TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVIDÊNCIA EM ENFERMAGEM

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.168 Palavras (17 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 17

A prática de enfermagem baseada em evidências. O uso das evidências no pensamento clinica do enfermeiro

Etapa 01

                                                       

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a Prática Baseada em Evidências na prática profissional do enfermeiro, explicando o que é enfermagem baseada em evidências e qual a sua importância.

A enfermagem baseada em evidências pode ser definida como a aplicação de informações válidas, relevantes, com base em pesquisas, na tomada de decisão do enfermeiro.

A informação baseada em pesquisa, no entanto, não é usada isoladamente, e os achados de pesquisa, sozinhos, não ditam o comportamento clínico. Ao contrário, as evidências da pesquisa são usadas junto com o conhecimento que se tem dos pacientes (seus sintomas, diagnósticos e preferências manifestadas) e o contexto em que a decisão está ocorrendo (incluindo o ambiente do cuidado e os recursos disponíveis).

[pic 1]

http://www.scielo.br/img/revistas/rlae/v11n1/16568f1.gif

Com os avanços tecnológicos e conhecimentos científicos, na área da saúde, têm acontecido mudanças relevantes, e encontrado respostas para problemas complexos das pessoas e comunidades. A saúde baseada em evidências é um termo novo, que foi descrito para o campo da medicina. É um processo sistemático, que tem o foco em bons resultados de pesquisas e decisões clinicas. O raciocínio baseado em evidências surgiu a partir da Epidemiologia.

A MEDLINE – Literatura Internacional em Ciências da saúde é considerada a maior e mais consultada literatura internacional da área médica e biomédica.

As melhores evidências são classificadas em cinco níveis:

- Considerado padrão ouro, o primeiro deles, tem a evidência forte, com revisão sistemática de múltiplos estudos controlados e bem delineados.

- O nível dois evidência forte, pelo menos um estudo randomizado, controlado e bem delineados.

- O nível três, evidência estudos bem delineados sem randomização.

- Nível quatro, evidência de estudos bem delineados e não experimentais realizados em mais de um grupo ou centro de pesquisas.

Nível cinco, opiniões de autoridades respeitadas, baseados em evidências clinicas, com estudos descritivos ou relatórios de comitês especializados. A Enfermagem Baseada em Evidências surgiu do movimento da Medicina baseada em evidências. Definida como a melhor evidência cientifica, com informações válidas e relevantes baseados em pesquisas.

[pic 2]

Figura 2. Pratica Baseada em Evidências

http://slideplayer.com.br/slide/44465/

 Definida também como um processo, é constituída por cinco etapas:

a) formulação da questão que surge a partir da prática do profissional;

 b) busca por evidências;

c) avaliação de evidências encontradas;

d) operacionalização da evidência selecionada;

e) avaliação de resultados.

Quando o enfermeiro está atualizado de conhecimentos e consegue colocar na prática clinica cotidiana, todos os cuidados baseados em evidências têm uma excelência no atendimento e assistência aos pacientes como disciplina e profissionalismo. Dentre as evidências mais buscadas, está a utilização da PICC, (Cateter Central de Inserção Periférica), com a prevenção de lesão da pele em RN com peso menor que 1500 g e a estabilização e cobertura de cateteres periféricos.

[pic 3]

Figura 3. http://enferhmeirosdavidaanjo.blogspot.com.br/

O PICC é considerado por muitos autores como um dispositivo de acesso vascular seguro por permitir a administração de fluidos e medicamentos que não podem ser infundidos em veias periféricas diretamente na circulação central. Tornou-se o dispositivo intravascular de longa permanência mais difundido nas áreas de enfermagem intensiva e neonatal.

Estudo prospectivo identificou que cateteres permeabilizados com heparina mostram menor índice de obstrução do que os que são apenas salinizados. A baixa incidência de infecção, evidenciada em ensaios clínicos randomizados e controlados, reforçam que o PICC proporciona menores taxas de infecção e de sepses em prematuros de baixo peso (< 1.000 g).

Algumas pesquisas comprovam a relação entre sucesso na implantação de PICC e qualificações dos enfermeiros. Quanto á relação entre a localização da ponta do PICC e a ocorrência de complicações, estudos mostram evidências de que não localizada a veia cava, a frequência de complicações foi estatisticamente mais significativa que quando posicionado na veia cava inferior ou superior.

A prática baseada em evidências em geral e a enfermagem baseada em evidências em particular podem ser consideradas inovações complexas; e seria ingenuidade esperar sua aceitação rápida e abrangente. Apesar disso, é muito óbvio o impacto do pensamento “baseado em evidências” sobre a política e o ensino, paralelamente à base de pesquisa baseada em evidências em crescimento rápido nos tópicos de enfermagem clínica.

A emergência da prática baseada em evidências não poderia ter acontecido em uma ocasião mais importante para a enfermagem. O papel do enfermeiro não é um fenômeno fixo; varia de acordo com a geografia e a cultura, sendo fortemente influenciado por parâmetros como economia nacional e suprimento de médicos.

[pic 4]

Figura 4. http://www.cesed.br/medicina/blog/?p=899

 Aula-tema: Segurança do paciente. Ambiente e trabalho de enfermagem. Cuidados fundamentais para a assistência segura ao paciente.

ETAPA 2ª

Apesar dos passos descreverem processos básicos de cuidado de enfermagem para a promoção da segurança do paciente, entende-se que sua implementação nos diferentes locais de prestação de assistência possa a ser um processo complexo, frente à cultura organizacional vigente em grande parte do sistema de saúde nacional.

PASSO 1 IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE

A identificação do paciente é prática indispensável para garantir a segurança do paciente em qualquer ambiente de cuidado à saúde, incluindo, por exemplo, unidades de pronto atendimento, coleta de exames laboratoriais, atendimento domiciliar e em ambulatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (592.9 Kb)   docx (478 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com