TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTRITE REUMATOIDE

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  2.180 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL-ULBRA[pic 1]

BACHAREL EM ENFERMAGEM

ANA PAULA DAMASCENO

           FLÁVIA BARRETO

      JÉSSICA DUTRA

KETHELLEN PANTALEÃO

           MARIBEL BARROS

SAMANTA GOMEs

ARTRITE REUMATOIDE

CACHOEIRA DO SUL

        2017        

[pic 2]

ANA PAULA DAMASCENO

FLÁVIA BARRETO

JÉSSICA DUTRA

KETHELLEN PANTALEÃO

MARIBEL BARROS

SAMANTA GOMES

ARTRITE REUMATOIDE

Trabalho acadêmico de nível avaliativo desenvolvido para a disciplina de Saúde do Idoso II do Curso de Enfermagem/8ºsemestre da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Orientadora: Prfª Enf.ª Geórgia Rampelotto.

CACHOEIRA DO SUL

2017

Sumário[pic 3]

INTRODUÇAO        4

1 OBJETIVOS        5

1.1 OBJETIVO GERAL        5

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

2 METODOLOGIA        6

3 DESENVOLVIMENTO        7

3.1 CONHECENDO A DOENÇA ARTRITE REUMATOIDE        7

3.3 FATORES DE RISCO        8

3.4 SINAIS E SINTOMAS        8

3.5 DIAGNÓSTICO        9

3.5.1 Diagnóstico diferencial da artrite reumatoide        10

3.6 TRATAMENTO E CUIDADOS        10

3.6.1 Tratamento medicamentoso        11

3.6.3 Exames avaliativos        12

3.7 CUIDADOS DE ENFERMAGEM        13

CONCLUSÃO        14

BIBLIOGRAFIA        15

INTRODUÇAO

A Artrite Reumatoide é uma doença crônica, inflamatória, cuja principal característica é a inflamação das articulações (juntas), embora outros órgãos também possam estar comprometidos. A AR é uma doença autoimune, ou seja, é uma condição em que o sistema imunológico, que normalmente defende o nosso corpo de infecções (vírus e bactérias), passa a atacar o próprio organismo (no caso, o tecido que envolve as articulações, conhecido como sinóvia). A inflamação persistente das articulações, se não tratada de forma adequada, pode levar à destruição das juntas, o que ocasiona deformidades e limitações para o trabalho e para as atividades da vida diária (BRASILEIRA, 2011).

Este estudo è de relevância para conhecimento da doença Artrite Reumatoide e futuros prognósticos de enfermagem. Através do conhecimento e entendimento que se pode chegar ao um tratamento com efeito qualitativo e satisfatório.

1 OBJETIVOS

1.1 OBJETIVO GERAL

Aprimorar o conhecimento sobre Artrite Reumatoide identificando as causas, sinais, sintomas, diagnóstico e tratamentos para reconhecer uma forma de orientações em que o enfermeiro possa influenciar no progresso de melhorias e qualidade de vida dos pacientes portadores desta doença.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a predisposição para o desenvolvimento da Artrite Reumatoide

Reconhecer os sinais e sintomas da doença Artrite Reumatoide;

Definir o diagnóstico da doença;

Promover intervenções de enfermagem no tratamento de Artrite reumatoide.

 

2 METODOLOGIA

O estudo se deu através de uma revisão formal da literatura sobre o tema, através de um levantamento bibliográfico, a partir de mecanismos de busca eletrônica. Foram consultadas as bases de dados Scielo, Google Acadêmico, PubMed, Medline e ScienceDirect e sites de pesquisa científica disponíveis na rede, acessando artigos científicos publicados partir do ano de 2010 ao ano de 2017. Não foi adotada outra restrição que não a data de publicação.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 CONHECENDO A DOENÇA ARTRITE REUMATOIDE

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória sistêmica, crônica e progressiva, que acomete preferencialmente a membrana sinovial, podendo levar à destruição óssea e cartilaginosa. Eventualmente, pode haver acometimento de outros sistemas. Há nítido predomínio no sexo feminino (a três vezes em relação ao sexo masculino), acometendo, sobretudo pacientes entre a quarta e sexta décadas de vida, embora haja registro em todas as faixas etárias  (MOTA, LAURINDO e NETO, 2010).

De acordo com Mota et al (2010) a AR é uma doença com significativo impacto social devido à sua elevada morbimortalidade. A maioria dos pacientes terá sua independência afetada em graus variáveis, incluindo limitações nas atividades sociais, de lazeres e profissionais.

3.2 FISIOPATOLOGIA:

De acordo com a literatura estudada a artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, mais prevalente em mulheres, especialmente na quarta e quinta décadas de vida, e em tabagistas. Trata-se de uma patologia autoimune voltada contra as membranas sinoviais das articulações diartrodiais. O gatilho para a doença ainda é desconhecido, mas fatores genéticos (especialmente HLA-DR1 e HLA-DR4), tabagismo e possivelmente infecções parecem contribuir (MEYER, 2011).

Seguindo a mesma linha de pesquisa do autor acontece uma atividade autoimune voltada contra a membrana sinovial, gerando sinovite, com aumento do líquido sinovial e proliferação do tecido da membrana, levando à formação do “pannus”. Ocorre, então, uma intensa migração e ativação de linfócitos B e de macrófagos, com grande produção de diversas citocinas, em especial o TNF-alfa, determinando a perpetuação do processo inflamatório sinovial com expansão progressiva do pannus. O autor descreve que o processo acaba se expandindo para os tecidos próximos, gerando erosão de a cartilagem articular e do osso subcondral. Os linfócitos B se transformam em plasmócitos e passam a secretar diversos anticorpos, entre eles o fator reumatoide, um auto anticorpo da classe IgM que reconhece a porção Fc dos anticorpos IgG, formando complexos imunes. Por fim, as quimiocinas liberadas acabam por atrair também neutrófilos que se acumulam no líquido sinovial, gerando um derrame articular muito característico, com glicose muito baixa e predomínio de polimorfonucleares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com