TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do Enfermeiro

Por:   •  5/6/2023  •  Artigo  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

CENTRO DE ENSINO TÉCNICO MATOGROSSENSE

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM

Cuiabá - MT

[pic 3]

INTRODUÇÃO

As Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) são direcionadas a pacientes com alta gravidade, e que possuem risco iminente de morte. Os pacientes internados nesse setor além de ser de alta complexidade necessitam de um grande aparato de equipamentos e profissionais de saúde qualificados para o atendimento (carvalho; barcelos, 2017).

Pensando que o atendimento na UTI deve ser minucioso, a equipe multidisciplinar deve trabalhar continuamente para atender as tais necessidades de saúde-doença dos pacientes. Nesta perspectiva, santos et al. (2018) evidencia que são primordiais a estes profissionais, a habilidade intelectual, cientifica, técnica, perfil de liderança, gestão, tal como, o adequado relacionamento e comunicação interpessoal e o autor ainda destaca o trabalho do técnico em enfermagem intensivista que tem um papel primordial e que usa de estratégias efetivas junto a sua equipe.  

Segundo silva et al. (2019), o indivíduo internado na UTI necessita de cuidados especiais, geridos não apenas para os problemas fisiopatológicos, mas também para as questões psicossociais, ambientais e familiares, que se tornam intimamente interligadas à doença física. A base dos cuidados, na terapia intensiva, não está nos equipamentos, mas na ação da tomada de decisões, baseado na sólida compreensão das condições fisiológicas, psicológicas do paciente e no cuidado humanizado (martins; matos; salum, 2019).

Por conseguinte, o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), tem como alvo, garantir o respeito à singularidade dos hospitais e a modesta colaboração entre os diversos profissionais que compõem o SUS e as instituições hospitalares. Tendo como objetivo geral possibilitar, difundir e consolidar a criação de uma cultura de humanização democrática, solidária e crítica na rede hospitalar credenciada ao SUS (gomes et al., 2020).

OBJETIVOS

 Geral: 

Identificar a atuação do técnico em enfermagem frente ao cuidado humanizado em Unidades de Terapia Intensiva adulto.

METODOLOGIA

O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, que buscou discutir como os técnicos em enfermagem dos serviços de unidade de terapia intensiva adulta atuam em relação ao cuidado humanizado aos pacientes. Foram utilizados como critérios de inclusão artigos científicos da área da saúde publicados entre os anos de 2017 a 2022.

Para a busca, foram utilizadas as palavras: Unidade de terapia intensiva, Cuidado da assistência, técnico em enfermagem, humanização da assistência. Isso resultou pela busca de pesquisa: Como os técnicos de enfermagem de unidade de terapia intensiva atuam em relação a humanização e o cuidado de lesões por pressão.  Foram selecionados os artigos de interesse para o estudo, de acordo com a relevância e proximidade com o tema da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com