TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSTRUMENTOS/PROCEDIMENTOS UTILIZADOS PARA AVALIAR

Por:   •  18/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.794 Palavras (16 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

PROJETO INTEGRADOR

GRAZYELLE SOUZA DA MATA

R.A:9910148919

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

INSTRUMENTOS/PROCEDIMENTOS UTILIZADOS PARA AVALIAR

[pic 3]

GRAZYELLE SOUZA DA MATA

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

INSTRUMENTOS/PROCEDIMENTOS UTILIZADOS PARA AVALIAR

Artigo apresentado à Anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Projeto Integrador, da 7ª série do Curso de Pedagogia.

Tutor a Distância: Silvana Maria Batista  

[pic 4]

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus. Agradeço também a minha família pelo apoio para conclusão deste trabalho. Agradeço a minha tutora a distância pela paciência e carinho pela ajuda no trabalho para que fosse concluído.


RESUMO

O presente artigo tem por objetivo configurar uma compreensão da avaliação da aprendizagem na Educação Infantil, assim como o estabelecimento de recursos metodológicos para a sua prática. Podemos notar que a avaliação é de suma importância desde a escolha dos métodos de ensino utilizados, da elaboração de planos de aula e de ensino ou seja um processo avaliativo mais eficaz é o mesmo que cumprir sua função didático-pedagógica de auxiliar e melhorar o ensino / aprendizagem. Portanto, se não há um bom processo de avaliação, não haverá também um bom processo de ensino-aprendizagem.  O professor deve estar atento ao modo como foi executada a tarefa e o que norteou os procedimentos, tudo que cerca o momento da realização da atividade. A avaliação poderá ser realizada em forma de observação, registro e atividades práticas. Portanto, se faz emergente trazer em foco tais metodologias e suas teorias, de modo a debatê-las em um contexto amplo para a educação infantil. Este trabalho tem como objetivo conceituar o que é avaliação para a educação infantil, Identificar as metodologias e teorias existentes sobre avaliação na educação infantil e detectando como dificuldades encontradas no processo de avaliação o interesse pela repressão, exigindo que a criança seja produtiva. Para alcançar tais objetivos através de pesquisas bibliográficas enfocando os trabalhos sobre avaliação. O estudo mostrou que o processo avaliativo na educação infantil utilizar-se-á da metodologia de pesquisa bibliográfica de maneira a permitir um aprofundamento dos conceitos e teorias existentes sobre o tema proposto.

Palavras-chave: Metodologia-Avaliação-Educação Infantil-Aprendizagem


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................6

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA..........................................................................7

Avaliação formativa..........................................................................................8

Avaliação classificadora..................................................................................9

Avaliação Mediadora......................................................................................10

Instrumentos de avaliação na Educação Infantil.........................................11

Observação......................................................................................................11

Registro............................................................................................................11

Portfólio...........................................................................................................12

Material e Métodos..........................................................................................13

Resultados e Discussão.................................................................................14

Considerações Finais......................................................................................16

Referencias.......................................................................................................17


INTRODUÇÃO

Para alcançar tais objetivos utilizar-se-á da metodologia de pesquisa bibliográfica de maneira a permitir um aprofundamento dos conceitos e teorias existentes sobre o tema proposto

Existem três formas básicas de avaliação: formativa, classificatória e mediadora. A primeira visa acompanhar a criança durante todo o ano letivo e avaliá-la por sua participação e capacidade de superar as dificuldades, quanto que a classificatória visa quantificar o aprendizado, e a mediadora visa articular a realidade da criança com as coisas que ela precisa aprender para se desenvolver.

A metodologia de avaliação mais utilizada é a classificatória, que acaba gerando um ambiente de cobrança e competição entre os alunos. Esta prática não está inserida no ensino infantil por acaso, mas sim como uma forma de manter a exclusão de pessoas que não produzem muito, incentivando a máxima produção por meio da competição, e não visando um desenvolvimento saudável.

Avaliação na Educação Infantil é muito complexa, porque depende diretamente da observação das crianças. Isso exige um olhar atento da professora, que observa, estuda suas reações e confia nas suas possibilidades. Por meio de projetos e atividades planejadas, a professora precisa acompanhar e avaliar a aprendizagem das crianças. Avaliar alunos da educação infantil não é um processo tão simples, uma vez que se trata de crianças em um estágio ainda muito primário de conhecimento, ainda estão em processo de conhecer as coisas, por isso, avaliá-los deve ser através de uma metodologia mais criteriosa, por meio da observação destes alunos com foco em seu desenvolvimento.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando se fala em avaliação, logo se lembra de provas com questões vastas, que geralmente são resolvidas pelo aluno pelo que ele decorou, e não pelo que ele aprendeu. Porém, o conceito de avaliação é muito mais amplo, devendo ser entendido. Atualmente a avaliação é entendida como um processo a ser realizado no início, no meio e no fim das atividades. Na educação Infantil a avaliação deve ser um instrumento de investigação didática este processo deve cuidar de observar o desenvolvimento infantil (cognitivo, motor, emocional, social) e não deve acontecer no sentido de fiscalizar, mas sim no sentido de detectar as dificuldades e trabalhar pra a superação das mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (245.6 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com