TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO IDOSO EM ÁREA INDÍGENA

Por:   •  6/1/2022  •  Artigo  •  3.323 Palavras (14 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 14

UNICE – ENSINO SUPERIOR[pic 1]

IESF – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA

IEV - INSTITUTO DE ENSINO VISION

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO IDOSO EM ÁREA INDÍGENA

GISELE DA CONCEIÇÃO CAVALCANTE

IVANEIDE PRESTES DA SILVA

RAIMUNDA FRANCIANE RODRIGUES DOS SANTOS

        MANAUS-AM

2020.2

GISELE DA CONCEIÇÃO CAVALCANTE[pic 2]

IVANEIDE PRESTES DA SILVA

RAIMUNDA FRANCIANE RODRIGUES DOS SANTOS

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO IDOSO EM ÁREA INDÍGENA

Artigo Científico apresentado à UNICE/ IESF/ IEV como requisito parcial para obtenção do título de Pós - Graduação em Saúde indígena, sob orientação da Profª. Drª. Fabiane Veloso Soares.

MANAUS-AM

2020.2

INTRODUÇÃO

                Na cultura indígena os idosos são vistos como sábios e curandeiros, sendo assim, se torna dificultoso a execução da prestação de atendimento pelo profissional de saúde. Mesmo com a dificuldade de acesso as unidades básicas de saúde – UBS ou aos serviços de alta complexidade, os indígenas possuem direito aos serviços e a disponibilidade da equipe de saúde para ir à aldeia.

                A população idosa vem aumentando ao longo dos tempos e com isso as doenças também, assim os profissionais da área da saúde vêm fazendo seu papel e seu trabalho no que se refere aos cuidados e respeitando cada cultura, principalmente dos idosos indígenas. Para isso os enfermeiros precisam saber como lidar com o dia a dia nas tribos, tendo em vista que as situações assimiladas ao envelhecimento exigem que os cuidados dos profissionais atuantes sejam relacionados a cultura, e como lidar com o acesso dos índios aos serviços de saúde, a prestação de serviços dos profissionais e a aceitação dos índios ao serviço ofertado.

                A importância dos enfermeiros relacionada ao cuidado do idoso indígena é muito importante, pois, cada vez mais os idosos vêm apresentando doenças de modalidade urbana e que até então eram uma realidade distante das aldeias, tais como diabetes, hipertensão arterial sistêmica entre outros.

                Cada etnia possui um tipo de cultura que se difere das demais, sendo assim os profissionais não podem obrigar que a tribo aceite os serviços ou os procedimentos ofertados, deve-se prestar o atendimento técnico cientifico de modo que não se interfira nos valores e tradições da população indígena.

                A política nacional de atenção à saúde dos povos indígenas tem o propósito de garantir aos indígenas o acesso integral a saúde de acordo com os princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde, de modo a compreender a vulnerabilidade dos povos indígenas aos agravos de saúde.

                O interesse pelo presente estudo se deu após a leitura sobre o assunto, pelo fato da cultura diferenciada das etnias indígenas, o acesso dos profissionais, como eles executam a prática e como é a aceitação dos cuidados aos idosos, uma vez que os mesmos são os mais antigos e considerados sábios e curandeiros. Compreendendo o atendimento relacionado aos programas voltados a saúde do indígena, com destaque ao idoso e como se dá a aceitação da atuação dos profissionais de saúde nesse campo.

1. ENVELHECIMENTO DA POLULAÇÃO INDÍGENA

                

                Podemos ver que a população do século XXI vem envelhecendo consideravelmente e a estimativa de crescimento populacional dos idosos em 2050 será de 2,1 bilhões de pessoas. Pesquisas apontam que a taxa de crescimento da população idosa mundial é de aproximadamente 3%. Percebe-se também que a maior parte desses idosos são mulheres, corresponde cerca da metade da população idosa.

                Na área indígena não está sendo diferente, no entanto a forma de vida dos indígenas idosos diferencia dos idosos da cidade, pelo fato de eles mesmos buscarem ter uma vida ativa onde cultivam os seus próprios alimentos e colhem, confeccionam seu próprio artesanato buscando a matéria prima em sua origem.

                Mesmo com todo o investimento público voltado a saúde indígena nas últimas décadas pode ver nitidamente que as desigualdades culturais e da saúde são de grande relevância no meio indígena. Pelo fato do envelhecimento está cada vez maior entre as aldeias podemos destacar que os aspectos culturais devem ser levados em consideração, haja vista, que a cultura influencia em diversos fatores da vida do indígena.

SANTOS; SANTANA; BROCA descrevem que:

[...]”Pelo fato de o processo de envelhecimento ser multifatorial, a promoção da saúde do idoso, bem como as ações em saúde, deve ser abordada a despeito da funcionalidade global, definida como a capacidade de gerenciar a própria vida ou, ainda, de cuida de si mesmo. Mesmo na presença de doenças, se o indivíduo for capaz se funcionar sozinho, ou seja, apresentar autonomia e independência, pode ser considerado saudável [...]”[1] 

Com isso, pode-se notar que o foco na atenção ao idoso indígena não se resume apenas em fatores biológicos ou no foco nas doenças, mas outros fatores também devem ser abordados como socioculturais, dentre outros relacionados a um envelhecimento ativo e saudável.

É de suma importância o estudo direcionado ao envelhecimento indígena, Dessa forma através de tais estudos, que se pode ter entendimento das crenças e valores que compõem a cultura desses povos. Com isso podemos entender que para que se tenha um bom resultado de estudo precisamos não somente ter o conhecimento técnico-cientifico mais também o conhecimento das suas origens.

O processo de envelhecimento dar-se acompanhado de diversas limitações, no entanto no idoso indígena o diferencial é o conhecimento de suas crenças e saberes inerentes a eles que podem alterar as práticas de saúde. Neste sentido a cultura indígena deve ser relevante pelo fato de impactar diretamente nas tomadas de decisões. Também podemos destacar o acesso ao idoso indígena ao serviço de saúde, portanto dentre as normais morais e culturais são determinadas pelo cacique, que é a autoridade da tribo e é de sua responsabilidade a organização da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com