TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do Enfermeiro na DRC

Por:   •  13/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.444 Palavras (18 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1] 

Débora Gonçalves

Trabalho de Conclusão de Curso – Enfermagem

DOENÇA RENAL CRÔNICA

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO

TAUBATÉ

2016

[pic 2]

Débora Gonçalves – RA 3735696631

Trabalho de Conclusão de Curso – Enfermagem

DOENÇA RENAL CRÔNICA

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO

Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem como Trabalho de  Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Anhanguera – Unidade Taubaté.
Orientador: Professora Mariana da Silva

TAUBATÉ

2016


SUMÁRIO

SUMÁRIO        

1. INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA        

2. OBJETIVOS        

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3. CAPÍTULO I - DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO        7

4. REFERÊNCIAS        

ANEXOS        

        


1. INTRODUÇÃO        

No Brasil, têm crescido a cada ano a  prevalência de pacientes em tratamento dialítico. Na última estimativa emitida pelo Ministério da Saúde (2006), o número de pacientes em diálise era 70.872, enquanto, em março de 2008, esse número saltou para 87.044. Isso evidencia o comprometimento crescente da qualidade de vida e os altos custos no tratamento. Atualmente, as principais causas da doença renal crônica (DRC) são Diabetes Mellitus (DM), hipertensão arterial sistêmica (HAS), história familiar de DRC e envelhecimento. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, hipertensão, diabetes e glomerulonefrites (doenças renais), representam as causas da DRC em 26%, 18% e 11% dos pacientes em tratamento dialítico, respectivamente.

Esse aumento da incidência das doenças crônicas é um fato muito conhecido e que tem levantado diversas discussões, o que o constitui, um importante problema de saúde pública. No Brasil, a prevalência de pacientes mantidos em programa crônico de diálise mais que dobrou nos últimos 8 anos.

Nessa problemática e atual crise, o papel do enfermeiro vai muito além dos cuidados efetivos e gerais após o diagnóstico. Ele deve atuar na prevenção e na progressão da doença renal com ações para atender às necessidades dos pacientes acometidos por essa doença. E, para isso, é necessário detectar os grupos de risco e os indivíduos com a doença instalada, e isso só é possível com a plena a avaliação da função renal.

Esta pesquisa e propostas de informação são de extrema eficácia tanto no âmbito acadêmico como social, uma vez que envolvem diretamente a população. Nos últimos anos têm sido gasta muita energia dos profissionais da saúde e altíssimos investimentos na saúde pública para o tratamento dos pacientes com doença renal crônica (DRC). Por meio de pesquisas e levantamentos, é possível perceber que há uma grande parcela da sociedade que desconhece os riscos envolvidos no hábito alimentar, no sedentarismo e justamente essa falta de informação que acaba sendo um grande fator não somente no surgimento da doença mas no crescimento da mesma em pacientes que sem a devida orientação podem chegar a perda do órgão e até mesmo ao óbito.

Conforme o cronograma de trabalho, justamente em virtude do tempo de produção deste, foi definida como metodologia a Pesquisa Bibliográfica realizado a partir da seleção de artigos, oriundos do banco de dados de Revistas e outras publicações literárias, datadas dos períodos de 2003 a 2016 e em artigos do segmento de saúde, com trechos e citações relacionados ao embasamento técnico e teórico do trabalho. Segundo os autores:

[...] para que seja possível compreender a realidade e a contribuição do pesquisador, o procedimento metodológico deve abranger os conceitos teóricos de abordagem e o conjunto de técnicas. Além do referencial teórico, a metodologia deve ser redigida de forma clara, coerente e eficiente, possibilitando encaminhar os dilemas teóricos para o desafio da prática. [...] a natureza do problema é que determina o método, ou seja, a escolha do método e feita em função do problema estudado. (FREGONEZE, et al., 2014, p. 106) (grifo nosso).

A pesquisa bibliográfica aqui teve como objetivo identificar os conhecimentos dos enfermeiros atuantes em serviços de atenção básica à saúde acerca da prevenção e progressão da doença renal crônica (DRC), bem como a utilização desses conhecimentos na assistência aos pacientes atendidos.  

Por meio das pesquisas científicas e de exploração dos artigos acadêmicos, serão explorados os principais motivos que levam ao desenvolvimento da doença e como impedir seu crescimento ou ate mesmo prevenir o surgimento da DRC (Doença Renal Crônica).

Com justificativas efetivas, o trabalho terá por sugestão programas de prevenção e meios de ampliar a informação ao público em geral além do comportamento do profissional enfermeiro durante todo esse processo, seja na profilaxia ou no atendimento diário do paciente com ou sem a DRC.

  1. PROBLEMA

Como estimular ou conscientizar a população dos cuidados e prevenção?

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Identificar os principais motivos do surgimento da doença renal crônica, elencar os fatos que contribuem para seu desenvolvimento e elaborar planos de informação para conscientizar e prevenir seu surgimento ou progressão.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Identificar e compreender os fatores causadores da doença renal crônica no Brasil e no mundo;
  • Pesquisar e abordar o conhecimento da população sobre a doença e como evitá-la;
  • Aplicar e elaborar plano de prevenção por meio de tática informativa de conscientização;

3. CAPÍTULO I – DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO

Para compreender o ciclo dessa doença, é necessário um breve entendimento sobre o funcionamento renal e suas características.

A grande maioria da população nasce dotada de 2 rins, localizados ao lado da coluna vertebral, com uma alta importância no sistema do corpo humano, são órgãos vitais e que se tiverem qualquer indício de falha, devem ser imediatamente submetidos à exames para sanar o que impede seu devido processamento.        Os rins são os “limpadores” corpo, filtram os resíduos, toxinas e fluidos excedentes do sangue. Esse último, flui para seus rins através das artérias renais e sai pelas veias renais. O termo renal é um termo médico que significa algo relacionado aos rins. Todos os dias, os rins produzem em torno de 1 a 2 litros de urina, que contém resíduos e fluidos excedentes. A urina sai dos rins através de tubos chamados ureteres e é mantida na bexiga. Depois, deixa a bexiga através de outro tubo, chamado de uretra, quando se urina. Isso é chamado de sistema urinário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (624.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com