TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da realidade virtual e da aprendizagem digital na formação dos alunos de hoje

Ensaio: Importância da realidade virtual e da aprendizagem digital na formação dos alunos de hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  Ensaio  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 2

Entreviste professores e equipe pedagógica, além do diretor de uma escola de sua região, seguindo o roteiro das perguntas a serem respondidas.

a) Para esses profissionais, qual a importância da realidade virtual e da aprendizagem digital na formação dos alunos de hoje?

b) A realidade virtual influencia na prática do ensino aprendizagem desse profissional? Como? Por quê?

c) Descreva algumas vantagens da aprendizagem digital.

Entrevistei professores, o diretor e a coordenadora de uma escola sobre qual a importância da realidade virtual e da aprendizagem digital na formação dos alunos de hoje de acordo com estes profissionais o desenvolvimento tecnológico tem proporcionado inúmeros benefícios para a sociedade, o ambiente digital é como espaço de interação com diferentes formas de linguagem pode se configurar como local de aprendizagens importantes e diferenciadas, pela possibilidade de convivência com o outro. Esta realidade virtual que estamos vivenciando deve ser sempre assistida de perto pelos pais dos alunos, e à aprendizagem virtual acreditam ser importante aliada na aprendizagem dos alunos. De acordo com Moran (2000, p.25):

Pela interação entramos em contato com tudo o que nos rodeia; captamos as mensagens, revelamo-nos e ampliamos a percepção externa. Mas a compreensão só se completa com a interiorização, com o processo de síntese pessoal, de reelaboração de tudo o que captamos por meio da interação

Quando perguntei se a realidade virtual influencia na prática do ensino aprendizagem o diretor da escola relata que o futuro profissional deve estar inserido na realidade virtual, sendo assim terá experiências neste campo. As professoras e a coordenadora pedagógica declaram que na perspectiva educacional a utilização das tecnologias como ferramenta didática, potencializadas pela interação em rede, possibilita que a prática educacional tenha uma proposta pedagógica mais ampla, responsável pela motivação e preparação dos professores, apoiando a educação formal partilhando, interagindo, produzindo e transformando os conhecimentos além de permitir a atualização de conhecimento. De acordo com Leite (2000, p. 40):

Diante desta realidade, torna-se necessário que as escolas passem a trabalhar visando a formação de cidadãos capazes de lidar, de modo crítico e criativo, com a tecnologia no seu dia-a-dia. Cabendo à escola esta função, ela deve utilizar como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem a própria tecnologia com base nos princípios da Tecnologia Educacional.

Além disso, para estes profissionais a aprendizagem digital pode proporcionar inúmeras vantagens, como a socialização de experiências e aprendizagem permanente através do desenvolvimento de trabalhos cooperativos não lineares, mas sim, estendidos em todas as direções como em uma rede. Um aprender que implica interagir, possibilitando que os ambientes de aprendizagem sejam mais poderosos quando a interação possibilita que cada sujeito seja um nó da rede e cada novo nó em constante extensão. O aluno adquiri experiências no uso da tecnologia o que no futuro pode ajudar na vida profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com