TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Por:   •  7/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

  1. INTRODUÇÃO

Organizar é uma palavra presente com grande ênfase no vocabulário comercial atualmente. O profissional de Educação Física não fica à margem deste conceito, principalmente quando falamos de eventos esportivos. Cada dia mais os negócios afunilam e mostram ao educador físico que ele deve trabalhar com mais excelência em divulgar, organizar, gerir e vender um evento.

Nos últimos anos, o segmento fitness no Brasil cresceu significativamente devido a dois importantes fatores que segundo Luiz Barretto, presidente do SEBRAE são: “o primeiro deles, a busca por uma melhor qualidade de vida, mais saudável. O segundo, o aumento de renda. Essa união gerou muitas oportunidades". Todavia, nos tempos passados, as academias de ginástica eram vistas como locais para “esculpir” o corpo, mas esse rótulo dado a elas mudou com o passar dos anos. Hoje, as academias de ginástica possuem um novo foco.

A pesquisa de mercado é sem dúvidas uma considerável ferramenta para avaliar, direcionar e implementar serviços e produtos de excelência e qualidade, direcionados para o seu público-alvo, atendendo suas reais necessidades e oferecendo diferenciais que irão repercutir positivamente sobre a marca. Importante ainda ressaltar que, a pesquisa de mercado, busca ainda minimizar os possíveis pontos negativos antes da abertura do negócio. Já a pesquisa de satisfação busca avaliar o gosto do cliente em relação a prestação de serviços oferecidos pela empresa, bem como classificar a qualidade, e se a empresa atende às mínimas expectativas do seu cliente. Após realizada a pesquisa, a mesma passará por uma análise e servirá como instrumento criterioso mensurando os pontos negativos afim de gerar um feedback objetivando a melhoria dos serviços prestados.

  1. OBJETIVO GERAL

Analisar o nível de satisfação dos usuários de academias.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

Verificar se a academia atende as expectativas do usuário bem como as necessidades para o seu treinamento.

  1. METODOLOGIA

Foi aplicado um questionário aos alunos de uma academia de ginástica em Cataguases – MG. A pesquisa de satisfação foi realizada entre o período de 21 de Setembro à 4 de Outubro de 2016. Contamos com uma amostragem de 50 alunos da Santos e Lanziére LTDA. CNPJ – 20.071.930/0001-43, intitulada Academia Corpus, situada à Praça Sandoval de Azevedo, nº 136, bairro Centro – Cataguases – MG. Os alunos responderam um questionário para verificarmos a satisfação dos mesmos em relação a academia em que frequentam, nestes questionários haviam perguntas pertinentes ao perfil do aluno, atendimento dos profissionais da academia e sobre as instalações, além disso, haviam também três campos para o aluno descrever sobre o que o agradava ou não e sobre sugestões de melhoria.

  1. DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS

Seguem abaixo os gráficos ilustrativos referentes ao questionário utilizado nessa pesquisa de mercado.

[pic 1]

        Quanto ao perfil do usuário, podemos observar um maior número de indivíduos do sexo feminino. O tempo de frequência está bem equiparado. Em relação ao horário, um destaque para os períodos matutino e vespertino.

Nós vemos abaixo que a maior parte dos entrevistados responde as questões de 4 a 8 como bom e ótimo, essas questões são referentes a infraestrutura da academia citada acima. Dizem respeito aos vestiários, bebedouros, limpeza, qualidade e quantidade de equipamentos.

[pic 2]

[pic 3]

Os serviços, em sua maior parte, foram avaliados como bom e ótimo nas perguntas de nove a doze. Um dado importante sobre a pergunta de número 10 é que poucos 8,5 % dos participantes não opinaram sobre o atendimento telefônico, porque nunca haviam ligado para a academia e tampouco recebido ligações.


[pic 4]

[pic 5]

        Essas duas últimas perguntas expusemos em um gráfico separado devido a variação de respostas. Ele mostra uma grande eficácia dos profissionais que trabalham nesta academia em questionar o aluno sobre suas metas e monitoração dos exercícios.

Deixamos três questões abertas no questionário para o aluno poder expressar suas críticas, elogios e sugestões sobre o serviço prestado.

Na pergunta número 15 houveram várias variações de atividades que os alunos acharam propícias para a academia desenvolver. São elas:

Mais Equipamentos

Aulão de Alongamentos

Caminhada

Abrir aos sábados

Festas

Cross Fit

Natação

Dança

Corrida

Aula de Abdominal

Aula ao ar livre

Localizada

Acompanhamento com Nutricionista

Lutas

Spinning

        Já na pergunta de número dezesseis chegamos ao seguinte gráfico de satisfação dos clientes:

[pic 6]

Quanto a insatisfação dos alunos temos os seguintes resultados mostrados no gráfico a seguir:

[pic 7]

  1. PLANO DE AÇÃO

Os estudos e resultados sugerem novas questões quanto às necessidades da empresa alvo da pesquisa. Medidas de fortalecimento se tornam essenciais para que os pontos fortes apontados sejam fortalecidos e os pontos fracos sejam excluídos ou atendidos, de acordo com a maior conveniência e necessidades evidentes a serem oferecidas pela academia aos seus freqüentadores.

Com o intuito de atingir as demandas, foi montado um plano de ação com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e de fidelizar cada vez mais os atuais clientes e posteriormente atrair novos adeptos. Devemos observar os pontos que devem passar pelo plano de ação corrigindo e fortalecendo tais questões. Para que possamos ter um controle das medidas a serem executadas na prática criamos uma planilha de todo o processo, detalhando os itens  a serem analisados, como o período que o resultados serão obtidos, quais setores e pessoas serão beneficiadas, o público alvo em questão e principalmente as ações que deveremos colocar, juntamente com sua projeção/alcance.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (325.8 Kb)   docx (170.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com