TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM FRENTE AOS FATORES DE INTERFERÊNCIA NA SEXUALIDADE DO IDOSO

Por:   •  15/8/2019  •  Artigo  •  4.392 Palavras (18 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 18

IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM FRENTE AOS FATORES DE INTERFERÊNCIA NA SEXUALIDADE DO IDOSO UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Jorgeani Lopes de Souza Ferreira

E-mail: jorgeani0202lopes@gmail.com

Discente de Enfermagem da Faculdade de Turismo de Olinda

Margarete Maria de Barros

Discente de Enfermagem da Faculdade de Turismo de Olinda

E-mail: Guel2013@gmail.com

Rafaela de Morais Cavalcanti Ralph

Email: rafaelaralph@hotmail.com

Docente de Enfermagem da Faculdade de Turismo de Olinda

RESUMO

A sexualidade é um aspecto central da vida do ser humano e abrange o sexo, as identidades e os papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. O objetivo desse estudo foi compreender a importância da enfermagem frente aos fatores na sexualidade do idoso. O estudo em questão se trata de uma pesquisa quantitativa do tipo revisão bibliográfica. Para a realização desse estudo foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados da biblioteca virtual de saúde (BVS), que possui sites como: Scielo, Lilacs, Medline além de revistas e periódicos. Os principais fatores que interferem na sexualidade do idoso encontrados foram: aspectos sociais e culturais, aspectos fisiológicos, condições de saúde e aspectos psicológicos. Relacionado à conduta do enfermeiro foi constatado que o mesmo deve tratar a sexualidade do idoso de forma holística. O enfermeiro se apresenta como um fator principal para que se promova o cuidado holístico ao idoso na sua sexualidade, não só considerando os aspectos fisiológicos e patológicos, mas também os sentimentos, emoções que estão envolvidos nesse processo. Cabe também a esse profissional desmitificar a ideia de que os idosos não possuem vida sexual, devendo estimular o debate entre os idosos e familiares acerca dos mitos e tabus que ainda permeiam a temática da sexualidade do idoso.

Palavras chave: idoso, fatores sexuais, sexualidade, enfermagem.

ABSTRACT


Sexuality is a central aspect of human life and encompasses gender, gender identities and roles, sexual orientation, eroticism, pleasure, intimacy and reproduction. The aim of this study was to understand the importance of nursing regarding the factors in the sexuality of the elderly. The study in question is a quantitative research of the literature review type. For this study was conducted a bibliographic survey in the databases of the virtual health library (VHL), which has sites such as: Scielo, Lilacs, Medline and magazines and periodicals. The main factors that affect the sexuality of the elderly were: social and cultural aspects, physiological aspects, health conditions and psychological aspects. Related to the conduct of the nurse was found that it should treat the sexuality of the elderly holistically. The nurse is presented as a main factor to promote holistic care to the elderly in their sexuality, not only considering the physiological and pathological aspects, but also the feelings, emotions that are involved in this process. It is also up to this professional to demystify the idea that the elderly do not have a sexual life, and should stimulate the debate between the elderly and their families about the myths and taboos that still permeate the theme of the elderly's sexuality.

 Keywords: elderly, sexual factors, sexuality, nursing

INTRODUÇÃO

O idoso pode ser definido como o indivíduo que possui 65 anos ou mais nos países economicamente desenvolvidos e 60 ou mais em países em desenvolvimento, como por exemplo, o Brasil. Entretanto, a velhice não existe idade certa para começar, depende da disposição, interesse e atitude de cada pessoa em relação á qualidade de vida (MARQUES, 2015).

O envelhecimento frequentemente envolve mudanças significativas além das perdas biológicas, alterando os papéis e posições sociais, bem como a necessidade de lidar com perdas de relações próximas. As mudanças que se verificam durante este período podem comprometer a autonomia dos idosos, a capacidade de estabelecer relações sociais e afetivas e a vivência da própria sexualidade (ONU, 2015).

No processo de envelhecimento estão presentes a senilidade e senescência e causam impactos diferentes na saúde. A senescência diz respeito a todas as alterações que são produzidas no organismo e que estão diretamente relacionadas a evolução do tempo sem sofrer interferência de patologias. Já a senilidade é um complemento da senescência no fenômeno do envelhecimento, são condições que acometem as pessoas no decorrer da vida baseada em doenças, são patologias que diminuem a qualidade de vida das pessoas mas não são comuns da mesma faixa etária como hipertensão arterial, diabetes etc (SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2016).

A sexualidade é um aspecto central da vida do ser humano e abrange o sexo, as identidades e os papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. A sexualidade é experimentada e expressada nos pensamentos, nas fantasias, nos desejos, na opinião, nas atitudes, nos valores, nos comportamentos, nas práticas, nos papéis e nos relacionamentos. Ela é influenciada por inúmeros fatores como: hormonais, emocionais, sociais e culturais, sendo essencial também à comunicação humana, e um verdadeiro ponto de encontro entre as pessoas. (MARQUES, 2015)

Tendo em consideração que o envelhecimento é influenciado por um conjunto de fatores que afetam direta ou indiretamente o comportamento e resposta sexual, são eles: biofisiológicos, de saúde, psicológicos, culturais, educacionais, a institucionalização e a relação com o parceiro sexual (VIEIRA, 2014).

Envelhecer não significa que o indivíduo se tornou assexuado, porém, a discriminação social acerca da sexualidade na velhice acaba por inibir a vida sexual na terceira idade, impedindo os idosos de exercer sua vida de forma integral, uma vez que as alterações fisiológicas, a religião, a opressão familiar, e seus aspectos individuais fortalecem a desvalorização social da pessoa idosa. (UCHÔA, 2016).

A orientação do enfermeiro vai além do atendimento apenas das necessidades básicas do indivíduo, estabelece o compromisso com o cuidado existencial que envolve autoestima, autocuidado, a auto valorização, a cidadania do outro e do que presta cuidados. Diante disso, faz-se necessário estabelecer um elo de confiança entre o idoso e o enfermeiro para que ele consiga adquirir confiança para expor suas dúvidas e buscar junto com o profissional a superação de suas dificuldades. (STARLING, 2013).

Assim, houve o interesse de buscar informações acerca da sexualidade do idoso e os fatores que interferem em sua vida sexual, com a finalidade de planejar intervenções de enfermagem para ajuda-los nesse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (283.3 Kb)   docx (78.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com