de tapete de pressão.

Resultados: Maior pressão foi encontrada no hálux, 5º metatarso e retropé medial do pé não preferido nos jovens futebolistas. Essas assimetrias não foram observadas no controle grupo. Magnitudes de pressão plantar não diferiram entre os grupos.

Conclusão: Futebolistas jovens apresentam assimetrias de pressão plantar no hálux, 5º metatarso retropé mediano, com maior pressão observada no pé não preferido

1. Introdução

O futebol é um dos esportes mais populares do mundo (FIFA, 2007). Atletas de futebol estão sujeitos a lesões, principalmente na parte inferior extremidades (Fachina et al., 2013; Theron, Schwellnus, Derman, & Dvorak, 2013), em parte devido à alta intensidade, contínua mudanças na direção do movimento, tarefas de salto e sprints solicitado em treinamentos e competições (Barnes, Archer, Hogg, Bush, & Bradley, 2014; Di Salvo et al., 2007). O estresse cumulativo resultante de movimentos repetitivos a longo prazo é considerado fonte comum de lesões por excesso de uso, como a fratura no quinto metatarsal (Bentley, Ramanathan, Arnold, Wang e Abboud, 2011; Porter, Duncan e Meyer, 2005). Esta lesão foi associada com maior pressão plantar na região lateral do pé (Ekstrand & van Dijk, 2013; Fetzer & Wright, 2006; Sims, Hardaker, & Queen, 2008), especialmente entre os atletas do sexo masculino (Sims et al., 2008).

Fratura no quinto metatarsal foi observada em 16 atletas entre os 273 atletas (~ 6%) seguidos durante dois anos (Fujitaka et al., 2015). Apesar de sua baixa incidência, esta lesão é considerada grave devido ao tempo que leva para recuperar completamente e à alta taxa de recorrência (Ekstrand & van Dijk, 2013).

As assimetrias podem desempenhar um papel na ocorrência de lesões entre jogadores de futebol desde diferenças na pressão plantar entre os pés preferidos e não preferidos foram relatados anteriormente (Wong et al., 2007) e lesões por estresse no pé de jogadores de futebol tem um padrão unilateral, em que o pé não preferido é o mais comumente feridos (Fujitaka et al., 2015). Pode estar relacionado com a lateralização funcional dos membros inferiores observada para tarefas de mobilização realizadas no futebol (ou seja, chutar a bola) (Fujitaka et al., 2015). Durante estas tarefas de mobilização, a perna não preferida contralateral suporta o peso corporal e fornece estabilidade corporal ao atleta (Ball, 2013; Teixeira, de Oliveira, Romano, & Correa, 2011; Wong et al., 2007). Embora a estática avaliação da pressão plantar pode não estar correlacionada com a medida dinâmica da pressão plantar durante a prática futebol, adaptações relacionadas à descarga de peso e ao equilíbrio. atletas de futebol podem ser descritos a partir de dados gravados durante ensaios (Petry et al., 2016).

Enquanto uma relação entre o carregamento do pé, prática de futebol e lesões por estresse no pé podem existir (Carl, Pauser, Swoboda, Jendrissek & Brem, 2014; Wong et al., 2007), a maioria dos estudos apenas consideraram esses fatores de risco entre atletas adultos e / ou de elite (Bentley et al., 2011; Ekstrand e van Dijk, 2013; Theron et al., 2013).

Pouca atenção foi dada ao jovem jogador de futebol (Fujitaka et al. 2015). No entanto, o futebol é um esporte muito popular entre os adolescentes (Stolen, Chamari, Castagna, & Wisloff, 2005) e lesões por estresse pode limitar sua participação em sessões de treinamento e, em casos extremos, afetam sua carreira profissional no futebol. Análise de padrões de pressão plantar em atletas jovens podem ajudar terapeutas para minimizar os fatores de risco de lesão, promovendo prevenção. Portanto, o objetivo deste estudo foi determinar se padrões de pressão plantar associados a lesões nos pés, por assimetrias pressóricas plantares, são observadas entre os não lesionados jogadores de futebol jovens em pé vertical. Nós hipotetizamos que a pressão plantar seria assimétrica durante a postura ereta dos jogadores de futebol, mas não dos não-jogadores, e maior pressão plantar seria observada nos locais dos pés descritos pela literatura como em maior risco de sofrer lesões por estresse.

2. Métodos

2.1. Desenho do estudo e participantes

Trinta participantes voluntários neste estudo (ver Tabela 1 para detalhes dos participantes). Eles foram divididos em dois grupos: um grupo de atletas jovens de futebol não lesionados (n = 15) e grupo controle (n = 15). Atletas de futebol estavam engajados em treinamento regular, pelo menos três vezes por semana, cada sessão com duração de 90 minutos, em que estavam sempre usando botas de futebol cravejadas regularmente, e participar de competições estaduais pelo menos durante o último ano. O padrão de greve dos pés foi observado e todos os participantes apresentaram um padrão de greve no retropé durante a corrida. Grupo de controle incluíram participantes com idade, antropometria e pé semelhantes características de ataque daquelas observadas entre os jogadores de futebol grupo, mas sem qualquer experiência de treinamento que não seja a aulas de educação física na escola (ou seja, uma sessão de 60 min por semana). Todos os participantes estavam livres de lesões anteriores nas extremidades inferiores. Participantes que apresentam arco do pé alterado (ou seja, caimento excessivo arco representado pela distribuição de pressão plantar) não considerados para participação neste estudo devido à influência do arcos caídos na distribuição da pressão plantar (Barnes et al., 2014).

Todos os participantes e seus pais ou responsáveis ​​legais assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de acordo com a declaração de Helsinki e aprovado pelo comitê de ética local. Plantar pressão foi determinada durante a posição ortostática e analisada considerando diferentes regiões do pé no pé preferido e não preferido.

2.2. Pressão plantar

A pressão plantar foi amostrada a 100 Hz enquanto os participantes estavam de pé na posição vertical descalço usando uma esteira de pressão sistema com resolução espacial de 1,4 sensores por cm2 (Matscan, Tekscan Inc., Boston, EUA). Três ensaios foram realizados onde o os participantes estavam em pé em silêncio com os olhos abertos durante 30 s (da Rocha, Bratz, Gubert, de Davi, & Carpes, 2014). Um intervalo de 30 s foi conduzido entre os ensaios. Os participantes foram instruídos a evitar movimentos desnecessários, mantenha os braços relaxados ao longo do corpo e olhe para um ponto de referência posicionado 3 m na frente e no nível dos seus olhos. A pressão plantar média foi determinada considerando regiões do hálux, cabeça do primeiro metatarso (M1), cabeça do quinto metatarsal (M5), mediopé (MF), retropé medial (RM) e lateral retropé (LR), como descrito em outro lugar (Carl et al., 2014). Plantar pressão foi normalizada para a pressão média do pé, considerando todo o pé, minimizando assim os efeitos de pequenas variações massa corporal entre os participantes (Fernandez-Seguin et al., 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com