TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDITORIA EM ENFERMAGEM

Por:   •  27/4/2019  •  Artigo  •  4.429 Palavras (18 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 18

AUDITORIA EM REGISTROS DE ENFERMAGEM COM A FINALIDADE DE DIMINUIR AS GLOSAS HOSPITALARES.

AUDIT IN NURSING REGISTRIES WITH THE PURPOSE OF DECREASING THE HOSPITAL GLOSSES.

Natália Bin de Jesus1, Francine da silva e Lima de Fernando2

1. Graduada em enfermagem pela Fundação Educacional de Fernandópolis, cursando Pós-Graduação em Gerenciamento e Auditoria em Enfermagem pelo Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP.

2. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Curso de Gerenciamento e Auditoria em Enfermagem do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP.

RESUMO

A manutenção de registros de boa qualidade é essencial para o atendimento seguro e eficaz do paciente. Para garantir que os altos padrões de manutenção de registros sejam mantidos, a auditoria clínica regular deve ser realizada, portanto os registros de enfermagem são alvo constantes de auditoria nas instituições de saúde pública e a representação do cuidado ao paciente e ao vínculo com a faturação dos custos do hospital. A documentação de enfermagem é fundamental para o cuidado de enfermagem de alta qualidade, bom e seguro. A legislação sobre registros de pacientes varia entre os países, mas eles devem conter informações precisas e de alta qualidade para avaliar, planejar e prestar cuidados. Um modelo nacional unificado para documentar o atendimento ao paciente melhoraria o fluxo de informações, o gerenciamento entre equipes de atendimento multidisciplinar e a segurança do paciente. Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica sobre a auditoria nos registros de enfermagem divulgados em periódicos brasileiros, não se estabeleceu período específico, entretanto optou-se para artigos e periódicos mais recentes, trata-se de uma revisão realizada em bases acadêmicas, salientando e enfocando a importância do registro de enfermagem completo e objetivo.

Palavras-chave: Auditoria. Cuidado Hospitalar. Enfermagem. Glosas Hospitalares.

AUDIT IN NURSING REGISTRIES WITH THE PURPOSE OF DECREASING THE HOSPITAL GLOSSES

ABSTRACT

Maintaining good quality records is essential for safe and effective patient care. To ensure that high standards of record keeping are maintained, regular clinical audit should be performed, therefore nursing records are the target of constant auditing in public health institutions and the representation of patient care and linkage to patient billing. hospital costs. The nursing documentation is critical to high quality, good and safe nursing care. Patient registration legislation varies across countries, but they must contain accurate, high-quality information to evaluate, plan, and provide care. A unified national model for documenting patient care would improve the flow of information, management across multidisciplinary care teams, and patient safety. This study aimed to analyze the scientific production on the audit in the nursing records published in Brazilian periodicals, a specific period was not established, however it was opted for more recent articles and periodicals, it is a review carried out in academic bases, emphasizing and focusing on the importance of complete and objective nursing record.

Keywords: Audit. Hospital Care. Nursing. Hospital Glosas.

INTRODUÇÃO

No Brasil, a auditoria de enfermagem surgiu na década de 1970. E em 2001, a auditoria de enfermagem foi aprovada pela Resolução 266/01 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). O conhecimento sobre a prática de auditoria de enfermagem pode melhorar o uso de materiais e recursos físicos disponíveis em saúde, desenvolvimento pessoal, planejamento e execução de técnicas de trabalho e rentáveis ​​para quem utiliza serviços de saúde. Quando utilizada como um processo educacional, a auditoria contribui para a gestão e execução de cuidados de qualidade (PINTO e MELO, 2010).

Os mesmos autores salientam ainda que a auditoria foi introduzida no campo da saúde no início do século XX, como forma de verificar a qualidade do atendimento por meio da análise de registros. Essa introdução ocorreu quando o foco deixou de ser apenas contábil e passou a ser a busca administrativa para avaliar a eficácia e efetividade da aplicação dos controles internos.

A idealização de um serviço em que pudesse reunir um bom atendimento associado a um baixo custo financeiro, fez com que se buscassem ferramentas que reestruturassem as instituições hospitalares, de forma que fosse mantida a qualidade do serviço e que proporcionasse uma boa reputação no mercado de trabalho (FERREIRA et. al., 2009).

A auditoria é a ferramenta necessária para que esse processo de reestruturação possa acontecer, já que a mesma avalia a qualidade do serviço (auditoria de cuidados) e os custos (auditoria de custos). (RODRIGUES; PERROCA; JERICÓ, 2004).

Godoi (2008, p. 404) afirma que: “A auditoria de cuidados avalia a qualidade da assistência de enfermagem, utilizando as anotações no prontuário do cliente ou de suas próprias condições, além de mensurar o grau de satisfação”.

A auditoria de custos tem por finalidade:

[...] avaliar e conferir o faturamento enviado para as operadoras de saúde, confrontando informações recebidas com as que constam no prontuário do cliente, investiga os registros de materiais e medicamentos utilizados pela equipe médica e de enfermagem. (GODOI et. al. 2008, p.404).

Ambas investigam e esclarecem sobre o serviço prestado, detectando dados importantes para a execução do cuidado. As Instituições hospitalares, por sua vez, vêm exigindo dos seus colaboradores, cada vez mais habilidades na execução dos cuidados juntamente com uma análise sobre o custo operacional do serviço.

2. REVISÃO DE LITERATURA

Segundo Brito e Ferreira (2006), a criação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) por meio da lei 8080 de 19 de setembro de 1990 foi outro marco importante, pois vem com a função de coordenar avaliação técnica e financeira. do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, em cooperação com os estados, municípios e o Distrito Federal (SOUZA, DYNIEWICZ e KALINOWSKI, 2010).

Observou-se que ao longo da história do processo de auditoria aparece constantemente como uma importante ferramenta de gestão de recursos financeiros, que posteriormente foi introduzida na área da saúde, buscando também a qualidade da assistência. É claro que no Brasil, inicialmente, a auditoria foi realizada por meio da análise de prontuários médicos e tentou organizar recursos financeiros e permitir melhor acesso aos serviços de saúde. Entretanto, somente em 1984 a auditoria foi de fato introduzida no Brasil pelo Instituto Nacional de Assistência à Saúde da Previdência Social (INAMPS, 1984) (SOUZA, FIORAVANTI e COLAVOLPE, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (342.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com