TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VOLEIBOL ESCOLAR X VOLEIBOL TREINAMENTO

Por:   •  26/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 9

ARREMESSOS E LANÇAMENTOS

ARREMESSO DE PESO- O arremesso de peso possui duas técnicas que são:

  1. ARREMESSO DE PESO LINEAR –

1º Fase- EMPUNHADURA /POSIÇÃO INICIAL-  A empunhadura no arremesso de peso é feita por todas as falanges, dedos paralelos e ligeiramente afastados, apoiado na parte calosa da mão, polegar apoiado atrás   do implemento. O peso é colocado no lado do pescoço, próximo ao maxilar   e polegar na traqueia, o cotovelo faz um ângulo de 45º em relação ao corpo, o braço livre deverá estar fletido em frente ao rosto.  O arremessador começa de pé de costas para a área de arremesso na parte de trás   do círculo. O arremessador fica apoiado na perna do mesmo lado do implemento, inclina-se o tronco a frente que fica   paralelo ao chão, a perna de apoio deve estar fletida, enquanto a outra deve estar estendida atrás.

2º fase- DESLIZAMENTO-  A perna livre será fletida a frente e logo em seguida será chutada para trás caindo estendida próximo ao anteparo o mais rápido possível, enquanto a perna de apoio será arrastada pelo calcanhar para trás em direção ao centro do círculo e o seu contato será com o terço anterior do pé, permanecendo de costa para área de arremesso. O arremessador ficará na posição de força, onde a ponta do pé da perna livre deverá estar alinhado com o calcanhar da perna de apoio que deverá estar fletida, alinhando queixo, joelho e ponta do pé. O peso do corpo deverá estar todo na sua perna de apoio.

3º fase- ARREMESSO PROPRIAMENTE DITO- Após o deslizamento o arremessador fará um giro de 180º, fazendo a extensão da perna de apoio, entrada de quadril, ombro, braço, antebraço saindo o implemento pela ponta dos dedos. O movimento de rotação do tronco é bloqueado pelo braço esquerdo, que será puxado para trás na altura do ombro. O peso da perna de apoio será transferido para perna da frente, a cabeça deverá estar atrás da perna da frente.

4º fase- RECUPERAÇÃO, REVERSÃO OU ARREMATE- Esta fase serve para que a atleta não queime o arremesso onde o atleta fará uma troca de perna após o arremesso. A perna da frente ficará fletida apoiado no círculo enquanto a outra estará suspensa e fletida atrás do corpo para manter o equilíbrio.

  1. PESO ROTACIONAL-

1º Fase- EMPUNHADURA /POSIÇÃO INICIAL-  A empunhadura no arremesso de peso é feita por toadas as falanges, dedos paralelos e ligeiramente afastados, apoiado na parte calosa da mão, polegar apoiado atrás   do implemento, o peso é colocado no lado do pescoço, próximo ao maxilar   e polegar na traqueia, o cotovelo faz um ângulo de 90º em relação ao corpo, o braço livre deverá estar fletido a frente do rosto.  O arremessador começa de pé, de costas para a área de arremesso na parte de trás do círculo. O arremessador fica apoiado com as pernas afastadas na largura dos ombros um pouco fletida, apoiado pelo terço anterior dos pés

2º fase- GIRO -  O arremessador fará um breve giro para direita (destro) e logo em seguida fará um giro de 360º sobre a perna esquerda deslocando-as para atrás em direção ao centro do círculo e o seu contato será com o pé direito no terço anterior do pé, enquanto sua perna esquerda caíra estendida próxima ao anteparo o mais rápido possível, permanecendo de costa para área de arremesso. O arremessador ficará na posição de força onde a ponta do pé da perna esquerda, deverá estar alinhado com o calcanhar da perna direita que estará  fletida, alinhando queixo, joelho e ponta do pé. O peso do corpo deverá estar todo na sua perna direita.

3º fase- ARREMESSO PROPRIAMENTE DITO- Após o giro, o atleta fará um novo giro de 180º, fará extensão da perna de direita, entrada de quadril, ombro, braço, antebraço saindo o implemento pela ponta dos dedos. O movimento de rotação do tronco é bloqueado pelo braço esquerdo, que será puxado para atrás na altura do ombro. O peso da perna de apoio será transferido para perna da frente, a cabeça deverá estar atrás da perna da frente.

4º fase- RECUPERAÇÃO, REVERSÃO OU ARREMATE- Esta fase serve para que a atleta não queime o arremesso, onde o atleta fará uma troca de perna após o arremesso. A perna da frente ficará fletida apoiado no círculo enquanto a outra estará suspensa e fletida atrás do corpo para manter o equilíbrio.

LANÇAMENTO DO DISCO.

1º Fase-EMPUNHADURA /BALANCEIO-

A empunhadura do lançamento do disco e feita pelas falanges distais e polegar apoiado lateralmente, os dedos devem estar afastados e o disco é colocado contra a base da mão. O lançador deverá estar de pé de costas para a área de lançamento na parte de trás  do círculo. O lançador fica apoiado com as pernas afastadas na largura dos ombros um pouco fletida, apoiado pelo terço anterior dos pés, o braço livre deverá estar fletido a frente do rosto. O disco deverá ser balançado para trás até à projeção vertical do calcanhar esquerdo (destro), o tronco roda ao mesmo tempo e os braços serão mantidos quase a altura dos ombros.

2º fase- GIRO -  O lançador fará um giro de 360º sobre a perna esquerda, deslocando-se para trás em direção ao centro do círculo, o seu contato será com o pé direito no terço anterior do pé girando para dentro, enquanto sua perna esquerda caíra estendida próxima à borda da frente do setor o mais rápido possível. O arremessador ficará na posição de força, onde a ponta do pé da perna esquerda, deverá estar alinhado com o calcanhar da perna direita , sendo que a mesma deverá estar fletida, alinhando queixo, joelho e ponta do pé. O peso do corpo deverá estar todo na sua perna direita. O disco deverá estar atrás do corpo, com braço totalmente estendido e o braço direito mantém -se a frente do rosto.

3º fase- LANÇAMENTO PROPRIAMENTE DITO- Após o giro o atleta fará um novo giro de 180º, fará extensão da perna de direita, entrada de quadril, ombro, braço, antebraço saindo o implemento pela ponta do dedo indicador no sentido horário (destro). O movimento de rotação do tronco é bloqueado pela perna e braço esquerdo que será puxado para trás na altura do ombro. O peso da perna direita será transferido para perna da frente. O disco deixará a mão na altura do ombro com o braço totalmente estendido

4º fase- RECUPERAÇÃO, REVERSÃO OU ARREMATE- Esta fase serve para que a atleta não queime o lançamento onde o mesmo fará uma troca de perna após o arremesso. A perna da frente ficará fletida apoiado no círculo enquanto a outra estará suspensa e fletida atrás do corpo para manter o equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com