TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIÁLISE PERITONEAL E HEMODIÁLISE

Por:   •  2/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

COLÉGIO GRAU TÉCNICO

Curso Técnico em Enfermagem

Ana Paula Leite

Eduardo

Maria de Fátima

DIÁLISE PERITONEAL E HEMODIÁLISE

        

São Paulo

2021

Ana Paula Leite

Eduardo

Maria de Fátima

DIÁLISE PERITONEAL E HEMODIÁLISE

[pic 1]

São Paulo

2021

SUMÁRIO

  1. Introdução.............................................................................................01
  2. O que é hemodiálise.............................................................................02
  3. Mecanismo............................................................................................03
  4. Sinais e Sintomas..................................................................................04
  5. Complicações.......................................................................................06
  6. Cuidados de enfermagem.....................................................................07
  7. Conclusão.............................................................................................08
  8. Referências bibliográficas.....................................................................09
  1. Introdução

O aumento da expectativa de vida da população e a ausência da preocupação com a saúde em si tornam-se um dos grandes fatores a ter influência sobre o crescimento contínuo de pessoas com Insuficiência Renal Crônica (IRC). 

No entanto, sabe-se que a IRC é a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais, indispensáveis à manutenção hídrica e à composição iônica de líquidos orgânicos por meio da filtração. Com a ausência desse funcionamento adequado, ocorrerão altas concentrações de resíduos nitrogenados no sangue como a ureia e a creatinina.

Essas alterações decorrentes dessa enfermidade causam sinais e sintomas característicos e únicos, dependentes do grau de comprometimento renal. Por serem os rins de extrema importância, depois de acometidos pela insuficiência renal, ainda existe a possibilidade de continuidade com o uso da terapia renal substitutiva, além de medicamentos e dieta.

  1. O que é Hemodiálise

Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. Ela recebe o sangue do paciente por meio de um cateter ou uma fístula arteriovenosa e retira as toxinas. Isso acontece com a ajuda de uma solução e uma membrana semipermeável após a filtração, o sangue é “devolvido” limpo para o paciente por meio de um acesso vascular.

O tempo necessário de hemodiálise varia de acordo com a condição do indivíduo, sendo entre duas e quatro vezes por semanas de 3 a 5 horas. Esse procedimento só pode ser feito em hospitais ou clínicas especializada. Todos os pacientes que realizam diálise peritoneal ou hemodiálise precisam ser acompanhados por um médico especialista.

  1. O que é Diálise Peritoneal

A diálise peritoneal promove a filtração com uma máquina e um cateter inserido, é uma opção de tratamento através do qual o processo ocorre dentro do corpo do paciente, com auxílio de um filtro natural como substituto da função renal. O equipamento infunde um soro no abdômen, que absorve as toxinas por meio da membrana que cobre os órgãos abdominais, o peritônio, onde não há contato direto com o sangue. Outras características são:

  • pode ser realizada no domicílio do paciente;
  • pode ser realizada em etapas durante o dia ou uma etapa mais longa enquanto o paciente dorme.

  1. Mecanismo

O cateter de hemodiálise é um tubo colocado em uma veia no pescoço, tórax ou virilha, com anestesia local. O cateter é uma opção geralmente temporária para os pacientes que não têm uma fístula e precisam fazer diálise. Os principais problemas relacionados ao uso do cateter são a obstrução e a infecção, o que muitas vezes obriga a retirada do cateter e o implante de um novo cateter para continuar as sessões de hemodiálise.

A diálise peritoneal, é uma técnica eficaz, bem tolerada e simples de efetuar. A enorme maioria das pessoas tem facilidade em aprender a executá-la. Ao fim de poucos dias de aprendizagem, o doente e um seu eventual parceiro encontram-se em condições de, autonomamente, efetuá-la no domicílio.

A substituição da solução de diálise é efetuada automaticamente por uma máquina portátil (cicladora) durante a noite, por um período de 8 a 12 horas.

Para realizar a Diálise Peritoneal é necessário um acesso - Cateter Peritoneal, a colocação do cateter é efetuada por uma técnica simples, habitualmente sob anestesia local.

 


  1. Sinais e Sintomas

Insuficiência Renal Aguda (IRA)

  • Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal;
  • Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés;
  • Sonolência;
  • Falta de fome;
  • Falta de ar;
  • Fadiga;
  • Confusão;
  • Náusea e vômitos;
  • Convulsões ou coma, em casos graves;
  • Dor ou pressão no peito.

Às vezes, insuficiência renal aguda não causa sinais ou sintomas e é detectada através de testes de laboratório realizados por outra razão. Perda rápida de função renal que pode ser recuperada no espaço de poucas semanas. As causas devem-se desidratação, intoxicações, traumatismos, medicamentos e algumas doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com