TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDITORIA EM SERVIÇOS EM ODONTO, FISIO, FARMÁCIA E ENFERMAGEM

Por:   •  15/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.538 Palavras (15 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTAO DA SAUDE COM ÊNFASE EM AUDITORIA

FICHAMENTO CASO HAVARD

MARIA ERINEIDE DA SILVA BARBOSA

Trabalho da disciplina. AUDITORIA EM SERVIÇOS EM ODONTO, FISIO, FARMACIA E ENFERMAGEM.

                                                 Tutor: Professor. MIRNA MIGUEL PASSOS GODOY

Salvador/Bahia

2019

GESTAO DA SAUDE COM ÊNFASE EM AUDITORIA: AUDITORIA EM SERVIÇOS EM ODONTO, FISIO, FARMACIA E ENFERMAGEM.

                     

O Mercado da Saúde

Este artigo descreve o mercado da saúde principalmente nos Estados Unidos, mas também em outros lugares do mundo, pois algumas características do sistema em alguns países são bastante instrutivas. Também são mostradas comparações de desempenho dos vários sistemas, em termos de custo e qualidade. Examina-se a questão de como podem ser prestados serviços de assistência médica com qualidade e a baixo custo.

Nos Estados Unidos foram gastos U$2,6 trilhões na área da saúde em 2010, valor superior ao gasto no setor de energia. Várias indústrias e muitas profissões abastecem o mercado e, basicamente, todas as pessoas consomem os produtos e serviços oferecidos.

O setor da saúde é um mercado peculiar, no sentido de que os produtos e serviços prestados e consumidos são comprados por consumidores relativamente ignorantes, em resposta a escolhas feitas por terceiros, com fundos oferecidos por outros terceiros. A informação usada por quem faz as escolhas geralmente é desatualizada, tendenciosa ou incompleta. Em geral, o pagamento está relacionado ao empregador do consumidor em questão. Desta forma, o deputado norte-americano  tem um seguro saúde, o empregado da GE ou de Harvard tem outro e o militar tem outro diferente. Além disso, muitas pessoas não dispõem de plano de saúde, a não ser se pagarem com seus próprios recursos ou poupança.

Os produtos e serviços que afetam a saúde da pessoa também complicam uma visão ordenada do mercado. As principais forças que afetam a saúde da pessoa são a genética, a sua localização geográfica - por exemplo, se o ar do local onde mora é limpo e a água é potável – o seu nível básico de educação, a dieta, se é fumante e ingere álcool, se pratica exercícios físicos e a saúde emocional. O primeiro desses elementos, a genética, é de suma importância. Cada vez mais a pesquisa indica que diferenças peculiares em determinados genes determinam a vulnerabilidade dos indivíduos  a  doenças específicas. Os outros fatores – às vezes chamados elementos de estilo de vida e outras vezes chamado de saúde preventiva – têm um papel predominante na saúde da pessoa.

Esses fatores são importantes porque a maioria das discussões do mercado da saúde ignora essas questões e enfoca nos produtos e serviços na cura das doenças. Estes são os medicamentos, dispositivos e procedimentos previstos pelas empresas farmacêuticas e de dispositivos médicos, aí inclusos vários médicos, clínicas de todos os tipos, hospitais e serviços de apoio.

De maneira mais geral, pode-se pensar no mercado da saúde como consistindo de uma série de “vias integradas” (nested pathways).  O caminho começa com uma pessoa sujeita a uma variedade de acidentes e doenças. As pessoas sofrem acidentes, nos quais fraturam ossos ou sofrem ferimentos sérios. Elas também desenvolvem doenças por razões genéticas ou por exposição a fontes de infecção. O primeiro passo para lidar com o problema é fazer o diagnóstico. Muitas vezes, as pessoas fazem seus próprios diagnósticos, mas também podem acabar precisando de várias fontes de apoio.

Dependendo da seriedade do problema, elas podem iniciar um processo para diminuir a dor que estão sentindo, estabilizar ou curar a doença. Dependendo da eficácia do tratamento e da progressão da doença, os pacientes podem voltar para um diagnóstico mais detalhado. Se houver terceiros que participem do pagamento do diagnóstico e  do tratamento, poderá haver uma cadeia de valor que inclua a prestação e a compra de alguma forma de compensação ou benefício de seguro.

O que geralmente é chamado de mercado de ofertas de saúde lida com o fornecimento de diagnóstico e tratamento para o trauma e a doença. O diagnóstico é fornecido pela pessoa que apresenta os sintomas, por seus amigos ou sua família ou ainda por profissionais da área da saúde, complementado por subgrupos de profissionais, técnicos ou organizações. Existem duas formas principais de organização que oferecem diagnóstico: os médicos, em seus consultórios individuais, ou pequenos grupos de médicos, ou ainda os médicos que fazem parte de uma empresa de prestação de serviços médicos, como um hospital, por exemplo. Nos Estados Unidos, de um milhão de médicos, 50% têm consultório particular ou pequenas clínicas com menos de cinco profissionais. Os demais estão ligados a hospitais ou a grupos de hospitais, dos quais 25% são assalariados.

No caso de uma grande gama de doenças, o tratamento é oferecido pelo mesmo profissional que forneceu o diagnóstico. No caso de doenças mais sérias ou traumas específicos, como ossos fraturados, o tratamento é fornecido por especialistas recomendados ou escolhidos pelo clínico geral (CG), plantonista ou de emergência de hospital. Um fator de complicação é que os pacientes podem apresentar vários sintomas simultaneamente

A indústria

Nesta seção veremos dados que descrevem os participantes da indústria da saúde: médicos (clínicos gerais e especialistas), enfermeiros e suas instituições, os representantes que vendem produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e serviços e as fontes pagadoras externas (públicas e privadas) que financiam a indústria.

Os Prestadores

A indústria está organizada em um grupo de Prestadores que oferecem serviços preventivos como vacinação e check-ups simples; um grupo sobreposto que oferece diagnóstico de problemas simples e encaminhamento no caso de doenças mais complexas ou sérias, hospitais especializados e de clínica geral que cuidam de situações específicas – nascimento, trauma e doença; hospitais de reabilitação para ajudar na recuperação de doenças mais sérias e cirurgias e clínicas que oferecem tratamento paliativo para as doenças incuráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com