TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ENFERMAGEM

Por:   •  20/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Título do artigo: Construção e validação de instrumento para avaliar as relações interpessoais na Enfermagem.

Referência: Dias JS, Rocha LP, Carvalho DP, Tomaschewski-Barlem JG, Barlem ELD, Dalmolin GL. Construção e validação de instrumento para avaliar as relações interpessoais na Enfermagem. Rev Bras Enferm. 2019;72(2):408-13. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0229> Acesso em 28 maio 2020.

INTRODUÇÃO:

As relações interpessoais podem ser afetadas durante o desenvolvimento do trabalho entre os trabalhadores de enfermagem nos serviços de saúde devido à gestão e à organização inadequada dos setores de trabalho. As justificativas para a realização deste estudo se pautam no fato de que até o momento não há parâmetros psicométricos que identifiquem os fatores que influenciam as relações interpessoais no ambiente de trabalho e os desgastes físicos e emocionais, e alterações comportamentais decorrentes dos conflitos interpessoais e comportamentos dos colegas e chefia. Dessa maneira, a construção e a validação de um instrumento poderão contribuir para subsidiar ações estratégicas no ambiente de trabalho para buscar melhorias na saúde dos trabalhadores e, consequentemente, na qualidade da assistência. Dessa forma, os autores buscaram construir e validar um instrumento para identificação dos fatores que influenciam as relações interpessoais e a saúde dos trabalhadores de enfermagem em um Hospital Universitário no Sul do Brasil.

MATERIAL E MÉTODOS OU CASUÍSTICA E MÉTODOS

Estudo metodológico, em nove etapas. Realizou-se a validação de face, com a participação de cinco experts, enfermeiros docentes doutores em Enfermagem, de conteúdo com 26 enfermeiros, estudantes da Pós-Graduação em Enfermagem stricto sensu, e a validação de construto foi realizada mediante abordagem quantitativa com 213 trabalhadores de enfermagem. Na validação do construto, utilizou-se a análise fatorial exploratória e o Alfa de Cronbach. Em relação à validade de conteúdo, 26 enfermeiros estudantes da Pós-Graduação do curso de Mestrado ou Doutorado participaram do pré-teste realizado, permitindo confirmar os itens da escala que representavam o conteúdo analisado. Em relação às características dos 213 participantes, verificou-se que os trabalhadores de enfermagem possuíam, em média, 43 anos (DP=8,95), com idade mínima de 23 anos e máxima de 68 anos; identificou-se predominância do sexo feminino (89,7%).

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Em relação ao primeiro fator formado, constituído pelos itens 24, 25, 26, 32, 33, 34, 35, 36 e 37, formou-se o domínio “Desgastes físicos e emocionais decorrentes das relações interpessoais”. Evidencia-se na literatura a forte capacidade do relacionamento conturbado no desencadeamento de estresse em trabalhadores, principalmente no surgimento de Síndrome de Burnout. Os trabalhadores de enfermagem estão mais suscetíveis a desenvolver transtorno depressivo maior por realizarem atividades em ambientes precários e com conflitos interpessoais.

Já o segundo fator, composto pelo agrupamento dos itens 5, 6, 7, 8, 11 e 12, formou o domínio “Fatores comportamentais que afetam as relações interpessoais”, que retrata a presença de comportamento de indiferença, de tom de voz agressivo, ausência de comunicação e diálogo, presença de relações hierárquicas e fofoca no ambiente de trabalho como responsáveis por fragilizar as relações interpessoais. No contexto de trabalho da Enfermagem, as relações podem ser fragilizadas, uma vez que esses fatores entre integrantes da equipe de enfermagem são condutores para o desencadeamento de conflitos interpessoais e potencializam um clima de tensão e desconforto no ambiente de trabalho, inibindo as relações, gerando estresse e prejudicando a realização do trabalho.

No que tange ao terceiro fator, organizado pelos itens 23, 28, 38,39 e 40, estruturou-se o domínio “Percepção de instabilidade emocional perante as dificuldades do relacionamento”, o qual trata do conhecimento dos trabalhadores em relação ao seu estado emocional perante as dificuldades do relacionamento. Nesse sentido, salienta-se que a presença de sentimentos, como raiva, tristeza, angústia, irritabilidade, insatisfação são alguns sentimentos oriundos de conflitos interpessoais.

No quarto fator, constituído pelo agrupamento dos itens 1, 2, e 4, criou-se o domínio “Construções afetivas de fortalecimento das relações interpessoais no trabalho”, destacando a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com