TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PORTO DE SANTOS PARA A DINÂMICA DE REDES E FLUXOS NO BRASIL

Por:   •  24/6/2019  •  Artigo  •  5.817 Palavras (24 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 24

A IMPORT NCIA DO PORTO DE SANTOS PARA A DIN MICA DE REDES E FLUXOS NO BRASIL

Edvaldo dos Santos Junior RA: 193203;

Felipe Lopes D’Attoma RA: 138327;

Isabelle Salazar Vieira Alves RA: 170138;

João Vitor Perin RA: 170784;

Luiz Fernando Vieira dos Santos RA: 173308.

Graduandos em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

RESUMO

O trabalho buscou realizar uma análise histórica da consolidação do Porto de Santos (SP). Para isso, foi necessário relacionar fatos históricos que contribuíram tanto de forma direta quanto indireta no processo de consolidação do porto, são eles: o movimento migratório sobretudo o europeu, a emergência da cafeicultura no planalto paulista e a construção de infraestruturas que favoreceram a acessibilidade ao porto. Discutiu-se também sobre os conceitos geográficos de acessibilidade e mobilidade, a partir das interações entre agentes do território nacional e do exterior com o Porto de Santos. Foi realizado levantamento e revisão bibliográfica acerca do histórico de formação do Porto, assim como o levantamento de dados secundários sobre os fluxos e logística. Dados evidenciam a importância deste porto para muitas unidades da federação brasileira, inclusive algumas afastadas da costa do país. Por fim, conclui-se que o porto carece de melhorias infraestruturais para ter acessibilidade.

Palavras-chave: Porto de Santos. Mobilidade. Acessibilidade.

Introdução

Os portos tiveram importância fundamental no processo de criação das cidades e de organização do espaço brasileiro. Durante a ascensão da cana-de-açúcar, os portos de Bahia e Pernambuco eram os mais movimentados do país. Em 1808, a abertura dos portos às nações amigas por Dom João VI favoreceu a inserção dos portos brasileiros nas trocas com outras nações, além de Portugal.

O ciclo da mineração foi importante para um deslocamento do eixo do comércio do Nordeste para o Sudeste. A expansão das lavouras de café em São Paulo e Minas Gerais aumentou a representatividade dos portos da região sudeste. Na época da transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, o porto do Rio de Janeiro se tornou o mais importante da América do Sul. No início do século XX houve modernização da base produtiva do estado de São Paulo, com investimentos em infraestruturas da produção e dos transportes, o que contribuiu para a primazia do Porto de Santos no Brasil (MALLAS, 2009).

O Porto de Santos, localizado no litoral paulista (Mapa 1), segundo Hilsdorf & Nogueira Neto (2015) é o maior porto da América Latina, por onde entram e saem diversas mercadorias que circulam pelo Brasil, através dos seus 55 terminais marítimos e retroportuários, além de 72 berços para atracação seja de passageiros ou veículos, contêineres, produtos químicos, derivados de petróleos, carga geral entre outros (CODESP, 2018).

Dessa forma, o trabalho realiza uma análise histórica da consolidação do Porto de Santos e discute sobre os conceitos geográficos de acessibilidade e mobilidade, a partir das interações entre agentes do território nacional e do exterior com o Porto de Santos. Para tal discussão foi realizado o levantamento e revisão bibliográfica do histórico e conceitos utilizados, a partir de bases teóricas como Scielo, Periódicos CAPES, Science Direct, Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, ProQuest e Google Acadêmico, além da busca por dados secundários sobre logística e fluxos de carga, mercadorias, embarque e desembarque, entre outros em sites, jornais e relatórios confiáveis disponibilizados na internet.

O estudo teve como objetivo evidenciar o fato de que o porto necessita de maiores investimentos em infraestruturas e melhorias, para maior acessibilidade e logística. Dados mostram a importância deste porto para outras unidades da federação, inclusive algumas mais distantes e detalha a importância de investimentos em outros modais de transporte para o fortalecimento da acessibilidade aos portos brasileiros.

Mapa 1. Localização do Porto de Santos - SP

Fonte: Elaborado pelos autores. Imagem Google Earth, 2018.

Breve Histórico do Porto de Santos

A ocupação da cidade de Santos foi um processo histórico sobre o qual o Porto exerceu influência importante. O núcleo populacional que viria ser a cidade de Santos foi fundado por Brás Cubas e outros membros da comitiva de Martim Afonso. Em 1541 um maremoto cobriu a Vila de São Vicente, fato que estimulou a fuga de pessoas para o povoado próximo ao porto. Assim, houve um impulso para o crescimento demográfico e econômico do local, que logo passou a ser chamado de Porto de Santos. Poucos anos após o maremoto o povoado recebeu o nome de Vila de Santos, em 1545. Uma infraestrutura mínima foi criada para a instalação das funções portuárias (JAKOB, 2003).

A formação do Porto de Santos iniciou-se em meados dos anos de 1531 através da atuação de Braz Cubas. Este, vindo de Portugal, percebeu que era importante trazer para o interior, em águas protegidas, o porto da baía de Santos, ficando mais protegido. Deste modo, Braz Cubas selecionou o lugar chamado de Enguaguaçu, próximo ao canal de Bertioga, constituindo-se ali um povoado que em 1546 foi elevado a Vila do Porto de Santos. Neste povoado, foi construído o hospital Casa da Misericórdia de Todos os Santos e uma capela, ou seja, passaram a ser desenvolvidas pequenas infraestruturas. Já em 1550 foi instalada a Alfândega (PORTO DE SANTOS, 2018).

A população de Santos permaneceu praticamente estável durante o século XVIII e uma expansão urbana mais importante foi verificada na época da Independência. O crescimento econômico da Província de São Paulo estimulou esse crescimento populacional da cidade de Santos. O número de habitantes aumentou de 1625 no ano de 1765 para 4781 em 1822 (JAKOB, 2003). Durante o século XIX começaram a surgir os problemas relacionados à falta de espaço para a expansão urbana. A urbanização precoce da cidade foi motivada pela baixa disponibilidade de terras para a agricultura e pela instalação do porto (CUNHA et al., 2006).

O crescimento populacional de Santos esteve relacionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com