TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DO VOLEIBOL ESCOLAR

Por:   •  23/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 14

PRÁTICA DO VOLEIBOL ESCOLAR

Transformação socioeducacional do aluno

Fabricio Renato Godinho da Mota

Orientador: Kátia Berni

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Educação Física (LEF1147) – Projeto de Ensino

(01/06/2021)

RESUMO

O voleibol é atualmente uma das atividades mais solicitadas ou praticadas no desenvolvimento das aulas de educação física escolar, sua grande popularidade atingida no final do século XX, muito devido à era “geração de prata” que consolidou o esporte no cenário nacional e posteriormente através da grande mídia junto a “geração de ouro” fez com que a sua prática fosse intensificada nas grades curriculares, atraindo uma maior atenção dos alunos de todos os gêneros a sua prática. Este estudo teve como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a prática do Voleibol no cenário escolar, identificar e analisar as contribuições na escola quanto à inclusão e desenvolvimento social humano nesta modalidade, seja através das ações desenvolvidas em uma aula prática de Educação Física escolar, seja durante a aplicação deste desporto nas turmas de treinamento extracurriculares da escola e enfocou os seguintes aspectos: estudar a história do esporte de sua origem e chegada ao nosso país; entender o que é inclusão e desenvolvimento social humano e como está ligada ao processo de ensino aprendizagem e investigar como eles se complementam; assim, a pesquisa baseou-se, principalmente na fundamentação teórica apoiou-se em publicações referentes aos temas: Voleibol e Esporte Escolar. Tendo base em estudos principalmente de Carlos Bizzocchi (2008), Lani Florian (1998), Margarida Gaspar de Matos (1994), Romeu Kazumi Sassaki (1997). Concluem-se ambas as práticas têm o fator coletivismo como maior beneficiado neste contexto e sua prática como aliado socioeducativo têm fator transformador e impar no desenvolvimento social.

Palavras-chave: Voleibol, Práticas Escolares, Socioeducacional.

1 INTRODUÇÃO

O tema escolhido para o projeto de ensino mostra a “Prática do Voleibol escolar na transformação socioeducacional do aluno” tema este relacionado à área de concentração da formação docente. Tendo como referência voleibol um desporto de fácil acesso, por ser dinâmico e de fácil percepção e aprendizado, estimula inúmeras reflexões, dentre elas a sua aplicação como recurso pedagógico, onde a mesma como prática esportiva torna-se importante na formação integral do aluno e na sua construção de valores.

O presente estudo busca mostrar que a Educação Física escolar, através de suas práticas esportivas, deve se preocupar com a formação integral do aluno tanto no contexto físico, psíquico, ético e social, além de criar o hábito do trabalho em equipe, estimular a disciplina e a organização, fatores que contribuem para a formação da cidadania.

Considerando nas escolas, onde a disciplina de Educação Física é uma das favoritas entre as crianças e os adolescentes, proporcionando-os a prática esportiva, emergiu então o seguinte questionamento: Quais os impactos e os benefícios sociais que o voleibol pode trazer na vida dos alunos que fazem parte da educação básica?

Então, como objetivo geral dessa pesquisa, foi levantar um estudo da prática do voleibol e sua influência na formação integral do aluno enquanto conteúdo das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, elaborar um resgate histórico no âmbito nacional e analisar a relevância de sua criação, regras e fundamentos, seus benefícios cognitivos e motores durante sua aplicação nas aulas de Educação Física e por fim sua contribuição socioeducativa como resultado positivo na vida de cada aluno.

O estudo foi realizado através de uma pesquisa de natureza exploratória em livros e revistas, logo foi realizada leitura seletiva e de meta-analíse, levantando algumas questões referentes ao tema proposto em artigos científicos publicados no período de 2003 a 2020, dados em sites como Google School, e na biblioteca online da instituição, com a finalidade de analisar e refletir pontos de vistas de vários autores, tentando mostrar e tornar mais clara a relevância do tema abordado, na estratégia de busca foram consideradas as palavras chave, Voleibol, Práticas Escolares, Socioeducacional.

2 HISTÓRIA DO VOLEIBOL NO MUNDO

 “O voleibol foi criado por Willian George Morgan em 1895, na cidade de Holioke, Estado de Massachusetts, Estados Unidos” (BIZZOCCHI, 2008, p.2). O jogo surgiu quando o pastor Lawrence, pediu para que o Morgan (recém-chegado ao país, e com um novo cargo na ACM local) criasse um esporte com a necessidade de atingir associados de meia-idade, onde o mesmo teria que ser praticado dentro dos ginásios por conta do inverno que era rigoroso (BIZZOCCHI, 2008).

Minonette foi o nome dado naquele momento, que era basicamente uma mistura de basquete com tênis, passando a ser um jogo de golpear a bola, utilizando a própria de tênis (BIZZOCCHI, 2008). A ideia do esporte teve uma aceitação interessante, pois não tinha contato físico rigoroso igual é no basquete, e conforme o tempo ia passando, mudanças passaram a serem implementadas para a melhoria da jogabilidade (BIZZOCCHI, 2008).

Em 1896 houve a divulgação do esporte em uma Conferência dos Diretores dos Departamentos de Atividades Físicas das ACM da região de Springfield. A apresentação os deixou eufóricos, havendo mudança no nome, para volleyball, onde logo em seguida foi propagado em curto prazo pelas ACM vizinhas (BIZZOCCHI, 2008).

O voleibol foi um jogo criado por William Morgan, no ano de 1895, no colégio onde surgiu a bola ao cesto [...] em 1947, criou-se a Federação Internacional de Voleibol, com sede em Paris, na França. O jogo é praticado por duas equipes de 6 jogadores que procuram rebater, com a mão, podendo ser utilizada qualquer outra parte do corpo, e uma bola de couro por cima de uma rede, a fim de fazê-la cair na área adversária. Vence a partida a equipe que totalizar 25 pontos. A rede deverá ter 9 metros de comprimento por 1 metro de largura, colocado a 2,43 metros para homens, e a 2,24 metros, para as mulheres. A quadra é retangular medindo 9x18 metros. (LIMA, 2002, p.377).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com