TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELA ENFERMAGEM EM PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS

Por:   •  7/10/2022  •  Artigo  •  6.065 Palavras (25 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 25

DESAFIOS ENCONTRADOS PELA ENFERMAGEM EM PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS

Ana Tercia Alves da Silva Cardoso¹

¹Christian Business School. Curso de Mestrado em Saúde Pública. Paulista, PE, Brasil.

E-mail: cardosoanaterciaalves@gmail.com

Telefone: 55 81 98725-5233

RESUMO

A atuação do enfermeiro frente aos pacientes que exigem cuidados paliativos exige que ele tenha uma postura assertiva, firme e adequada, tendo em vista que esses tipos de cuidados são oferecidos visando o conforto e uma maior qualidade de vida ao paciente em fase terminal. Diante desses fatos, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar os principais desafios encontrados pela equipe de enfermagem em relação a pacientes em cuidados paliativos. Para se obter os dados e informações necessários para a fundamentação da pesquisa em questão, a metodologia utilizada foi a bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos, revistas, periódicos, teses, dissertações, monografias e outros materias de caráter científico que se julgaram pertinentes no decorrer do estudo. Ao final deste artigo, o que se percebeu é que a equipe de enfermagem ainda encontra uma série de desafios em relação aos pacientes em cuidados paliativos, sendo que os mais expressivos estão relacionados diretamente à sua postura e a falta de conhecimentos em como agir em uma situação como essa, além da sobrecarga física, emocional e psicológica que o cuidado com pacientes terminais pode trazer ao enfermeiro em uma situação como essa.

DESCRITORES: Desafios. Enfermeiro. Cuidados paliativos.

ABSTRACT

The role of nurses in relation to patients who require palliative care requires them to have an assertive, firm and adequate posture, given that these types of care are offered with a view to comfort and a better quality of life for the terminally ill patient. Given these facts, the present study aimed to identify and analyze the main challenges encountered by the nursing team in relation to patients in palliative care. In order to obtain the data and information necessary for the foundation of the research in question, the methodology used was bibliographic, through books, scientific articles, magazines, periodicals, theses, dissertations, monographs and other materials of a scientific nature that were deemed relevant. during the course of the study. At the end of this article, what was noticed is that the nursing team still faces a series of challenges in relation to patients in palliative care, the most expressive of which are directly related to their posture and the lack of knowledge on how to act in a situation like this, in addition to the physical, emotional and psychological burden that caring for terminally ill patients can bring to nurses in a situation like this.

DESCRIPTORS: Challenges. Nurse. Palliative care.

INTRODUÇÃO

Os cuidados paliativos (CPs) podem ser definidos como aqueles que são realizados pela equipe de enfermagem aos pacientes em fase terminal de sua doença, assim como a seus familiares. Esse tipo de cuidado é essencial nesse momento porque o paciente exige um cuidado mais direcionado, tendo em vista o progresso incurável de alguma patologia ou o processo natural de envelhecimento.

Nesse sentido, a função dos profissionais envolvidos neste processo é deveras complexa, afinal, cuidar de pessoas que não veem mais a possibilidade de cura é algo que requer um grande preparo do profissional de saúde para garantir que este indivíduo e sua família tenham qualidade de vida desde o momento do diagnóstico da doença até o momento do óbito⁴.

A palavra paliativo advém de palliare que, em latim, significa “cobrir com manto” e pallium, que significa “tapar, encobrir, ocultar²², em outras palavras, oferecer ao paciente em fase terminal o tratamento mais eficaz e mais adequado para os possíveis sintomas de desconforto que pode apresentar, sejam eles causados pela doença ou pelo tratamento em si.

Esse tipo de cuidado que se tem aos pacientes em fase terminal da doença, assim como é conhecido atualmente, surgiu na década de 1960 com Cicely Saunders, que foi o fundador do primeiro hospital voltado para pacientes que estavam fora de possibilidades de cura, o St. Christopher’s Hospice, na Inglaterra²¹. A partir desse momento, este tipo de atendimento passou a crescer, assim como o número de unidades especializadas para este fim, gerando mais discussões a respeito deste tema²³.

Em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez a primeira publicação em relação a este tema, definindo que estavam relacionados “aos cuidados paliativos totais e ativos dirigidos a pacientes fora de possibilidade de cura”¹³. No entanto, em 2002, sua definição foi aprimorada, passando-se a delegar aos envolvidos com cuidados paliativos a função de, além de prover o mínimo para o alívio da dor e os desconfortos físicos, prestar suporte religioso e psicossocial ao paciente e seus familiares⁴.

Nesse contexto, ressalta-se, então, a importância da atuação do profissional da enfermagem, pois este representa o elo entre o paciente, seus familiares e o resto da equipe. Além disso, é o enfermeiro que passa a maior parte do tempo com este paciente e com a sua família, fazendo com que se criem laços afetivos entre todos os envolvidos⁵.

Desse modo, o enfermeiro precisa estar munido de todo o conhecimento teórico e prático acerca das necessidades que o paciente apresenta, levando em consideração a fase terminal com circunstâncias crônicas e degenerativas para detemrinar o tipo de atendimento que mais se adequa⁵.

Compreendendo a relevância desta temática para todos aqueles envolvidos com o processo de cuidados paliativos em pacientes terminais, o presente estudo pretendeu elucidar o seguinte problema de pesquisa: Quais são os principais desafios encontrados pela enfermagem em pacientes em cuidados paliativos? Para responder esta pergunta, foi proposto o seguinte objetivo geral: Identificar e analisar os principais desafios encontrados pela equipe de enfermagem em relação a pacientes em cuidados paliativos. Como objetivos específicos, foram estabelecidos os seguintes: Evidenciar o conceito e a trajetória histórica dos cuidados paliativos; Elencar os pilares dos cuidados paliativos em pacientes terminais; Relatar a respeito dos aspectos éticos e bioéticos e dos princípiso fundamentais; Analisar os principais desafiios encontrados pela enfermagem em pacientes em cuidados paliativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com