TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÍNDICE DE EXERCÍCIO FÍSICO DE ALUNOS ACADÊMICOS

Por:   •  17/7/2017  •  Artigo  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE DE EXERCÍCIO FÍSICO DE ALUNOS ACADÊMICOS

André Juarez Barreto de Oliveira¹

Cleidione Siqueira dos Santos²

Maria Eduarda Cavalcante Fonseca³

Valéria Maria Araújo Silva4

Resumo: Este artigo apresenta uma análise estatística da rotina de indivíduos quanto a sua  prática de exercício físico. A amostra estudada é proveniente de pesquisas realizadas com  estudantes da UFERSA. Cujo objetivo foi apresentar os principais benefícios da prática da atividade física para a saúde. Percebe-se , por meio deste estudo, que a prática de atividade física é de suma importância para o ser humano, prevenindo  doenças como a  obesidade e cardíacas. Os resultados são apresentados através de gráficos como o de pizza e histograma.

Palavras-chave: Análise Estatística. Exercícios Físicos. Gráficos.

Abstract :
This article presents a statistical analysis of the routine of individuals regarding their practice of physical exercise. The sample studied comes from researches conducted with UFERSA students. The objective of this study was to present the main benefits of practicing physical activity for health. It is noticed, through this study, that the practice of physical activity is of utmost importance for the human being, preventing diseases such as obesity and heart disease. The results are presented through graphs such as the pie chart and histogram.

Keywords: Statistical Analysis. Exercise Practice. Graphs.

INTRODUÇÃO

A atividade física é uma ferramenta muito importante para uma vida saudável, muitos especialistas mostram a grande importância e influência que esta tem sobre a vida das pessoas. No entanto, muitas pessoas não praticam qualquer que seja a atividade, muitos são os motivos para que isso ocorra, entre eles, está a falta de disposição, falta de tempo, distância de pontos onde seja propício a prática do exercício físico, assim precisamos buscar maneiras para que esse problema seja sanado e que assim seja criada uma geração mais saudável. Alguns problemas na sociedade atual estão causando grande preocupação nos especialistas em saúde do corpo, a obesidade é um deles, no levantamento realizado pelo IBGE, o índice beira os 60%¹. Cerca de 82 milhões de pessoas apresentaram o IMC igual ou maior do que 25 (sobrepeso ou obesidade)¹. Isso indica uma prevalência maior de excesso de peso no sexo feminino (58,2 %), que no sexo masculino (55,6%)¹. Os dados anunciados pelo IBGE traduzem a urgência de se pensar políticas públicas adequadas à prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade. Com base nessas informações, realizaremos um levantamento de dados destinados aos alunos da Universidade Federal Rural Semi-árido(UFERSA), para avaliarmos a condição física dos alunos da instituição.

RESULTADO DA PESQUISA

Este trabalho foi realizado a fim de coletar dados sobre a prática do exercício físico em uma parcela da população. Utilizamos como ferramenta de coleta o Formulário do Google Online, através deste, as respostas de 30 discentes aleatórios da Universidade Federal Rural do Semi-árido, RN, Brasil. Na faixa entre 17 e 45 anos, onde os mesmos eram abordados com a pergunta se praticavam ou não atividade física e a partir dessa indagação eram feitas perguntas subsequentes para que ficassem claros os motivos pelos quais os indivíduos praticavam ou não o exercício físico. No fim da presente pesquisa, foram apresentados alguns dados que mostram as porcentagens de pessoas que praticam ou não, ativas ou inativos, entre os sexos masculino e feminino.

Pode-se perceber na análise que na faixa etária acima de 29 anos, houve diminuição da frequência de ativos, os resultados apresentados foram 63,3% os que praticavam alguma atividade física, dentre estes, com 73,7% com motivos como ter uma vida saudável, com 63,2% por estética e, por outros motivos não apresentados com 15,8%. Já os que não praticavam com 36,7%, dentre essa porcentagem com motivos como não terem tempo com 72,7%, 36,4% apresentaram estar sem vontade e 27,3% a distancia dificultava a prática. Dentre os entrevistados 18 são mulheres e 12 são homens, 55,6% das mulheres na pesquisa praticam exercício físico, com o restante de 44,6% não praticam, já os homens 85,4% praticam, com restante de 14,6%.

Fator  

Número

Ativos(%)        

Inativos(%)

Sexo

Feminino

   18

   55,6

   44,4

Masculino

    12

    85,4

   14,6

Tabela 1 – Porcentagem  de ativos e inativos de acordo com sexo.

Idade

Nº de pessoas

17

   1

18

   7

19

20

   3

   2

21

   3

23

   1

24

   2

25

   1

28

   2

31

   1

32

   1

37

38

40

45

   2

   1

   1

   2

      Figura 1: Idade com respectivos

       números de pessoas.

Embora os resultados encontrados mostrassem que grande maioria dos indivíduos declararem fazer exercício físico para a saúde, ainda é preocupante, pois em determinada idade o número de ativos decai, principalmente nas mulheres²,3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (955.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com