TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anemia Ferropriva

Por:   •  29/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 11

  1. INTRODUÇÃO

Anemia é definida, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), como um estado de baixa concentração de hemoglobina e hematócrito no sangue, que são diferenciados em relação a gênero, raça e outros fatores e em decorrência da ausência de nutrientes essenciais como: vitamina B12, ferro, zinco e proteínas, sendo, a anemia por carência de ferro chamada de anemia ferropriva, cujo estar entre a mais comum (90% dos casos). O ferro é um nutriente fundamental para a saúde, ele atua, principalmente, na síntese das células vermelhas do sangue e no carregamento de oxigênio para todas as células do corpo. (BRASIL, 2007)

 No que diz Brasil 2007, em geral, a anemia manifesta-se quando a taxa glomerular (TFG) baixa para níveis menores que 70 ml/min em homens e 50 ml/min em mulheres, no caso de doença renal crônica e quando a hemoglobina for menor que 13g/dl em homens e 1g/dl em mulheres.

A aplicação de hemoglobina é um parâmetro mais usado como indício dos efeitos fisiopatológicos da anemia. Todavia a concentração da proteína sanguínea não possui boa característica e sensibilidade para avaliação do estado nutricional de ferro, visto que se encontrem mudanças em circunstâncias de varias patologias como, dos processos inflamatórios e infecciosos, hemorragia, tabagismo, desnutrição e uso de medicamentos. (PAIVA, 2000).

A forma mais comum de diagnosticar a anemia é através da medição da hemoglobina no sangue. A deficiência de ferro no organismo deve ser observada em três estágios: o primeiro acontece à redução nos depósitos de ferro, com valor menor a 12g/l. Já de segundo estágio ocorrem alterações bioquímicas refletindo a ausência de ferro para a fabricação normal da proteína do sangue e outros componentes fundamentais, com mudanças observadas no transporte da vitamina e nas hemácias que recentemente, foram repartidas na corrente sanguínea.  E por último, o terceiro estágio significa a anemia por escassez de ferro propriamente dito, quando a proteína tem uma produção ineficaz o considerável, levando a redução de sua concentração em valores inferiores ao normal para indivíduos de mesma idade e sexo, evidenciando-se por anemia hipocrômica e microcítica. (BRASIL, 2007)

Diante do que foi exposto, o presente estudo tem a proposta de relatar a história clínica de um paciente, cujas iniciais G.B.P. de 78 anos, que faz acompanhamento da Estratégia da Saúde da Família do Raul Barcelar, módulo 40 em Parnaíba-PI. Empregado a Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE), com a obtenção de dados criteriosamente adquiridos através de exames e conversas realizadas durante a assistência na Unidade de Saúde.

  1. OBETIVO

Adquirir conhecimento sobre a patologia, aliado a teoria e prática, embasado na aplicação da sistematização de assistência em enfermagem e a importância da assistência prestada na Unidade de Saúde ao paciente.

  1. ESTUDO DA PATOLOGIA

3.1- Conceito

Anemia é uma condição na qual a aglomeração sanguínea de hemoglobina encontra-se abaixo dos valores esperados, sendo insuficiente para atender as necessidades fisiologias, conforme o sexo, idade e altitude. Devido a inúmeros fatores, pode ser causada pela carência de ferro, chamada de anemia ferropriva, além de, outros micronutrientes, por hemorragias, processos infecciosos e patológicos simultâneos, com uso de medicações próprias que interrompam ou atrapalhem a absorção normal do ferro no organismo, sendo que essa deficiência estar associada à maioria dos casos no mundo. (JORDÃO, 2009)

O ferro é o metal mais presente no corpo humano, participando de todas as etapas da síntese protéica e dos sistemas fisiológicos, como respiração, oxidativos e anti-infecciosos do organismo. Grande parte do ferro usando no corpo humano é oriunda do próprio sistema de renovação de hemácias, e outra parte menor, originário da dieta vinda de fontes vegetais ou inorgânicas, ovos e da carne. (HENRIQUE, 2012)

3.2- Fisiopatologia

O corpo de uma pessoa adulta saudável e bem nutrida obtém de 3 a 4g de ferro. O éritron (órgão irregular, único, formado pelo somatório de eritroblastos, hemácias e reticulósitos), é um grande compartimento operacional de ferro no organismo, obtendo de 60 a 70% do metal total. Dessa maneira, a necessidade de ferro do éritron tem atuação principal na sua deficiência. Todo o resto de ferro esta distribuído nos hepatócitos e macrófagos do sistema reticuloendotelial (SER), que exercem como órgão de depósito. O SER é encarregado por fagocitar células velhas, catabolizar hemoglobina para renovar o ferro e devolve-lo para a transferrina, que tem a função de transporte de ferro no sangue, para uma nova utilização. A despeito da pouca capacidade de absorção do duodeno, o equilíbrio de ferro é conduzido a partir da absorção intestinal. Não tem nenhuma via fisiológica para excreção de ferro, fazendo essa regulação crítica. A carência de ferro começa a partir do desequilíbrio entre o que foi ingerido, absorvido e em situações de um processo aumentado ou perda crônica (anemia ferropriva) sendo multifatorial. (BRASIL, 2007)

No que diz Paiva (2000), a homeostase do ferro é um fator importante para eritropoiese, responsável pela produção dos eritrócitos ou hemácias, e as funções celulares fisiológicas. Inúmeras enzimas e proteínas transportam o ferro e são envolvidas no processo de equilíbrio, pode – se analisar que o metabolismo do ferro é regulado pela hepcidina, sendo uma proteína sintetizada no fígado.  

3.3- Quadro Clínico

A anemia por deficiência de ferro tem sintomas como fadiga, agravo no desenvolvimento muscular, crescimento e neurológico. O desenvolvimento cognitivo é prejudicado, como disfunções de comportamento e dificuldade de concentração e aprendizado. Irritabilidade e falta de interesse, incapacidade de manter a temperatura corporal quando se expõe ao frio, inapetência, alterações no crânio em crianças com a patologia em período longo, como espaços diplóicos aumentados, ossos longo anormais e tábuas externas afinadas. (BRASIL, 2007)

O ferro é um elemento fundamental para integridade funcional dos tecidos linfóides, a falta desse metal pode levar a mudanças na resposta imunitária e contribuindo assim para maior cometimento a morbidade em razão da falta de resistência a infecções. (GROTTO, 2008)

N gestação, são numeras as mudanças fisiológicas do qual há um aumento plasmáticos e diminuição de micronutrientes, caso existir a escassez de ferro, pode desencadear desnutrição e risco de morbidade e mortalidade fetal e materna, mesmo em caso de anemia moderada, evidencia risco de parto prematuro e feto com baixo peso ocasionando maior probabilidade de doenças infecciosas. (BRASIL, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com