TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPERIÊNCIA REVOLUCIONARIA: DE TRIESTE, ITÁLIA A SANTOS, NO BRASIL

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 4

Questões:

A EXPERIÊNCIA REVOLUCIONARIA: DE TRIESTE, ITÁLIA A SANTOS, NO BRASIL

Em 1971, na Itália, iniciou-se a mais radical experiência de mudança no modelo assistencial psiquiátrico. Franco Basaglia propunha que a doença mental não deveria ser estudada isoladamente, entre parênteses, mas sim como um todo levando em consideração tudo que cerca o individuo como família, preferências, amizades, projetos e desejos. Com o inicio do novo modelo de assistência não se usava o termo paciente e sim usuário, que estava usufruindo de um recurso publico.

Para auxiliar nessa tarefa foi necessário desinstitucionalizar, reinseri-los na sociedade afim de aumentar os resultados positivos do novo modelo assistencial então foram criados uma serie de estratégias como: residências para os que não tinham mais família, projetos de vídeo, teatro, oficinas de arte, terapias ocupacionais,etc. Manicômios que antes mantinham os doentes cativos sendo forçados passar por eletroconvulsoterapias (ECT) e lobotomias, agora foram fechados dando lugar aos novos modelos assistências, culturais e políticos.

Ainda na Itália em 1978 foi aprovada a primeira lei no mundo que preserve o a extinção dos manicômios sendo substituídos pelo novo modelo e estratégia assistencial.

No Brasil a historia da psiquiatria também teve suas paginas sombrias muito parecidas com as da Itália e na década de 70 e 80 hospitais psiquiátricos se tornaram um negocio rentável devido ao financiamento pelo INPS onde se podia internar milhares de pacientes com pouquíssimos funcionários e péssimas condições sanitárias, Luiz Cerqueira afirmou em seu livro que o Brasil chegou a ter 100 mil leitos psiquiátricos.

Com a nova constituição de 1988 e construção do SUS os hospitais psiquiátricos deixaram de serem vistos como lucro devidos as fortes criticas que receberam. Deu inicio então a uma tentativa de reforma psiquiátrica reequipando os ambulatórios de saúde mental seguindo um modelo americano de 3 níveis (primário, secundário e terciário) onde se tentava evitar que o paciente fosse para o hospital psiquiátrico mas assistência tinha baixa cobertura.

Em 1989 com a constituição Brasileira promulgada foi possível dar um grande passo na historia. Em Santos iniciou a nova construção do sistema de saúde mental pelo decreto da intervenção do único hospital psiquiátrico da cidade, a Casa de Saúde Anchieta. Depois de varias denuncias de maus tratos e de mortes, uma grande equipe de enfermeiros, médicos, dentistas e profissionais da saúde adrentou o lugar para cuidar dos pacientes que se encontravam em péssimas condições e reviraram o lugar do avesso com alterando todas rotinas anteriores, muitas delas vetando completamente.

Os internos foram agrupados em enfermarias e quando estavam suficientemente integrados saíram dos hospitais onde foi criado o Naps (Núcleos de Atendimento Psicossociais) o qual o governo chama de Caps. A medida que os hospícios foram se desfazendo foram surgindo seus substitutos os Naps, pronto socorros psiquiátricos, o Núcleo de Trabalho, as Cooperativas, as residências para os pacientes, CVC e o Núcleo de Artes TAM TAM tornando a cidade de Santos a primeira do Brasil sem manicômios.

Com essa experiência foi possível perceber que os pacientes mentais não tem necessidade do uso de manicômios, é possível evitar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com