TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Depressão na Terceira Idade

Por:   •  20/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A depressão caracteriza-se com uma doença mental que afeta o emocional do ser humano, fazendo com ele perca a vontade de viver. Nos dias atuais, o assunto já não é mais tratado como um tabu pra sociedade. Na população idosa é uma doença comum, recorrente é frequentemente diagnosticada.

Entretanto, há uma simbólica diferença entre depressão e tristeza. A tristeza e um estado momentâneo, considera um estado saudável, em que todas as pessoas já passaram ou vão passar, já a depressão trata-se de um conjunto se sentimentos a tristeza, desânimo, apatia, sensação de cansaço, fadiga, pessimismo, desinteresse, entre tantos outros sintomas que cada indivíduo dente a demostrar.

A terceira idade tem sido a mais afetada devido a associação de doenças clínicas, os sintomas ficam mais visíveis justamente pela fase do envelhecimento, o idoso tende a estar mais

solitário, perde a sua autonomia, a qualidade de vida e passam a necessitar de cuidados e auxílios, os tornando vulneráveis a doença.

sendo assim assunto deve ser tratado como uma questão de saúde pública.

Objetivo

Informa, orientar e conscientizar os presentes, para que possam cuidar do seu próximo, facilitando a comunicação entre as gerações, mostrando que com medidas atuais podem facilitar os ploblemas que enfrentaram em um futuro próximo.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa por meio da leitura do artigo científico "Fatores Associados a Depressão em Idosos", que sugundo o mesmo colheu informações da UFRJ, UNESP, google acadêmico e SCIELO publicados nos últimos 20 anos e disponível em vários idiomas.

Desenvolvimento

Nos idosos a depressão se apresenta com sintomas somaticos e hipocondríacos, com poucos antecedentes familiares e maior dificuldade de tratamento. Mas a prioridade atual não e relatar diferenças entre a depressão em idosos ou outras faixas etárias e sim mostrar há diferença e a situação específica do idoso.

Ademais, aproximadamente 15% da população idosa apresentar sintomas de depressão sendo maior nos idosos que vivem em casa de repouso

ou em alguma outra instituição. Também tende

a ter mais incidências de suicídio, interferindo na sua capacidade funcional, isto porque perde o interesse pela vida e de forma antodepreciativa, além de comportamento, visto que ocorre as agressões físicas, verbais, que funcionam como um fator de somatizacao para a problemática.

Mas também, a depressão pode ser classificada de duas formas de acordo com a duração é a intensidade dos sintomas: Trastorno distimico ou Trastorno Depressivo Maior, o primeiro tem sintomas mais leves, porém persiste por mais tempo, diferentemente da depressão maior que permanece por pouco tempo, mas tem sintomas mais graves. Segundo os seguintes paramentos:

• Transtorno Depressivo Maior: analisa-se durante 2 semanas a presença de 5 ou mais dos sintomas como humor deprimido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com