TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM

Por:   •  16/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 8


[pic 1]

Talia ..................., Geovana Santos,

 Ravane Oliveira

Evolução da enfermagem e suas contribuições para os dias atuais

SALVADOR-BA

OUTUBRO 2019

[pic 2]

Talia Pinheiro Santos de Jesus, Geovana Santos Silva,

 Ravane Sacramento Oliveira Carvalho

Relatório de Visita Técnica Museu de Musean apresentada à disciplina FUNDAMENTOS DE SAÚDE,do curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica de Saúde San Rafael, como requisito parcial para a obtenção da nota da II Unidade. Turma: 2019.3

                 Docente: Enfermeira Dalva Pirapama.

Evolução da enfermagem e suas contribuições para os dias atuais

SALVADOR-BA

OUTUBRO 2019

ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE SAN RAFAEL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EM SAÚDE

PROFESSOR (A) : DALVA PIRAPAMA

DATA: 03/10/2019

TURMA: 2019.3

TURNO: MATUTINO

ALUNA:TALIA PINHEIRO,GEOVANA SANTOS,

RAVANECARVALHO

    Evolução Da Enfermagem E Suas Contribuições Para Os Dias Atuais

O museu nacionalde enfermagem Ana Nery(munean) localizado na capital bahiana é uma instituição priva ,sem fins  lucratibos  de acaráter  historico e cientifico, o museu tem o objetivo  de resgatar e  mostra como era os instrumentos daquela  epoca  antes dos cuidados de Florence Nightingale e Ana Neri que foram importante para a enfermagem  os negros e indígenas tambem tiveram uma grande relevância.

Florence Nightingale,nasceu na Florença ,Itália no dia 12 de maio de 1820.

Ana Justiana Ferreira Neri ,nasceu em Vila da cachoeira do paraguaçu,Bahia,em 13 de dezembro de 1814.

Ambas  tiveram e tem uma grande importância para a enfermagem, Florence  conhecida  como a “Dama da lâmpada” ,foi a fundadora da enfermagem  moderna ,sendo  a primeira  no  tratamento  de feridos em  batalha, questionava  o modo  como  era tratado os ferimentos , que os  médicos  não esterelializava os  instrumentos  cirúrgicos  nem assepsia das mãos ,que pôr  conta disso o índice de proliferação  de  bactérias era 40% ,depois dos conhecimentos   de Florence teve um declínio  para 2% o índice   o índice de infecções  hospitalar , afirma Florence que se o ambiente estiver  arejado e com claridade  eram capazes de  curar  vários  males  e que  as doenças poderiam ter origem espontânea  com a reclusão em locais  escuros e o contato com o lixo. Nos dias  atuais a Florence é fonte de inspiração e alvo de pesquisa  para estudioso do mundo inteiro.

A Ana Néri foi a pioneira da enfermagem no Brasil , prestou serviços voluntários nos hospitais militares durante  guerra do Paraguai.

Este trabalho tem como objetivo relatar a história do museu nacional de enfermagem Ana Nery (Munean), suas características importantes, além de colocar em pauta a participação de mulheres negras na criação e desenvolvimento da enfermagem ocultada pelo preconceito ao longo do tempo, colocado exposto no museu. Mostrando a relevante participação de enfermeiras negras na história e construção da profissão da enfermagem no Brasil. Com o intuito de contar e preservar a contribuição da mulher negra no desenvolvimento do cuidado com os pacientes , colocando em discussão a necessidade de políticas afirmativas ,para que estudantes mulheres negras se reconheçam e se espelhem em enfermeiras negras que marcaram a história da enfermagem pelos seus feitos até então ocultados pelo racismo e preconceito. Um centro de referência da memória da enfermagem, que reverência os ícones da profissão, sobre tudo, o Munean é um museu contemporâneo , em que o profissional de hoje em dia  pode se reconhecer.

O museu transporta para a sociedade uma nova concepção de instituição museológica, que assume o compromisso de promover diálogos, enxergando as diferenças, envolvendo-se com questões reais ao mundo da Enfermagem para preservar o patrimônio cultural desta profissão. No Munean ,histórias de personagens afrodescendentes pertencentes ao mundo da enfermagem são contados .As mães de leite ,as amas, e mulheres negras que participaram de guerras ou conflitos ,como Maria Soldado, enfermeira da Legião Negra, comissão que arrecadava bens para a comunidade negra paulista, são representadas no museu através da exposição .A memória das mulheres negras do Brasil, cuidadoras de crianças ,parteiras, nutrizes, chamadas de amas de leite e mães de criação, resistiram aos imperativos da escrita oficial da história da enfermagem que insiste em renegá-las ,não as citando como forma de referência da profissão. A exposição é importante para manter viva a condição histórica da negra na enfermagem, resgatando e reconhecendo a contribuição afro.

Acredito que a partir do momento em que percebemos  a contribuição de personalidades da mesma etnia na história de enfermagem, previamente omitidas pela escrita oficial da mesma passam a se reconhecer na profissão e criam interesse em fazer parte da sua evolução e  com a           visita feita ao museu pudemos contemplar uma realidade alarmante porém verdadeira. Quando           começou o preconceito na enfermagem , as escolas de enfermagem no Brasil que assumiam o             modelo nightingaleano não admitiam mulheres negras e tampouco homens, esses brancos ou             negros na formação profissional .

Um dos requisitos para ter acesso as escolas de enfermagem na época um dos requisitos era ser branca e Culta. Com base do relato do guia sobre a conduta da escola de enfermagem perante a mulher negra, toda vez em que moças negras se candidatavam para entrar na escola, havia sempre boas razões para que elas não fossem qualificadas, por isso nenhum problema havia surgido até então. A invisibilidade da mulher negra na enfermagem mostra que  a população negra teve uma longa e difícil trajetória nas várias áreas e na enfermagem não foi diferente .

A mulher negra por sua vez foi e ainda é duplamente discriminada, tanto como mulher, quanto por ser negra, por trazer consigo a marca da construção social do que é ser mulher e o mito da inferioridade da raça . A história da enfermagem no Brasil teve o período dos cuidados não institucionalizados que eram desenvolvidos por leigos e irmãs de caridades.Neste cenário,estavam as mulheres e em particular as negras que além de cuidar dos serviços domésticos ,cabiam a tarefa de serem amas de leite assistência aos doentes e velhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (294.2 Kb)   docx (212.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com