TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O VOLEIBOL COMO FERRAMENTA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO MOTOR, SOCIAL E COGNITIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  16/3/2021  •  Artigo  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

O VOLEIBOL COMO FERRAMENTA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO MOTOR, SOCIAL E COGNITIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

JOSÉ ROBERTO OLIVEIRA DA SILVA

DESENVOLVIMENTO

O voleibol se originou nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, e foi criado pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. Sua intenção, objetivos e regras eram de ser uma modalidade sem contato físico entre seus praticantes oferecendo assim condições às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras. (BOJIKIAN, 2008).

Segundo alguns autores brasileiros no Brasil o esporte chegou a meados de 1915, em Pernambuco, no Colégio Marista, mas, para outros relatam que a modalidade teve seu inicio em meados de 1916 e 1917 através da ACM (Associação Cristã de Moços) de São Paulo. Em 1946, a Confederação Sul-Americana foi criada no Brasil, em 1954 foi fundada em Paris, França, a FIVB (Federação Internacional de Voleibol) em 1962, o Voleibol foi reconhecido como esporte olímpico e em 1923, aconteceu o primeiro torneio brasileiro promovido pelo Fluminense. Em sua participação como esporte olímpico em 1964 em Tóquio a equipe da antiga República Socialista Federativa Soviética Russa foi à primeira campeã no masculino e o Japão no feminino o Brasil participou somente com o time masculino que ficou na 7ª posição. Esses fatos são importantes para os alunos possam conhecer o desenvolvimento do voleibol no Brasil e o efeito da evolução científica da Educação Física brasileira nesse esporte.

No contexto geral das aulas de Educação Física escolar a modalidade voleibol é compreendida e proposta no âmbito escolar como intuito promoção da cultura de movimento do corpo. As aulas devem ser aplicadas aos alunos de forma inclusiva e não exclusivas, pois é um direito de todos os alunos às essas atividades. Todo e qualquer movimento dos esportes devem ser trabalhados de uma forma que todos possam realiza-los.  Assim, o professor como educador deve elaborar situações na aplicação do movimento de vôlei visando à promoção da formação integral do aluno (CAMPOS, 2006).

Segundo Campos (2006) dentro da disciplina de Educação Física o voleibol é um conteúdo com diversas possibilidades de se estudar e desenvolver suas atividades, mas também é uma modalidade esportiva que tem finalidade competitiva. Nesse sentido, cabe ao professor da disciplina avaliar essas questões e introduzir o desporto no âmbito escolar sem causar prejuízos aos alunos.

O voleibol como esporte coletivo, é considerado fundamental para os primeiros anos do ensino fundamental, pois estimula o desenvolvimento psicomotor, proporciona grandes vivências no âmbito escolar e contribui para estabelecer a organização corporal e isso acontece nas aulas de Educação Física onde os movimentos corporais podem ser pedagogicamente tematizado e desenvolvido através da aplicação dos conteúdos os esportes e os jogos coletivos.

Segundo Santini (2007) o profissional de Educação Física precisar carregar contigo inúmeras informações para que o mesmo possa durante suas aulas repassarem aos seus educandos todo conhecimento sobre técnicas e regras da modalidade fazendo as correções necessárias para então possibilitar um melhor ensino e assim fazendo com que seus alunos se dediquem o máximo. Cabe também ao professor uma criatividade para fazer variações durante suas aulas para poder incluir todos em suas aulas sem discriminação ou exclusão.

O voleibol possui diversos benefícios como a melhora da habilidade motora, aptidão física, valências físicas, contribui também para as características afetivas, sociais e cognitivas, estimulando alegria, satisfação e motivação, além de melhorar capacidades perceptivo-motoras e tudo isso acontece nas aulas de Educação Física, uma das disciplinas mais adoradas pelos alunos, pois é o momento em que os alunos saem um pouco da rotina de sala de aula, ficam ao ar livre é onde acontece todo o aprendizado com, alegria e interação com todos.

De acordo com Freire (1992) na escola é fundamental trabalhar com os jogos cooperativos, pois eles criam oportunidades para o aprendizado, elimina o sentimento de fracasso e medo, fazendo que todos sejam vencedores. O educador precisa estar sempre ensinando valores, para que sempre permaneça a harmonia em suas aulas, tendo cooperação entre os alunos é preciso que o professor  o incentivam para assim buscar uma melhoria no desempeno do ensino aprendizagem.

A prática do voleibol nas escolas não busca o alto rendimento do aluno, ela é sim uma grande ferramenta de contribuição no crescimento educacional, desenvolvimento motor e formação do individuo como cidadão, mas é fato que os grandes atletas do vôlei nacional e mundial tiveram seu inicio nas aulas de educação de física escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (272 Kb)   docx (198.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com