TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Enfermagem

Por:   •  21/5/2021  •  Resenha  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

FERREIRA, Tânia S., Souza-Braga, André Luiz de, Cavalcanti-Valente, Geilsa Soraia, Ferreira de Souza, Deise y Carvalho-Alves, Enilda Moreira. Auditoria de enfermagem: o impacto das anotações de enfermagem no contexto das glosas hospitalares. Aquichan, vol. 9, núm. 1, abril, 2009, pp. 38-49 Universidad de La Sabana Cundinamarca, Colômbia. [fecha de Consulta 21 de Abril de 2021]. ISSN: 1657-5997. Disponible en:   https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=74111465005

RESENHA CRÍTICA

Maria Luciete Pimentel Oliveira[1]

O presente estudo caracteriza-se pela análise crítica, cujo texto-base, com várias autorias, proporciona a compreensão do artigo que tem como título “Auditoria de enfermagem: o impacto das anotações de enfermagem no contexto das glosas hospitalares”.  A partir de uma pesquisa descritiva, com interesse em descrever e conhecer o fenômeno, procurando interpretá-lo e descrevê-lo. Exploratória, pois o artigo traz como objetivo facilitar a compreensão do assunto, de modo a construir hipóteses, contribuindo para posteriores estudos científicos e proporcionar uma visão mais ampla do problema a ser estudado para orientar, explicar e explorar o contexto da importância das anotações de enfermagem.

Mormente, os autores abordam a necessidade de compreender a temática frente à observação do impacto das anotações de enfermagem no contexto das glosas hospitalares, em uma perspectiva que, norteia-se, pela seguinte questão: como o profissional de enfermagem pode contribuir através dos registros para não ocorrência da glosa?

Nesse sentido, os registros realizados no prontuário do paciente são alvo de auditorias nas instituições de saúde devido à sua importância no cuidado ao paciente e na relação com o faturamento dos custos hospitalares. Conforme o texto, a anotação de enfermagem é o registro do cliente nas 24 horas no ambiente hospitalar, que contém dados sobre sua saúde geral e dados administrativos. Um dos instrumentos imprescindíveis à auditoria é o prontuário do paciente, definido como um documento que contém informações diárias, evitando as glosas hospitalares.

Os autores trazem, também, vários conceitos relativos à auditoria, dentre elas, a auditoria de cuidados e auditoria de custos, onde se pode indicar alternativas preventivas e corretivas. Nesse sentido, ter um foco preventivo, que deverá buscar uma orientação, numa linguagem única, que deve ser realizada pelo serviço de auditoria da instituição, com bases nas práticas realizadas pelos multiprofissionais que assistem ao paciente com qualidade, com economia e redução de custos. A auditoria em enfermagem visa o controle de custos, a qualidade do atendimento ao cliente, pagamento justo da conta hospitalar e a transparência da negociação, embasada na conduta Ética, afirma o texto.

            Por conseguinte, observa-se que todas as problemáticas levantadas com base nos estudos abordados, as principais causas para o aumento do número de glosas e o prejuízo no faturamento das instituições de saúde estão relacionadas à falta de registro da enfermagem, que afeta na qualidade da assistência prestada e na diminuição da receita.

Outrossim, tendo isso em vista, é de suma importância a capacitação dos profissionais através da educação continuada, conscientizando e instruindo a equipe quanto à necessidade dos registros corretos e as consequências no faturamento final da instituição, além do controle e fiscalização de registros, para que haja uma redução do número de glosas e uma melhoria da qualidade da assistência prestada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com