TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPLIANCE NA ENFERMAGEM

Por:   •  7/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

1 PERGUNTA DE PESQUISA

  • Qual o estado da arte do tema compliance e seus processos de gestão como ferramenta para a prática segura do exercício profissional da enfermagem?

2 OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL
  • Descrever o Estado da Arte do Compliance na atuação do Profissional Enfermeiro.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Introduzir o profissional enfermeiro à temática do compliance quanto aos seus conceitos, funções, importância e desafios de implantação;
  • Deliberar sobre as raizes histórico-legislativas do compliance;

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 TIPO DE PESQUISA

Será realizada uma Revisão Sistemática Qualitativa da Literatura. A revisão sistemática consiste em uma abordagem padronizada para identificar e apresentar aqueles estudos publicados – e, eventualmente, não-publicados – na literatura com relevância ao tema de interesse. Os procedimentos metodológicos comumente utilizados no processo de revisão sistemática incluem: (a) formulação da questão de pesquisa (utilizando a estratégia PICo, específico para revisões sistemáticas qualitativas); (b) identificação dos estudos concluídos; (c) definição de critérios de inclusão e exclusão; (d) extração uniforme de características e resultados de cada estudo; (e) apresentação clara e uniforme dos resultados.

A linha metodológica utilizada é de abordagem qualitativa, porque analisa-se a doutrina e legislação pertinente ao tema para aplicá-las na descoberta de uma solução para a questão em estudo. Em relação ao objetivo geral a classificação da pesquisa é de natureza exploratória, pois tem como principal finalidade buscar, devenvolver e esclarecer conceitos e ideias.

O método de abordagem utilizado no trabalho é o hipotético-dedutivo, por descrever o Estado da Arte das necessidades, desafios de implantação e funções dos programas de Compliance na atuação do Profissional Enfermeiro. Também será utilizada a estratégia PRISMA para análise da qualidade da revisão sistemática.

3.2 LOCAL DA PESQUISA

A amostra dos artigos será obtida através de pesquisa on-line nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

3.3 AMOSTRAGEM E RECUTRAMENTO

Será ralizada busca pesquisa on-line nas bases de LILACS, Medline, SCIELO e CAPES, empregando o operador boleano ‘OR’, para uma maior abrangência dos achados, com os seguintes descritores: ‘compliance’, ‘humans’, ‘health care industry’, ‘guideline adherence’, ‘regulatory compliance’, ‘business’, ‘law’, ‘risk management’, ‘public health’, ‘hospitals’ e ‘management’, ‘organizational culture’, ‘healthcare failure mode and effect analysis’, health, ‘nursing’, ‘nursing administration research’ ‘health administration’ e ‘public health administration’. Os mesmos foram escolhidos, pois apresentavam em seus resultados vínculo com o tema e objetivos do estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com