TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO ÉTICA LEGAL DO ENFERMEIRO FRENTE A MORTE E OS PRECEITOS ÉTICOS

Por:   •  21/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.590 Palavras (35 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – ICS

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

CARLOS FELIPE DO N DOS SANTOS

ATUAÇÃO ÉTICA LEGAL DO ENFERMEIRO FRENTE A MORTE E OS PRECEITOS ÉTICOS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2020

CARLOS FELIPE DO N DOS SANTOS

ATUAÇÃO ÉTICA LEGAL DO ENFERMEIRO FRENTE A MORTE E OS PRECEITOS ÉTICOS

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas para Disciplina de Ética,

apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora: Profª. Rosana Vador

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2020

RESUMO

O enfermeiro é responsável por seu agir e pela tomada de decisão no âmbito individual e coletivo da assistência de enfermagem. Para tanto, a função da ética no cuidado é guiar as atividades dos profissionais, além de fundamentar suas ações e responsabilidades para com o paciente, contribuindo para a constante reflexão sobre suas atitudes e comportamentos no cuidado humano, e sobre as consequências do seu agir, respeitando os princípios éticos da beneficência, autonomia e justiça. O presente trabalho teve como objetivo geral, por meio de uma análise de literatura, apresentar os dilemas éticos vivenciados pelo enfermeiro no processo de morte do paciente. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a de uma revisão de literatura, fundamentada em livros, artigos científicos e sites confiáveis referentes ao tema abordado. É importante que os enfermeiros tenham uma maior fundamentação teórica dos conjuntos de princípios éticos que compõem a base necessária para o delicado processo de tomada de decisão. Os dilemas éticos relacionados aos pacientes terminais devem continuar existindo, pois a cada dia surgirão novas situações que merecerão o empenho cada vez maior de todos os profissionais para a sua compreensão.

Palavras-chave: Doente Terminal. Ética. Assistência de Enfermagem.

ABSTRACT

Nurses are responsible for their actions and decision-making in the individual and collective scope of nursing care. Therefore, the role of ethics in care is to guide the activities of professionals, in addition to supporting their actions and responsibilities towards the patient, contributing to the constant reflection on their attitudes and behaviors in human care, and on the consequences of their actions, respecting the ethical principles of beneficence, autonomy and justice. The present work had as a general objective, through a literature analysis, to present the ethical dilemmas experienced by nurses in the patient's death process. The methodology used to carry out this work was a literature review, based on books, scientific articles and reliable sites related to the topic addressed. It is important that nurses have a greater theoretical foundation of the sets of ethical principles that make up the necessary basis for the delicate decision-making process. The ethical dilemmas related to terminally ill patients must continue to exist, as each day new situations will emerge that will deserve the increasing commitment of all professionals to understand them.

Keywords: Terminally ill. Ethic. Nursing Assistance.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 REVISÃO DE LITERATURA 8

2.1 O processo da morte e do morrer 8

2.2 Bioética e os aspectos legais da morte 12

2.3 O enfermeiro como integrante no processo de tomada de decisão frente os dilemas éticos 17

3 OBJETIVOS 22

3.1 Objetivo Geral 22

3.2 Objetivos Específicos 22

4 MÉTODOS 23

5 RESULTADO 24

6 DISCUSSÃO 25

7 CONCLUSÃO 27

REFERÊNCIAS 28

1 INTRODUÇÃO

O fim da vida é um dos grandes desafios, que assume novos contornos nos dias atuais, diante da medicalização da morte e do poder que as novas tecnologias dão à profissão médica para abreviar ou prolongar o processo de morrer. Esta situação complica-se ainda mais perante as mudanças verificadas no estilo de praticar a medicina, e acaba gerando situações conflituosas na hora da tomada de decisão acerca da terapêutica (BIONDO; SILVA; SECCO, 2009).

Com isso, os dilemas éticos estão presentes a todo o momento na vida dos profissionais de saúde e familiares, que se encontram em situações difíceis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.3 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com